Notícias

Apple pode estar planejando venda de Gift Cards direto na App Store, inclusive no Brasil

Compra de créditos para aplicativos

Na metade de setembro, a App Store brasileira (assim como várias outras internacionais) ganhou um link para a entrada de Redeems (resgates), ou seja, códigos que dão direito a créditos na loja e que substituem o cartão de crédito nos pagamentos. Esses redeems até então são disponíveis somente nos Estados Unidos e alguns países da Europa, que oferecem nas Apple Store cartões de presente da iTunes Store (loja de música online).

Link atualmente sem função nenhuma

Apesar do tal link já estar presente há mais de dois meses, até hoje os desenvolvedores não podem criar códigos promocionais de seus aplicativos por outra loja que não seja a americana. Ou seja, o link brasileiro está abandonado e até o momento sem utilidade. Mas até quando?

Algumas pistas indicam que em breve poderemos ter disponível a compra de créditos através da própria App Store, o que seria lógico, pois se você pode comprar um aplicativo com cartão de crédito brasileiro, por que não poder comprar créditos?

Um forte indício é o próprio link Redeem (resgate), que hoje leva à seguinte página:

Tela para redeem na App Store BR

Como se percebe, ela está incompleta. Abaixo deveria estar os Termos e Condições de uso dos códigos, como existe hoje na loja americana. Além disso, ele fala de Certificados de Presente, Cartões pré-pagos (Gift cards) e Códigos Promocionais, sendo que nenhum destes existem atualmente para venda no Brasil. E visto que eles só podem ser usados na loja do país onde foram comprados, parece óbvio que alguma mudança está sendo preparada, senão não teria porque existir esta função na nossa App Store.

Outra dica é uma página em português da Apple, onde ensina como resgatar um código. Ela fala claramente em “códigos promocionais, Vale-Presentes do iTunes e Certificados de Presente do iTunes”. Mesmo com uma nota dizendo que “Alguns recursos ou serviços não estão disponíveis na iTunes Store de alguns países“, a tradução em português brasileiro foi feita dias depois que o link Redeem apareceu em nossa loja.

Isso resolveria uma grande incoerência que existe hoje com os códigos promocionais de aplicativos. A Apple disponibilizou a função aos desenvolvedores, mas aqueles que vivem fora dos Estados Unidos são obrigados a incentivar seus usuários a criar uma conta americana para poderem usá-los. Ela hoje faz vista grossa para isso, mesmo indo contra seus próprios termos de uso. Ela mesmo fez isso ao distribuir um promocode de uma versão beta do AIM a todos os desenvolvedores do mundo, que eram obrigados a criar uma conta americana com endereço falso para baixá-lo.

Com a possibilidade de comprar gift cards brasileiros, as vendas de aplicativos no país provavelmente seriam incentivadas, até porque muita gente simplesmente não tem cartão de crédito internacional e poderia assim comprar de um amigo ou parente.

Porém, infelizmente a Apple não se manifesta e nem dá nenhuma dica de quando o serviço seria posto em prática. :/

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Poxa, a Apple pisa na bola com os brasileiros… Subestima ávidos consumidores…

  • Daniel Taiguara

    Ainda bem que a loja argentina aceita meu cartao de credito internacional para eu comprar aplicativos !

  • Acredito que o lançamento da Nokia Music Store no Brasil vai forçar a Apple a mudar sua política. Você pode, por exemplo, comprar milhões de músicas, num sistema muito parecido com o iTunes Store.

  • Tomoi

    Verdade, fazer oq né

  • Mas será que quando tiver o cartão aqui, poderemos comprar na loja de lá também? Isso seria ótimo, porque ainda não está liberado os jogos para a appstore daqui, né? =/

  • Gabriel Levcovitz

    Eu por exemplo SÓ compro aplicativos via iTunes Store Gift Card.
    Sempre que algum parente ou amigo está indo ou vindo dos EUA, eu não perco a oportunidade e peço logo um cartão recheado de créditos.

    Pra mim esse é o método perfeito, pois assim tenho um limite, e além do mais venhamos e convenhamos que esses cartõezinhos da Apple são bem legais! 🙂

    Sobre esse negócio de AppStore Brasileira, eu só vou começar a usá-la quando estiver realmente decente: com jogos, códigos promocionais e até esses Gift Cads (um belo dia eu ainda sonho com uma Apple Retail Store no Brasil, onde serão vendidos os cartões com valores em reais… Quem sabe com as olimpíadas aqui no Rio, nós não ganhamos uma loja física da Apple a tempo, assim como aconteceu na China??? :D)

    Abraços!

    • RafaelVaccarin

      Bem lembrado Gabriel Levcovitz com a vinda da copa do mundo 2014 e olimpíadas 2016, O tio Steve Jobs poderia ser legal com os consumidores brasileiros e abrir uma loja fisica no BRASIL, e vem a pergunta em que cidade ???

  • Renê

    E a venda de música? Alguma previsão ou boato para o Brasil?

  • fernando flores

    eu tentei comprar o game F1 2011 por 2,99 no meu cartão internacional na itunes store argentina e descobri que não posso +comprar com ele,a conta de meu filho + velho tambem foi cancelada p compra de app, isso aconteceu a semana passada, meu filho acha que foi por causa da itunes store brasileira. Alguem tambem está passando por esse problema?eu comprava na itunes argentina desde fevereiro sem problema nenhum.minha ultima compra foi o infinity blade II. Um abraço a todos

  • fernando flores

    AH.esqueci,eu tentei abrir outras contas na argentina,chile,paraguai,uruguai,bolivia,todos recusaram meu cartão,eu estou em dia com minha conta e tenho saldo no cartão,alguem + tem esse problema?Um abraço a todos.