2009ARQUIVO

Google Latitude chega ao iPhone, mas incompleto

Ontem o blog do Google Mobile anunciou com orgulho a chegada do seu serviço Google Latitude para o iPhone, mas eles mesmos assumem que o serviço não é completo no sistema multi-touch da Apple.

Google Latitude no iPhone

Isso porque ele não vem em forma de aplicativo independente, mas sim através de uma página web (webapp) acessada pelo Safari. Isso quer dizer que se você deixar o navegador e fizer outras coisas com o aparelho, a página não poderá mais informar a sua localização geográfica ao serviço.

Mesmo que o Safari seja um dos únicos aplicativos nativos que rodam em segundo plano, as páginas abertas não se beneficiam disso, devendo ser reatualizadas depois de alguns minutos.

Na prática, isso permite apenas que você se conecte ao serviço e identifique onde seus amigos estão, mas a sua própria localização será sempre desatualizada, a não ser que se disponha a ficar abrindo o Latitude no Safari cada vez que se locomover, o que convenhamos, não é nada prático.

O ideal seria se o serviço pudesse ser integrado ao aplicativo Mapas, com a Apple liberando o recurso de background para que ele pudesse enviar constantemente a posição geográfica do aparelho para o serviço do Google. Ou então, que o Google pudesse usar a mesma API de localização do serviço Busque meu iPhone (Find My iPhone) do MobileMe. Mas aí seria abrir mão de um diferencial importante.

O Google garante que já está trabalhando “bem próximo” da Apple para resolver este problema.

Lista de amigos do Google Latitude

O Google Latitude é um serviço de localização de amigos. Você pode se informar mais sobre ele em nosso artigo anterior.

[via]

Botão Voltar ao topo