Notícias

Google Latitude chega ao iPhone, mas incompleto

Ontem o blog do Google Mobile anunciou com orgulho a chegada do seu serviço Google Latitude para o iPhone, mas eles mesmos assumem que o serviço não é completo no sistema multi-touch da Apple.

Google Latitude no iPhone

Isso porque ele não vem em forma de aplicativo independente, mas sim através de uma página web (webapp) acessada pelo Safari. Isso quer dizer que se você deixar o navegador e fizer outras coisas com o aparelho, a página não poderá mais informar a sua localização geográfica ao serviço.

Mesmo que o Safari seja um dos únicos aplicativos nativos que rodam em segundo plano, as páginas abertas não se beneficiam disso, devendo ser reatualizadas depois de alguns minutos.

Na prática, isso permite apenas que você se conecte ao serviço e identifique onde seus amigos estão, mas a sua própria localização será sempre desatualizada, a não ser que se disponha a ficar abrindo o Latitude no Safari cada vez que se locomover, o que convenhamos, não é nada prático.

O ideal seria se o serviço pudesse ser integrado ao aplicativo Mapas, com a Apple liberando o recurso de background para que ele pudesse enviar constantemente a posição geográfica do aparelho para o serviço do Google. Ou então, que o Google pudesse usar a mesma API de localização do serviço Busque meu iPhone (Find My iPhone) do MobileMe. Mas aí seria abrir mão de um diferencial importante.

O Google garante que já está trabalhando “bem próximo” da Apple para resolver este problema.

Lista de amigos do Google Latitude

O Google Latitude é um serviço de localização de amigos. Você pode se informar mais sobre ele em nosso artigo anterior.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Eu gosto da minha privacidade…

  • Thiago

    Além da demora, ficou incompleto.. Poxa!

  • Daniel Taiguara

    no meu ta funcionando normal e bem !! Gostei do recurso !

  • Daniel, se vê que você só leu o título. 😉

  • Andre Reis

    Eu não gosto desse programa, nem a idéia de ser monitorado descaradamente.

  • Andre Reis

    Essa bandidagem que está assaltando condomínios em São Paulo vão gostar dessa novidade.

  • Hugo

    Puts com esse webapp não vai mais haver privacidade nenhuma… só os fofoqueiros vão ficar utilizando rsrs ou ainda as namoradas ciumentas e possessivas!!

  • Bruno Serrão

    o serviço é interessante, vou usa-lo.

  • Carlos Adller

    Sem um esquema de atualização automática de localização, integração ao Maps e ao Contacts, torna-se quase sem utilidade prática. Não vejo muito sentido em você ver seu contato no mapa, ter que fechar o aplicativo e só então efetuar um ligação.

  • Paulo Andre

    “Perdoa senhor, eles não sabem o que dizem”

  • Chrisant

    Usando constantemente é só saber onde esta a tomada mais próxima. Vc sempre estará lá… Isso come a bateria.. 🙁

  • Rafael nogueira

    Não existe nenhuma violação de privacidade! Não sei da onde discutem isso. Vc pode não exibir sua localização a ninguém, ou exibir apenas para algun amigos em um determinado dia para uma festa por ex, depois é só desligar e esta tudo certo. Violação da privacidade apenas para quem não se informa.

  • Edguitarra

    iLex
    Já tinha comentado sobre o Latitude, no Iphone, aqui no blog ontem. Dá uma olhada nos comentários da tua matéria entitulada: “Apple valida patente da embalagem do iPhone”.

  • Edguitarra

    Não sei se foi pela minha dica ou não….

  • Nossa, vocês são muito fanboys da Apple.

    Me poupe né, a matriarca Google faz um serviço tão bacana e vocês aí reclamando, se não quiser você tem a opção de não usar, problema é teu.

    A Palm tenta fazer o seu celular ser compatível com o iTunes pra que vocês possam usa-lo com o serviço, e vocês reclamam, falam que o iTunes é só da Apple. Fala sério né

  • Vicente

    Eu apoio a Apple no sentido de “chutar” a palm pra longe do iTunes…

    Mas isso é outra discussão.

    Achei bem interessante esse app da google. ^^

  • Renan, a historia do Palm com o iTunes, é como se vc chegasse amanhã e tivesse um mendigo no banco de trás do seu carro. Foi a Apple que fez, é a Apple que usa.

  • eu usava um app do cydia ki atualizava de tempos em tempos o lattitude.

    era bacana.

    soh naum tenho mais pq precisei restaurar uma vez o precioso . .. e naum lembro mais o nome do app..

    se eu perdesse o iphone.. daria pra achar posteriormente.

  • Emerson

    Olá, tenho um problema com o google latitude no meu iphone 4. Quando escolho um amigo e tento criar a rota de onde estou até ele, quando abre o “mapas” sempre aparece a seguinte mensagem “Itinerários Não Disponíveis” “Não forma encontrados itinerários entre essas localizações”. Isso acontece com qualquer amigo que conste no latitude. Reparei que nos endereços consta o meu nome e vários números que acho que são latitude e longitude. Quando excluo os nomes (do meu amigo e o meu) nos endereços de início e fim, ele consegue criar a rota. É algum problema de configuração? Como faço pra resolver isso? Ficar toda hora excluindo dados dos endereços para criar a rota é inviável. Agradeço desde já!!