Notícias

Comparação de fotos feitas com um Motorola Droid e um iPhone 3GS

Muitos dizem que, obviamente, um celular com uma câmera fotográfica de mais megapixels é sempre melhor. Será?

Pois fizeram uma bela comparação entre as fotos tiradas com o iPhone 3GS (3 Mpx) e aquelas feitas pelo novo Droid (5 Mpx), da Motorola. Tire a conclusão você mesmo:

foto tirada com um iPhone 3GS:
Foto com iPhone

foto tirada com um Droid:
Foto com Droid

Pequenas diferenças de tonalidade de cor e nitidez.

foto tirada com um iPhone 3GS:
Foto com iPhone

foto tirada com um Droid:
Foto com Droid

Nestas de cima, o autofocus do 3GS com certeza faz a diferença para a realização de fotos mais nítidas.

foto tirada com um iPhone 3GS:
Foto com iPhone

foto tirada com um Droid:
Foto com Droid

Ponto para o Droid, por causa do flash embutido, que faz fotos no escuro.

foto tirada com um iPhone 3GS:
Foto com iPhone

foto tirada com um Droid:
Foto com Droid

Nem sempre ter flash é sinônimo de qualidade. No caso acima, o foco foi feito no iPhone através do toque, o que permitiu fotometrar com uma área mais iluminada. No Droid, ele ativou o flash e a qualidade ficou comprometida.

Veja estas e outras fotos direto no Flickr do autor.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mitcha

    O Droid ganha por causa do Flash.

    • Stefano Angelo

      E dos Pixels.

      Mas como todos nós sabemos, fotos com resultados melhores é com as cameras.

  • iTheus

    Ah, acho que ambas câmeras apresentam características distintas e, se juntas resultariam em uma ótima máquina fotográfica. 😛

    • DVC

      Eu já acho que câmera de celular vai ser sempre meia boca. Pode ter 5, 10, 100 megapixel… flash de xenon… vai ser sempre um lixo, simplesmente pq sempre vai faltar uma lente de qualidade de verdade. E pra ter lentes de qualidade, precisa de espaço. Não é a tôa que câmeras realmente boas sempre são maiores que as outras.

      • Diego

        Na verdade, na verdade, não é A LENTE que faz a foto ficar boa, mas sim o SENSOR. Cameras fotograficas tem sensor melhor e maior do que as cameras de celulares. Lente por lente o meu N95 tem uma lente Carl Zeiss. Apesar de ser um celular e eu saber das limitações que isso implica nas fotografias, faz tempo que só tiro fotos com ele, principalmente em dias como esses que estão fazendo, ensolarados e cheios de luz, as fotos ficam uma maravilha.

  • Edu

    É, esta na hora da Apple adicionar um flash led duplo na próxima geração do iPhone.

  • Thiago

    O flash faz falta :/

  • Carlos Adller

    As duas últimas fotos não estão invertidas não ? Para mim, a última está melhor.

    • Guilherme Fernandes

      Realmente, parece que a última é que foi tirada por um iPhone e a penúltima com o DRIOD (e o flash).

      • Guilherme Fernandes

        DROID*

    • Waldomiro

      Creio que esta certo mesmo. Como usa flash, a imagem 2 esta toda iluminada, vê-se reflexos do flash no papel (ou plástico). A foto do iPhone foi focada manualmente no hamburger, então ele ajustou a fotometria na parte escura, expondo a imagem por mais tempo e “estourando” o papel de embrulho (Chama-se superexposição).
      Eu acho…:D

    • Essa foto é sim do iPhone 3GS, o que ele fez foi usar uma técnica de utilizar a própria luz ambiente (q era pouca) do restaurante usando o foco (exposição da lente). Ele quer mostrar que com isso vc consegue corrigir a falta de flash em ambientes escuros e percebe que na outra mesmo com o flash ativado a foto ficou comprometida.

    • Gabriel Quadros

      tbm acho que estão invertidas!

    • Vitor

      Para mim, a última está melhor. [2]

      BTW, me deu uma fome de ver essa última foto. rs

  • Fernando

    O auto-foco do iphone é muito melhor que o flash. Na maioria dos celulares, o flash de led é ridículo..

  • Bruno

    Realmente comparando a qualidade as imagens colocadas, existem pontos positivo e negativo para ambos.

    Mas quem garante que foi tirado realmente de um iphone 3gs e de um Droid?

    • borges

      Uma coisa chamada “Exif”. Que são metadados gravados no arquivo de imagem gerado pela câmera. Informações como o modelo da câmera, data que a foto foi tirada, geolocalização, abertura da lente, se foi utilizado algum software de edição, etc.
      Para comparar, o Exif é similar ao ID3 tag, usado nos arquivos mp3 para informar o nome do artista, música e outras coisas.
      No Flickr você pode ver o Exif das fotos (quanto habilitado pelo autor) clicando em “More properties”, logo abaixo de “Taken with (modelo da camera)”, na coluna à direita.

  • Jones

    E’ como nos tempos do “Gigahertz” mitos gigahertz não e’ sinônimo de velocidade, assim um Mac de 1Ghz deitava e rolava em cima do pentium 2Ghz…

  • Andrei

    Flash realmente faz muita falta. Tentei tirar fotos em um ambiente razoavelmente iluminado, a noite, e não sairam nada boas. De dia e à luz do sol é uma maravilha, mas à noite e em locais escuros…

  • LeonardoD.

    a primeira foto ficou massa demais, da camera do iphone.

    mas realmente, o flash faz falta.

  • GRM177

    Não dá para afirmar conclusivamente sem analisar as fotos em proporção 1:1 (100%). Em algumas parece que o iPhone se saiu melhor, a questão do flash é importante, o af também. Complexo que para fazer reserva de mercado a Apple solta lentamente coisas que já estão há tempos (um led de xenon ao lado da lente, por exemplo, possivelmente virá no próximo modelo).

    Gostei bastante da câmera do 3G S, mais que de um antigo SE K750 que tinha uma das melhores câmeras para a época (ambas de 3.2 mp).

    Infelizmente, saindo um pouco do assunto, já tive que trocar meu 3G S, o controle de qualidade da Apple, ao menos para o que é vendido aqui, não é grande coisa.

  • Thiago

    Por essas e outras fotos, o iPhone facilita a vida de quem nao tem habilidade e só quer tirar fotos. O droid ganha nos detalhes e no flash….. So mais o iPhone 🙂

  • O Droid só ganhou no Flash, o resto é ponto para o iPhone!

  • Bruno Jr.

    Comparação duvidosa. Na primeira foto por sinal, a diferença de tonalidade do iPhone pro Droid, a do iPhone parece não natural, com o contraste aumentado… Artificial.

    • Rafael Nogueira

      Exatamente! A do iPhone fica artificial porque exagera nos tons quentes. Esse é realmente um bom truque para dirfarçar imperfeições… mas peca em deixar o ambiente muito artificial.

  • Leo

    Eu acho as fotos do iPhone 3G/3GS em ambientes abertos imbatíveis….
    Em lugares fechados com uma iluminação meia boca, deixa a desejar, ai sim o Droid teria uma vantagem. No entando, se queremos uma qualidade de foto absurda nós devemos comprar uma camera de verdade e não um celular =)

    • Byron

      Putz, é mesmo! Também vou aproveitar e comprar um GPS separado, já que eu quero um GPS de verdade! Ah, e comprar um videogame portátil separado tb, porque às vezes é complicado jogar no iPhone!

      Bom, dava pra falar mais, mas já tá suficiente, né?

      • Frederico

        @Byron

        Tanto a camera quanto o GPS do iPhone não são “top de linha”.

        Isso já ficou provado aqui.

        Evidente que por se tratar de uma telefone e ao mesmo tempo ser quase um “canivete suiço” não dá pra ser 100% em tudo né?

        Alias, como podemos notar, nem a camera do DROID é uma “brastemp”, só tem 5mp, em flash e nada mais. Portanto, dá na mesma, para quem gosta de tirar fotos perfeitas em qualquer ambiente e situação.

        Já como plataforma de entretenimento, o iPhone dá de 1000 a zero nos concorrentes diretos.

        Mas jogar FIFA 10 no iPhone é uma coisa, já jogar no PS3 ou XBox é outra. Mas estamos falando de plataformas diferentes.

        Minha opinião é simples: a camera do iPhone é boa e pronto. Tira fotos excelentes em ambientes com iluminação e ponto final.

        Não tem porque complicar.

  • Johnny Mallenge

    Depois de ter um Nokia N73 antes de meu 3G eu era bastante chato com esse papo de câmera, ter flash ou não… filmar… essas coisas.

    Depois que comprei uma LUMIX, nem ligo tanto pra isso!

    OK. Ter um celular com câmera boa e filmadora pode ser um diferencial, ser bacana, sei lá. Mas sinceramente, se quero tirar uma foto boa de verdade, uso uma câmera de verdade. E câmera de celular não é pra isso.

    • Gustavo

      Concordo com vc, tenho uma canon e as fotos são imbatíveis.

      • Byron

        Aproveita e leva a câmera no bolso!

        Já começaram a desviar muito o foco do negócio! Se for assim, celular nem precisa de câmera, porque dá pra viver sem foto nos contatos. Claro que quando você SABE que vai tirar fotos, um aparelho dedicado a fotos é BEM melhor. Mas e quando você não sabe? Vai ficar carregando a câmera o tempo todo? Tem que começar a pensar neste fundamento para o porquê das câmeras de certa qualidade em celulares… Para ter uma foto apresentável (e que possa ser revelada… o N82 é show =D) para os momentos inesperados!

        Abraço!

  • Leo

    Eu acho que um flash no iPhone poderia estragar o design… nao sinto falta de flash =)

    • Emerson

      Concordo com você. E quanto à questão de qualidade, o celular é p’ra fotos em que somos surpreendidos por uma situação em que não estamos com uma máquina fotográfica na mão. Quanto ao flash, também tem suas limitações, tem alguns (estou dizendo em máquinas fotográficas, como por exemplo minha Canon Sx130Is) que é uma excelente máquina, mas seu flash alcança somente 3,00 m. de distância.
      Então, mesmo um celular com flash não irá atender 100% das situações. Tanto o Droid quanto o iphone tem boas câmeras pelo tamanho que ocupam, porém, com características diferentes. Quanto à qualidade das fotos, podemos melhorá-las com técnicas fotográficas. Uma foto tirada por uma amador é diferente por uma tirada por um fotógrafo, seja em celular ou em máquina fotográfica. E a qualidade da lente influencia muito a qualidade da imagem (é diretamente proporcional), assim como a qualidade e tamanho do sensor.

  • Kevin

    Belo Hambúrguer na ultima foto hein??
    huahuauhah
    Brincadeiras a parte… embora tenha críticas eu acho a câmera do Iphone boa comparada a outras.

  • Paulo Coelho

    Na primeira foto teve estouro de branco no céu na foto do iPhone, provavelmente ocasionado por intervenções do software para melhorar contraste. Iria de Moto.
    Na segunda foto, se confirmarem que o Moto não tem AF, ponto pro 3gS. Mas isso aí parece foco errado. E não dá pra comparar foco errado com foco certo, ok?
    Na terceira foto, flash faz diferença.
    Na quarta foto, não dá pra desligar o flash do Moto? Porque aí tão forçando demais a barra, né?
    Adoro o 3GS, mas não concordo com resultados mascarados.

    • Nao tem como comparar foto errado de foco certo.
      Mas o Droid nao tem autofoco, então perde feio nesse quesito. 😉

      • Bruno Júnior

        Mas aposto um sundae de banana que tem press-to-focus que nem as cameras da SE.

  • Rafael Nogueira

    Tirando a foto de perto (por causa do AutoFocus) no resto o Droid é BEM melhor. Reparem na primeira foto, de longe o 3GS peca nos detalhes colocando todos os detalhes que ainda deveriam aparecer em escuro, faltando definição… A última foto o Droid pegou todos os detalhes e ainda do papel alumínio que o 3gS fez tudo ficar branco e imperfeito. Na com flash mesmo nem se fala! hehe

    Na verdade o 3GS aplica um efeito deixando as fotos mais quentes. Isso disfarça as vezes mais peca em qualidade.

  • João

    Concordo com quase todos os últimos comentários. Qualidade boa mesmo melhor uma camera digital. Flash para iphone….acho k voltaríamos ao velho problema da bateria, consumo alto de energia. Mas particularmente achei a segunda foto um pouco puxada. As flores estão muito mais próximas do droid que do iphone. O iphone pode até ter um autofoco bom, mas olhem a diferença de distãncia dos aparelhos para a imagem. E acho tb que o droid deve ter um ajuste manual para esse tipo de distancia.

  • Juka!

    nossa a da sobremesa deu para ver que o iphone tem uma qualidade MUito maior ! e a da vitrine tb ! Muito bom ! IPHONE SEMPRE MELHOR =D

  • Aleft

    A qualidade da cam do 3Gs esta boa, tirando uns exageros de contraste, mas realmente irrita não se conseguir uma foto nem razoavel no escuro. o flash faz mesmo falta.
    Tomara que no proximo iphone ele venha.

  • Leandro Moraes

    Eu tenho um iPhone 3GS 32gb e ja tive um 3G, gosto muito do iPhone.
    Mas mesmo eu que sou leigo em fotografia, vejo que o balanço de branco e o contraste da primeira foto fica bem melhor no tel da motorola.. Onde o iPhone ganhou sem duvida foi na segunda foto.

  • JanjaBoy

    A relação claro/escuro no Motorola é melhor em todas as fotos.
    O branco no iPhone está mais para super exposto sempre, na foto do sanduba ficou bem evidente.
    Gosto do autofoco do iPhone.

  • Sinceramente, gostei mais das fotos do Droid. A da flor, era só esperar focar…

    • Mas agora que vi o flickr do cara, as do iPhone ficaram bem melhores. Acho que não gostei da escolha do iLex.

  • Mamede

    Creio que a maioria usa as fotos tiradas no celular para colocar no orkut picasa facebook entre outras. Pensando assim a do iPhone é otima. Mas para quem revela/imprimi as fotos ai a coisa muda, mas so muda se revelar com tamanho maior que 15×10. O que duvido muito que façam.

  • Marcelo Freitas

    Acho que as duas últimas fotos estão invertidas.
    A primeira parece feita com flash (Droid) e a segunda com foco seletivo (iPhone).

  • Leônidas

    O iPhone ganha no conjunto (e acho que isso é o que importa), mas perde na foto.

  • Edguitarra

    Essa história de quanto mais pixels melhor é bobeira. A lente conta muito mais. Tem gente que compra câmera de 10 megapixel e acha o máximo, porém ainda não existe monitor que reproduza essa quantidade de pixel(ou pelo menos nunca vi), impressora comum também não imprime isso e o arquivo fica enorme. Ás vezes a câmera até varre uma quantidade enorme de pontos mas a lente é uma porcaria e a foto fica ruim. Resumindo: conta muito mais a qualidade da lente e do sistema do que quantidade de pixels.

    • Gustavo

      Isso é verdade, por ex. , as lentes de uma sony de 12 megapixel, são uma m___a se comparados a canon, nikon e panasonic lumix.

  • RAVAGNANI

    Quantidade de Pixel só possui relação com o tamanho da foto e em nada com a qualidade dela, visto que a grande maioria das câmeras de celulares se utiliza do porco recurso de Pixels interpolados, só para falar que possuem 5 ou 10 Megapixel, ai a tendência é da foto se comprometer mais ainda.

    A câmera do Iphone 3GS peca sim em não possuir um flash embutido, e até o momento o auto foco até ajuda mas não consegue fazer luz, ou seja milagre não faz.

    Tenho um 3G e continuo na expectativa do próximo Iphone, este sim para mim será praticamente definitivo e se já tem muita fabricante de celular de cabelo em pé com o Iphone, em Setembro de 2010 as fabricantes já estarão carecas.

    Dúvido que Steve Jobs dê mais uma vez murro em ponta de faca ao abdicar do flash na nova geração do Iphone.

    O tempo vai dizer…

  • Preto

    Independete das das fotos.. quero aquele sanduba pra mim!

  • Junior

    eu acho q a apple devia acrescentar o led do flash na maça….q alem de ficar acesa toda vez q usar o celular dispara o flash na hora de tirar fotos….ia ser mto loco!!!

  • Rilton

    Tenho um Iphone 3GS, e realmente as fotos não ficam lá essas coisas não, principalmente quando se dá um zoom na foto, a se vê o quanto de ruído sai nessas fotos, muito ruim, usar em ambientes escuros nem pensar, prefiro mil vezes a câmera do meu Blackberry Storm, ou então do Samsung Jet.

  • matheusjat

    no caso da falta de foco pode ter sido porque nao ativaram a opcao para objetos proximos a camera.
    Ja no caso da ultima foto eh soh desativar o flash que a foto focaria com as mesmas caracteristicas da tirada pelo iphone.
    Acho que vcs precisam aprender a ser mais imparciais e o cara que fez essas comparacaoes precisa fazer um curso basico de fotografia.

  • Luis Miranda

    A grande diferenca de uma camera de 3 MPX para uma de 5 MPX e o zoom feito a foto de resto sao mt identicas. Tenho um Iphone 3GS e o unico problema k vejo é que é dificil nao tirar fotos termidas. :/

  • ALEXIS

    O QUE COMPROMETEU A FOTO FOI O SANDUBA ! HUAHUAHUAHAUHAU

  • JanjaBoy
  • dinho

    que diabo é aquilo na penultima foto ? um sabre de luz? oO

  • LuckStrike

    Esse tipo de comparação sempre haverá, e sempre a conclusão será que não existe um celular capaz de produzir fotos com qualidades de uma com lentes de verdade, simplesmente porque os celulares não possuem essas lentes.

    Gosto dos produtos da Apple, mas o iPhone não possui qualidade alguma quando se fala em câmera. E não ganha desse tal de Droid (assim como ele não ganha do iPhone) =p

  • Érico

    @ ilex,

    acabei de confirmar no site gsmarena e no da própria motorola (us) que o droid (ou milestone) tem autofous sim. veja no link abaixo:

    http://www.gsmarena.com/motorola_milestone-3001.php

    abss

  • Érico

    ah, as fotos do droid são melhores que a do iphone que são piores que a minha velhíssima e aposentada câmera canon de 1.3mp!! hehe

  • hhrocha

    o droid só ganho no flash porque a qualidade sem flash é um nojo xD

  • JanjaBoy

    iLex, será que não vai pintar uma comparação iPhone 3G[s] com o Nokia N97 ?

    • Eu sou tendencioso. So posto comparações quando o iPhone ganha. 😛

  • JanjaBoy
  • JanjaBoy

    Então eu entrei na “briga”, o nosso querido iPhone perdeu…..

  • Leo Freitas

    Previsão de lançamento, qual é mesmo?

  • Renato

    A previsão de lançamento é “ainda esse ano” 😛
    Provavelmente final de Novembro, inicio de Dezembro, já que o alvo são as compras de Natal..

  • Renato

    PS: o Droid tem foco automático sim. Se apertar o botão de leve, ajusta o foco. Se apertar o botão até o fim, tira a foto. O flash é configurável (ligado/desligado/automático).

    []s

  • tenho certeza que é melhor que meu lg scarlet 2
    a camera é uma bosta.. e o resto tambem =)