Notícias

Fotógrafo brasileiro realiza exposição com fotos tiradas em um iPhone Classic

Lucas Lenci

Esta é para quem reclama da quantidade de megapixels da câmera do iPhone. 🙂

O artista e fotógrafo Lucas Lenci irá realizar na semana que vem, em São Paulo, uma exposição que contará com 52 fotografias tiradas unicamente com um iPhone Classic.

Com o título “aifonepics: polaroids da minha geração“, a mostra conta com uma seleção de fotos do artista, que durante meses fez experimentos com o telefone.

Como fotógrafo eu sinto a necessidade de registar momentos, formas e cores que de alguma maneira me inspiram e, ao invés de ter sempre um caderno comigo para tomar nota destas inspirações, optei em usar meu telefone como um diário digital.

É interessante como Lucas compara a fotografia de celulares como “a nova polaroid”, populares nos anos 70 e 80 e cujas experiências eram instantâneas.

aifonepics

Todas as fotos são impressas em papel Ilford galerie smooth glossy e não sofreram nenhuma manipulação externa em computador. Tudo foi tratado diretamente no iPhone, com aplicativos específicos, mostrando a enorme potencialidade do iPhone OS.

aifonepics

A exposição acontece de 11 a 27 de novembro de 2009, na Galeria dconcept, (Jardins, São Paulo). Mais informações no site oficial.

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • schenardie

    Bouaaaaaaa

    muito legal

  • ele podia falar os apps usados né…

  • Murilo

    Isso é uma ótima resposta pra quem fala mal da câmera fotográfica do iPhone … valeu Lucas

  • edivaldo

    Na realidade, as polaroides não eram populares, popular mesmo era o sonho de ter uma…

    • Vinicius Secchim

      bem observado

  • Abel

    É, muitas vezes o maior problema das fotos está no hardware *atrás* da câmera… 😉

    Meu caso, na maioria das vezes… 😛

    • edivaldo

      Verdade. Afinal, a camera é apenas a ferramenta, o verdadeiro artista é quem prepara, enquadra e faz a foto.

  • ifire

    off topic, enquanto a Apple dorme, titio jobs parece não ter aprentido a lição, a noticia já é velha pelo que parece, Texas instruments já tem um mobile com ARM cortex 9 dual core de 1 G pra cada core, com baixo cosumo de energia, suporta imagem de 20 megapixel e 1080p hd de video, vem também com VR SGX 540 que é 2x mais rápido que o 530 que esta no 3GS, enquanto a Apple exibe o 3GS com 600sentinho MHz ARM 8, mais o pior suporta Windows mobile, linux, symbia, limo e Android que parece que já se tornou o windows entre os mobile. Titio Jobs acorda, o Iphone tecnicamente já está ultrapassado, vc pode ter o melhor mais não tem a maioria ainda, já deveria ter liberado a licença do OS do iphone para a concorrencia, não aprendeu com o Gates.

    • Cara, Steve Jobs é considerado o CEO da década e você dizendo pra ele acordar?

      O dia que esse tal aparelho da Texas começar a fazer um quinto do sucesso do iPhone, aí a gente conversa. 😉

      • ifire

        Lembra do Machitosh e MAC OS saiu na frente !

      • ifire

        Se voce ler novamente verá que não estou falando de sucesso de venda, mais sim do aparelho da Texas tecnicamente falando ele é superior, no que me refiro à Jobs acordar é em relação ao avanço do OS Android que esta presente até mesmo em projetos caseiros de mobile computing, o Jobs admiro-o muito, sou fã de carteirinha da Apple, ele pode até ser considerado o melhor CEO que já existiu mais tomou uma rasteira do Gates e o que o mundo vê é que o Gates é mais rico não precisa ser o melhor.

      • Abel

        @ifire: Eu podia jurar que a OMAP 4 era uma *plataforma* da Texas Instruments — uma plataforma que inclui processadores, software e tecnologias de gerenciamento de energia. Mas daí a extrapolar e dizer que eles têm um aparelho é meio brabo, né não?

        Ah, sim, a referência, claro: http://focus.ti.com/general/docs/wtbu/wtbuproductcontent.tsp?templateId=6123&navigationId=12842&contentId=53247

        Agora, que ia ser legal um iPhone com isso aí dentro, ah, isso ia. 😀

        Quanto ao resto: o iPhone OS não está perdendo mercado ainda — so far so good; a Apple está com seus US$34bi em caixa sem nenhuma dívida, enquanto as receitas da Microsoft (cujo caixa está mais vazio) não parecem estar subindo na mesma velocidade a cada trimestre fiscal; quanto a comparar a riqueza dos dois… na boa, e daí?

    • Nersoooo

      Falo ai i expert.. pq nao se canditada a CEO da apple.. ja que é tao expert assim, nao sou de defender as coisas, mas odeio ver pessoas que nada sabem fazer, ficar falando abobrinha ae!

    • Abel

      Off-topic com off-topic se paga, ainda que me irrite a paga. 😛

      A Apple dorme? Ou será que está neste momento preparando o modelo de junho do ano que vem, como o Schiller deu a entender na keynote dele? Tecnicamente ultrapassado ou não, o iPhone está ganhando mercado sem parar; por que a Apple se afobaria pra lançar um sucessor tão depressa se os dois modelos atuais ainda dão (muito) dinheiro?

      Liberar a licença para a concorrência? Ha! Not gonna happen, my friend. E grande coisa a Microsoft tê-lo feito: o sistema dela pode até ter presença numérica, mas é cheio de inconsistências na experiência de usuário que ainda são acentuadas por cada fabricante que implementa a interface que quer, do jeito que quer. A versão 6.5 deu uma melhorada na bagunça, mas só vejo gente dizendo que é no 7 que vai ficar bom…

      Quanto ao Android, sim, está crescendo, a versão 2.0 está muito amadurecida, o Motorola Droid parece ser um aparelho excelente e tudo mais, mas… e o iPhone do ano que vem? E a AppStore? E o hype? E o Campo de Distorção da Realidade™? E o grau de satisfação dos usuários com o iPhone?

      A Apple pode estar fazendo muita coisa, mas dormindo é que não está.

      • ifire

        Gosto muito do iphone, mais não distorço a realidade se é pra ver o agora, a Nokia vende 3 milhoes de celulares por dia, repito por dia, pesquise e comprove como eu fiz, é historico a venda do iphone, mais ainda não tem a maioria , seus 50 milhões de aparelhos entre iphone mais ipod, a nokia vende 30 milhoes por mes, o iphone é o melhor agora pelo sistema por que pelo hardware não é mais (agora) endente isso.

        • Gozado, você falou do Bill Gates, que fez fortuna não por ter o melhor produto, mas por ter sido inteligente o bastante para ser oportunista em vários pontos.
          Agora fala agora de ser ou não melhor.

          Argumento fail, hein? 😛

      • RafaelVaccarin

        Concordo que a Nokia vende 3 milhões por dia, mas veja bem se fazer um plano eles te dão de graça !!! ou o menor preço de um aparelho é 98,90.

    • Juliano

      Queridão sabe nada… o problema de todos os telefones (e o sucesso do iPhone) está numa coisinha chamada “sistema operacional”… atendendo o usuário, não importa se é ARM 8, 9, 15 ou 20 tetra-core…

      • ifire

        Queridão vc descobriou o OS da Apple agora já faz 15 anos que trabalho com mac, acho que quem não sabe nada é vc usuario de windows. e se não importasse o processador porque a apple mudou para o Intel.

  • ifire

    ah esqueci de mencionar o nome do bicho OMAP 4 que feio !

  • ifire

    O Android não chega aos pés do iPhone OS, e tá pra nascer um celular arrasa quarteirão igual o iphone.

    A propósito belíssimas fotografias tiradas num classic sem foco e sem nada.

    ^_^

  • Alex iPilot

    O que a Texas faz é “apenas” o processador que equipa os aparelhos. A geração atual é o OMAP3, 12Mpx e 720p. A próxima geração será o tal OMAP4 citado.

    Penso que o “acorda Jobs” é nesse sentido: tem coisa (hardware) melhor à disposição da concorrência… E por que não colocá-lo no iPhone? Mas volta a velha e batida discussão a respeito do “modo Apple” de se relacionar com os clientes: se já AMAM assim, deixa ficar, melhorar para quê?

  • Jonatas

    Eu tinha um projeto parecido mas era com um Sony Ericsson! Excelente a qualidade, agora quando alguém reclamar é simples, basta dizer que a BIOS da camêra do iPhone é que é ruim. BIOS = Bicho Ignorante Operando o Sistema.

  • Bruno Nunes

    A câmera do iPhone é sim ruim.
    Mas fotografia não depende só da câmera.

  • João Paulo

    Uma vantagem dos poucos megapixels do iphone é que ele bão comprime tanto as imagens… Tanto é que meu 3GS tira fotos melhores do que o meu antigo N95. Se bem que o cara podia tirar umas fotos à noite com o iphone…

  • Diego

    Fala pra tú.
    Estava com um Motorola Zine ZN5. Câmera de 5MPx com Flash Xenôn e tudo mais.
    Melhor câmera que já ví em um telefone.
    Comprei o iPhone tem 2 dias e confesso que estava desanimado em regredir de uma Câmera de 5.0mpx pra 2.0mpx.
    Mas estou me surpreendendo com a câmera da APPLE.
    Não sou muito de tirar fotos então, a câmera do filho da maçã envenenada me agradou muito.

    Pra mim, não quero saber de outro telefone.

    Ano que vem pretendo comprar um 3GS e futuramente, as versões que virão.

  • IBrain

    Heheheheheheh

    É impressionante como parece Religião, tenho amigos que programam em JAVA e isso é a religião deles, não se pode pensar em falar que outra linguagem é melhor por esse ou aquele motivo.

    Com MAC (ou Unix de forma geral) e Iphone ocorre o mesmo!

    Engraçado isso não???

    • Mais engraçado é alguém vir em um blog de iPhone e querer questionar o aparelho. Isso sim é hilário, na minha opinião. 😉

      • IBrain

        Heheheheheh

        Concordo!

        Bom, como sou novo nessa “Religião”, queria aproveitar pra agradecer o espaço, e o trabalho de vocês, porque imagino o trabalho que deve dar manter o Blog.

        Espero poder contribuir nas discussões também, inclusive no Fórum.

        Parabéns!

    • Abel

      Pra mim, o problema não é criticar o que gosto nem defender o que não gosto tanto — o problema é não ser objetivo nas críticas, ou tomar fatos pouco relevantes e informações incorretas ou imprecisas como se fossem argumentos definitivos.

      Ontem houve um “pega pra capar” aqui no trabalho sobre qual SO é o melhor; ridículo. O melhor SO *pra você* é o que atende a *sua* necessidade e no qual *você* se sente confortável para trabalhar. Pronto. Por mim, posso usar tanto Ubuntu quanto Windows 7 quanto Snow Leopard, porque gosto dos três — desses três em específico — cada um por suas razões.

      Mas concordo com você, muita gente exagera e isso me irrita mais ainda.

  • Alex iPilot

    Para mim o iPhone é hoje o melhor smartphone, pelo que eu percebo usando MUITO o 3G e pelo que eu leio de comentários sobre outros aparelhos. Isso é ponto sem questionamento, para mim, embora eu tenha lido alguma coisa e visto alguns vídeos do Samsung Jet que me deixaram impressionado. Copiaram TUDO da interface do iPhone e conseguiram melhorar ainda mais: teclado na tela, multitouch, navegação web, player, telas em “3D” , etc… Há vários vídeos no YouTube.

    Quanto ao nosso iPhone, eu acho interessantes duas contradições: a 1ª é que eu vejo um mooooonte de gente que “endeusa” a Apple (e o Steve Jobs, por tabela), defendendo-a, dizendo que é fantástica, inteligente, inovadora, pepepe, papapa, … MAS é a mesma gente que comemora com muito entusiasmo quando vence uma batalha contra ela e contra aquilo que ela preceitua, me refiro ao caso do JB: “Viva! Conseguimos! Muito bem!”… Ué? Isso não soa uma contradição? Eu comemoro quando derroto um inimigo que para mim simboliza a perfeição?!?!

    Outra contradição, para mim, acontece quando a Apple age CONTRA o sucesso de vendas do iPhone tentando proibir o JB, ora, se o JB não for mais possível me parece muito claro que as vendas cairão e apesar disso a Apple tenta a todo custo proibi-lo. Por isso e pelas limitações que ela impõe é que repito que a Apple parece ser a maior adversária do iPhone. Isso não é contraditório?

    On topic, gostaria de saber quais os apps utilizados pelo artista. Verei se descubro isso. Alguém sabe? Belíssimas fotos!

    • Eu não acho contradição.
      Seria idiotice adorá-la cegamente e ignorar seus defeitos.

      Ela não é perfeita, mas Steve Jobs é sim o CEO da década, basta ler um pouco da história dele para concordar com isso. E os produtos da Apple são sim inovadores e inteligentes, quem nega isso talvez nunca tenha tido um.

      O iPhone revolucionou por ser diferente. Mas admitir isso não quer dizer que não possamos reconhecer suas limitações. Por isso que dá sim para gostar e criticar ao mesmo tempo, até porque quem é usuário mais antigo sabe que o iPhone melhorou muito nesses anos, não porque trouxe coisas novas desde o seu lançamento, mas porque vários limites caíram.

  • Alex iPilot

    Entendo seu ponto de vista, iLex. A questão é separar os produtos (como o iPhone, excepcional) da empresa (a Apple com suas estratégias). Eu ainda não fiz o JB mas confesso que teria uma enorme dificuldade em elogiar a Apple se precisasse fazê-lo. Para mim seria contradição.

    Eu mandei um email para o artista elogiando o trabalho e perguntando pelos apps utilizados.

  • Alex iPilot

    O Lucas já respondeu, são vários apps. Vou pesquisar e experimentá-los. Obrigado!

    • Abel

      Diz aí quais são, por favor! 🙂

      (é que não quero que ele fique recebendo 3.000.000.001 emails perguntando algo que ele já respondeu… 😛 )

  • Fabi

    Que bacana! Estava esperando por uma notícia como essa.
    Se eu estivesse em SP com certeza ira nesta exposição.
    Gosto muito das fotos tiradas com o Iphone, as que não ficam tão boas (normalmente pela baixa luminosidade) podem facilmente ser retocadas com os aplicativos próprios para isso.
    Quando o cara é bom consegue fazer miséria com qualquer câmera, imagina com a do iPhone então, hehehe

  • Alex iPilot

    Aliás, falando em app, eu recomendo o BikeMateGPS, um verdadeiro computador para bicicleta! Testei a versão free BikeMateLite e depois paguei $2,99 pela versão GPS completa. Tem tudo igual a um computador de bicicleta mais opções de salvar rotas, visualizar mapas, excelente interface gráfica, etc. O funcionamento por GPS é bastante preciso acima de 6Km/h, comparando com marcações da ciclovia ele dá um erro de 5 metros em 2Km! Experimentei vários apps e gostei desse. Substituiu muito bem o meu antigo velocímetro digital que desenhava um gráfico de barras mas queimou e nunca mais achei igual para comprar. Fiquei tão chateado que tinha perdido até a vontade de pedalar por conta disso. Instalei o iPhone num suporte próprio para bicicletas, R$20 no camelô, e permite vários ajustes, fixando-o com segurança.

    Falando em segurança e antes que pensem que sou um louco extravagante, lembro que meu 3G tem seguro e com a indenização eu até poderia trocá-lo por um 3GS… Aliás (novamente), o que eu recebo de propostas desonestas por causa disso, hehehe… Ah, se eu fosse desonesto! 😛

  • doctor

    Voltando ao assunto, essas fotos provam que para ser um bom fotógrafo, tem que ter tino.

  • Rodrigo

    O que as pessoas tem que entender é que a câmera de um celular, seja iPhone ou qualquer outro, NUNCA vai se comparar com uma câmera fotográfica.

    Eu tenho uma Sony DSC-H50 (semi-profissional) e tiro muitas fotos. Não me considero um fotógrafo amador. Considero a fotografia um hobby. Gosto muito. Já tirei várias fotos com vários celulares diferentes, inclusive celulares Sony, e nenhum deles chega nem aos pés da minha câmera.

    A câmera do iPhone é boa? Sim! Desde que haja LUZ o suficiente. Ah, mas outros celulares tem flash.. E dai???
    A câmera fotográfica não é apenas FLASH. Tem a ver com o sensor, foco, luminosidade, LENTE e muitas outras coisas.

    Não adianta comprar nada aquelas câmeras da Polishop com 20mp se a lente é uma merda! E não adianta comprar um celular com lentes Carl-Zeiss se tem 0.5MP e um sensor de merda.

    Quem realmente quer tirar fotos vai comprar uma câmera fotográfica.

    Câmera do celular para mim sempre foi e sempre será uma câmera para diversão. Ah, rolou aquela cena legal e tu não tem câmera? Usa o celular.

    A câmera do iPhone é boa sim. Nào é a melhor, mas é boa. Eu, particularmente, NUNCA deixaria de comprar qualquer celular por causa da qualidade ou até presença de câmera digital.

  • Ale

    Olá! Adorei saber dessa exposição de fotos.
    É uma coisa que faço com meu iPhone Touch.*
    Para quem quer saber quais programas ele usa,
    basta seguir os links que estão no post.
    Por aí cheguei no blog.
    Segue link do post sobre o que é Iphone Pic e
    alguns programas usados.

    http://lucaslenci.com/blog/?p=70