App Store

O sucesso não pára: App Store continua sendo referência entre lojas de aplicativos para celular

App Store

A App Store mudou para sempre a indústria de jogos e continua a evoluir.

Apesar da frase acima ter sido divulgada em um comunicado de imprensa da Apple, não foi dita por nenhum dependente dela e sim por Travis Boatman, vice-presidente mundial de uma das maiores produtoras de jogos do mundo, a EA Mobile.

Grandes empresas de jogos para celulares como a Electronic Arts e a Gameloft, estão há anos neste mercado, mas todas são unânimes ao afirmar que a App Store revolucionou e continua sendo a melhor plataforma para lançamentos de dispositivos móveis.

A francesa Gameloft, que foi uma das primeiras a investir na plataforma, cresceu este ano nada mais, nada menos que 18%, muito disso graças à App Store. Além do sucesso da loja, um grande incentivo para desenvolver cada vez mais títulos para o iPhone OS é a paixão e a maior gama de possibilidades que o sistema proporciona, segundo nos revelaram os próprios desenvolvedores.

Além das veteranas, outras empresas surgiram com força com o lançamento do iPhone OS. É o caso da Smule, criadora de sucessos como o aplicativo Ocarina. “Com 10.000 downloads por dia, o retorno dos consumidores por todo o mundo ao nosso aplicativo I Am T-Pain superou nossas expectativas mais otimistas”, diz Jeff Smith, CEO da Smule. “A App Store nos trouxe a oportunidade única de criar um negócio bem sucedido e crescer, estamos ansiosos por um futuro emocionante”. Dez mil downloads por dia. Número impressionante, principalmente se levarmos em consideração que essa é a quantidade total de todo o catálogo daquele que é considerado o maior concorrente da App Store, o Android Marketplace.

O sucesso tem uma fórmula: é o conceito de micro-compras. Ao invés de cobrar 20$, 50$ por um jogo (como em outras plataformas), a loja da Apple oferece aplicativos a um preço realmente muito baixo, o que cria no consumidor um hábito pela compra. Tudo isso em um aparelho que você carrega sempre com você, por ser um celular.

Nesta semana, a Apple divulgou que oficialmente já são mais de 100.000 títulos a disposição dos usuários. Claro que muuuita coisa realmente não merecia estar ali, mas isso é culpa do sistema democrático da loja, onde qualquer usuário pode se propor a fazer e lançar um aplicativo próprio.

Muitos que reclamam do iPhone se perguntam como ele pode fazer tanto sucesso com um hardware ‘limitado’ (sic), mas é porque não enxergam que toda a estratégia não se limita somente ao equipamento físico (que já é fantástico). É o trinômio aparelho + sistema + software que faz do iPhone o sucesso que ele é hoje.

E nesse quesito, por enquanto ele é imbatível. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Pois é, como um hardware tão limitado é objeto de milhões de pessoas no mundo, né? Haja dor de cotovelo.

  • Rcantonialli

    Com certeza a Apple mostrou que vender mais barato e vender mais é sim uma estratégia excelente!

    O Governo brasileiro por exemplo deveria aprender com ela nesse quesito, e não cobrar tantos impostos (muitos absurdos)… quero dizer.. se as coisas fossem mais baratas, os brasileiros passariam a comprar mais… e isso pode gerar lucro… que digam os desenvolvedores…

    Quanto a parte do sucesso do iPhone, até o jailbrake pode entrar na lista… afinal de contas, quando se trata do assunto, o sucesso é garantido… a possibilidade do jailbrake também contribui enormemente para que o iPhone seja tão aclamado! Vai dizer que o gostinho de quebrar as regras não é o boa parte da motivação?! =P

    Como um consumidor da App Store, fico sempre feliz em ler notícias como estas! \o/

    Boa matéria iLex!

  • Cae

    E pensar que isso começou e foi copia do nosso querido INSTALLER com Jailbreak! Agradeça Apple! Isso é bom para que saibamos que pessoas comuns tem ideias incríveis.

  • Joao

    Exatamente, fico meio puto as vezes quando a Apple tenta passar a ideia que a ideia por tras do apps, foi deles! Porque não foi, foi de toda uma comunidade que buscou criar novas soluções e aplicativos para o Iphone, muito antes da apple pensar em fazer isso da maneira que esta aí hoje!!!
    Mas de qualquer maneira, tenho que dizer que a App Store é fodassa!!!!

  • Marco Aurelio

    iLex, gostaria de te perguntar como está a reação do pessoal do dev-team quanto a geohot ??????????
    Eles ainda estão brigados ??????

  • Edivaldo

    Só complmentando, essa ideia de loja online (repositorios, Gerenciador de pacotes, base de dados de programas) surgiu inicialmente nas comunidades de software livres (vide apt-get, yun e outros).
    Em resumo, a AppStore e tudo mais, sāo uma evoluçāo (comercial) de ideias que já estāo por aí a bastante tempo.

  • Vaccarin

    A estratégia da Apple é excelente, mandaram bem !!!
    Estão de parabéns !!!

  • Marcelo

    Muito boa a materia.

  • Homero

    “… Oferece aplicativos a um preço realmente muito baixo, o que cria no consumidor um hábito pela compra.”
    Sou totalmente viciado na App Store.

    Fiquei impressionado com a Ocaria, barbaridade.

    • LeonardoD.

      gastei $ atoa com o Ocarina, é um app muito bem feito.
      mas não sei tocar aquilo, alias nunca nem visitei o site pra pesquisar as partituras. acho que vou fazer isso hoje.

  • LeonardoD.

    matéria boa mesmo…
    eu queria tanto me tornar um desenvolvedor tambem pra poder vender meus apps.

    como tenho que ter o MAC OS, por enquanto estou por fora :/

  • João

    Realmente a App Store é viciante!
    Mesmo que não compremos um app por dia,
    garanto que muitos a visitam sempre que tem a oportunidade, para baixar ao menos 1 free.
    App americana todo dia!
    Itunes então nem se fala, incrivel!
    Falta só lançarem a brasileira.
    O incrível mesmo são os preços. Os preços cobrados pelos albums comparados com a renda mensal dos americanos são muito promissores para vendas. Espero que quando surgir a itunes brasileira vendam albums nacionais com preços acessíveis.

  • Rafael Todesche

    O dia em que acabar a App Store, vendo meu iPhone!

  • ricman1103

    uma das coisas que todo mundo esquece de levar em conta na hora de comprar um celular concorrente eh exatamente isso: 100 mil aplicativos.
    tenho atualmente 9 paginas no meu iphone, com direito a mais alguns aplicativos no itunes do meu macbook e tenho certeza que tah faltando muita coisa. devia ser colocado na ficha tecnica, afinal, quando alguem comeca a perguntar oq o nosso celular faz, nao tem como responder oq as 100 mil apps fazem, msm q muitas delas sejam repetidas e algumas outras inuteis. toda vez que eu leio uma reportagem dessa me lembro da apresentacao do iphone os 3.0, quando compararam a app store com as outras. na epoca, ou seja, uns 6 meses atras, o concorrente mais proximo nao chegava a um terco dos aplicativos da app store.