2009ARQUIVO

Apple pode estar planejando venda de Gift Cards direto na App Store, inclusive no Brasil

Compra de créditos para aplicativos

Na metade de setembro, a App Store brasileira (assim como várias outras internacionais) ganhou um link para a entrada de Redeems (resgates), ou seja, códigos que dão direito a créditos na loja e que substituem o cartão de crédito nos pagamentos. Esses redeems até então são disponíveis somente nos Estados Unidos e alguns países da Europa, que oferecem nas Apple Store cartões de presente da iTunes Store (loja de música online).

Link atualmente sem função nenhuma

Apesar do tal link já estar presente há mais de dois meses, até hoje os desenvolvedores não podem criar códigos promocionais de seus aplicativos por outra loja que não seja a americana. Ou seja, o link brasileiro está abandonado e até o momento sem utilidade. Mas até quando?

Algumas pistas indicam que em breve poderemos ter disponível a compra de créditos através da própria App Store, o que seria lógico, pois se você pode comprar um aplicativo com cartão de crédito brasileiro, por que não poder comprar créditos?

Um forte indício é o próprio link Redeem (resgate), que hoje leva à seguinte página:

Tela para redeem na App Store BR

Como se percebe, ela está incompleta. Abaixo deveria estar os Termos e Condições de uso dos códigos, como existe hoje na loja americana. Além disso, ele fala de Certificados de Presente, Cartões pré-pagos (Gift cards) e Códigos Promocionais, sendo que nenhum destes existem atualmente para venda no Brasil. E visto que eles só podem ser usados na loja do país onde foram comprados, parece óbvio que alguma mudança está sendo preparada, senão não teria porque existir esta função na nossa App Store.

Outra dica é uma página em português da Apple, onde ensina como resgatar um código. Ela fala claramente em “códigos promocionais, Vale-Presentes do iTunes e Certificados de Presente do iTunes”. Mesmo com uma nota dizendo que “Alguns recursos ou serviços não estão disponíveis na iTunes Store de alguns países“, a tradução em português brasileiro foi feita dias depois que o link Redeem apareceu em nossa loja.

Isso resolveria uma grande incoerência que existe hoje com os códigos promocionais de aplicativos. A Apple disponibilizou a função aos desenvolvedores, mas aqueles que vivem fora dos Estados Unidos são obrigados a incentivar seus usuários a criar uma conta americana para poderem usá-los. Ela hoje faz vista grossa para isso, mesmo indo contra seus próprios termos de uso. Ela mesmo fez isso ao distribuir um promocode de uma versão beta do AIM a todos os desenvolvedores do mundo, que eram obrigados a criar uma conta americana com endereço falso para baixá-lo.

Com a possibilidade de comprar gift cards brasileiros, as vendas de aplicativos no país provavelmente seriam incentivadas, até porque muita gente simplesmente não tem cartão de crédito internacional e poderia assim comprar de um amigo ou parente.

Porém, infelizmente a Apple não se manifesta e nem dá nenhuma dica de quando o serviço seria posto em prática. :/

Botão Voltar ao topo