CuriosidadesRumores

[rumor] Jogo Monkey Island da LucasArt poderá ter versão oficial para iPhone

The Secret of the Monkey Island

Sem dúvida nenhuma, um dos maiores clássicos de jogos de computador da década de 90 foi “The Secret of the Monkey Island“, da LucasArt. Nele, você era um aspirante de pirata onde, para progredir no jogo, deveria desvendar enigmas e juntar peças encontradas. Muito divertido.

Pois a própria LucasArt lançou o rumor em seu twitter, disponibilizando um fundo de tela para iPhone.

Fundo de tela para iPhone

Mesmo eles dizendo que disponibilizaram o wallpaper “sem nenhuma razão”, muitos fãs estão esperançosos que esse seja um teaser para uma versão iPhone do jogo. Na semana que vem, a empresa pretende lançar uma edição especial do Monkey Island para PC e Xbox 360.

Claro que pode ser apenas uma maneira de criar burburinho e divulgar o jogo, mas a esperança é a última que morre. Afinal, o iPhone com sua tela sensível ao toque é a plataforma perfeita para esse tipo de jogo onde o “apontar” do mouse é essencial.

Se você possui ainda os jogos comprados naquela época e tem um aparelho com jailbreak, pode rodá-los perfeitamente em seu iPhone ou iPod touch, com a ajuda do aplicativo ScummVM.

O ScummVM é um projeto open-source muito bacana que porta para as mais variadas plataformas um emulador para esse tipo de jogo (os mais famosos são da LucasArts, que na época se chamava LucasFilm Games). Além do iPhone, há também versões para Mac, Windows e Linux, entre muitos outros.

Para rodar os jogos no iPhone é preciso instalar o ScummVM através do Cydia, adicionando a source UrbanFanatics.com (basta colocar no campo de busca).

ScummVM

A partir daí você terá que colocar os jogos via SSH diretamente na pasta do aplicativo. É a parte chata do negócio. Vale lembrar que isso é somente para quem tem uma cópia legal dos jogos.

Se você não possui nenhum jogo daquela época ou tem apenas em inglês, há uma comunidade de fãs que traduziram a maior parte dos títulos para o português, chamada ScummBR. No site deles há os patchs de tradução, além de versões demos dos jogos, o que pode ser uma ótima pedida para quem quiser testar, seja no iPhone como no computador.

Para quem quer matar a saudade, aí vai um pequeno vídeo com o início da versão demo do jogo original, em português. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • brunolv

    Um dos chefes da Lucasarts disse recentemente que tem interesse em trazer os velhos clássicos pro iPhone! Acho que vem coisa boa no futuro!

  • brunolv
  • Daniel Taiguara

    nunca fui fan deste jogo ! Por que nao colocam um SimCity, Mortal Combat, Fligth Simulator e etc…
    rsrs…

  • Duuh

    @Daniel Taiguara SimCity ja existe na app store ( americana ) $4,99

    iLex, uma duvida, vale a pena fazer jailbreak ? Eu tenho vontade mas tambem tenho um certo medo de dar algo errado :S

  • Fausto

    @Duuh eu acho que valeu muito a pena, pois existem muitos programas úteis no Cydia, como Cycorder (filmadora, para quem não tem o 3GS…

    Atualmente o jailbreak é bem seguro e simples de fazer. (Já fiz em vários iPhones para as diversas FWs que saíram)

  • Jorge

    Não consigo comprar jogos na App Store americana com cartão de credito internacional emitidono Brasil. Alguém sabe como resolver este problema?

  • André

    ILex só uma correção. Não é necessário ter o jogo original do Monkey Island para rodar legalmente, essa versão “antiga” do jogo, ja virou abandonware, ou seja, perdeu os direitos de copyright que proibem cópias do jogo.

  • Nem precisa, eu já jogo via SCUMMVM 🙂

  • Alves

    Nunca tinha escutado falar…

  • brunolv

    @Alves: Qual a sua idade? Esse jogo eh um dos mais conhecidos e foi um marco na época e ate hj quando se fala de jogo de aventura de “apontar e clicar” se diz “jogo estilo monkey island”. Esse jogo teve 4 continuações e essa semana saiu o primeiro episódio de uma outra continuação que será feita em episódios mensais.

  • Caio

    é o mesmo estilo de FULL THROTTLE. o jogo mais fodástico de todos os tempos… monkey island é bom, mas FT é imbatível. Ambos da mesma época, mesmo estilo e da LucasArts… Ah se fizessem um remake de FT

  • Pois é! “Full Throttle” e “The Dig”! Aguardo ansiosamente!!!

  • Rafael

    Nossa! que boa noticia!!
    Esa um jogão, mas o que eu queria mesmo eh o Day of Tentacle!

  • Duuh

    Valeu pela dica Fausto 😀

  • DVC

    Full Throttle eu pagava uns 10 dólares fácil… muito bom jogo. Foi o primeiro jogo de PC que comprei na vida.