Rumores

Imagem fake não é notícia

O número de imagens falsas que rolam nessa última semana antes da WWDC é enorme, a tal ponto de se tornarem cansativas. Nós aqui optamos por não divulgar todas, porque prezamos pela qualidade da informação sobretudo.

Mas ontem um site italiano (que me recuso a postar o link pois acredito que esse tipo de sensacionalismo seja somente para gerar visitas) postou supostas imagens que teriam sido tiradas do site da Apple por um leitor italiano.

Já o fato de um italiano (ou qualquer pessoa que more fora dos Estados Unidos) encontrar “por acaso” no site da Apple imagens como essa, é de se duvidar. Mas visto que tantos outros sites estão dando credibilidade ao fato, não consigo ficar calado sobre uma coisa que agride minha (já escassa) inteligência.

Como alguém pode sequer considerar uma imagem destas?

Ah, com'on!

Nem vamos nos prender ao fato que ela esteja mal definida e fora de foco. Afinal esses sempre foram os ingredientes de um bom rumor. Mas alguém pode me explicar porque a luz verde da suposta câmera de vídeo frontal está ligada em um aplicativo que apenas grava voz?

Se foram mesmo simples leitores do tal blog que encontraram no site da Apple a imagem, porque não tirar uma screenshot pelo sistema, com muito melhor definição, no lugar de tirar uma foto externa do monitor?

Outra coisa: a operadora foi apagada posteriormente por Photoshop, segundo o site. Por que? Na página da Apple sempre apareceu a AT&T, que possui a exclusividade nos EUA. Não haveria nenhuma razão para esta alteração de imagem.

Não que o novo iPhone não seja parecido com a imagem acima, pode até ser (como vários rumores afirmam). Mas dizer que foi encontrado no site da Apple, humm…

Nossa posição editorial é de analisar bem as matérias antes de postar. Portanto, não esperem ver tudo quanto é boato publicado aqui. Para nós, qualidade ainda é mais importante do que quantidade. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Julio Bianco

    Por Isso eu só entro aqui para ler sobre iPhone

    😉

    3 Dias!!!

  • Guilherme

    Fakes fakes e mais fakes.
    O jeito mesmo e ficar ancioso e esperar o dia do WWDC.

  • Ismael

    Eh mano os cara da Spazio custuman publicar essas coisinhas ruins *-pra nao dizr algo muuito pior-
    mas fazer oq neh ?
    Eh a vida

  • Homero

    Esses caras acham que nos somos bobos.
    Vamor esperar 3 LONGOS DIAS.

  • Jocas

    Eu não entendi!!!
    Um italiano, abriu o site da Apple, viu a imagem acima, 😮 , oh, tirou uma foto, e logo em seguida a Apple tirou a imagem do ar?
    Só ele, no mundo inteiro viu. Porque será que tirou uma foto? Ele sabia que a Apple iria tirar do ar… !?!?!?!?! 😉

  • pablo

    isso aih
    melhor blog sobre iphone

    como disse o camarada ali em cima
    3 longos dias……….

    hmmmm, o iphoneOS 3.0 vai ser lancado na WWDC neh???
    isso keh dize q ele vai ta disponivel no mesmo dia???
    soh confirmando….. hehehehe

  • Juarah

    O detalhe tipográfico está bem caracterizado.

  • Michel

    O site é o iSpazio!
    Veja o endereço da Imagem!

  • Gabriel Levcovitz

    A luz verde esta acesa por que se ela existir mesmo, vai acender durante uma gravacao (nao so de video, mas de voz tambem, como na imagem).

  • Gabriel, isso não faz sentido, pois o atual aparelho também vai rodar o mesmo programa e não terá nenhuma luz…

    A Apple não costuma colocar funções inúteis em seus produtos, e uma luzinha verde enquanto grava a voz (visto que o aplicativo já avisa quando está gravando) não tem o menor sentido.

  • hhocha000

    o site por acaso não é o ispazio ?! xD

    eles não usam isso para terem mais visitas…

    eles tal e qual como vocês fazem um óptimo trabalho

    Cump

  • thigrind

    apoiado!

  • A ideia não foi criticar o site que publicou as imagens e sim todos os outros que só repetiram a notícia, sem nem analisá-la. 😉

  • Filipe Bittencourt

    Realmente, espero que não postem qualquer notícia infundada, pois esta pode denegrir a imagem do blog que hoje é sinônimo de informação útil para nós iPhone users…

    Parabéns pela colocação iLex de não colocarem qualquer “rumor” no blog.
    []’s
    😉

  • Henry

    concordo com o blog 😛 qualidade é bem melhor do que quantidade

  • De fato, é muito duvidosa, mais como uma pessoa consegue faze uma pagina bem parecida e qual a intenção dela ?

  • Esse mundo de rumores em volta da Apple é de um absurdo tão grande, uma masturbação mental exageradíssima que chega a dar um enjôo.

    Viver, consumir e gerar o não-real (mesmo quando se confirma uma coisa ou outra) é burrice.

  • vinicius

    É o melhor site blog iphone do brasil, e está entre os melhores do mundo com certeza!

  • Brucutu

    Eu discordo totalmente do iLex. Se está acontecendo um rumor, publique ele noticiando-o. Não precisa apoiar nem opinar se é ou não verdade. É apenas informação de um rumor. O leitor é que deve decidir se acredita ou não e não o editor do blog decidir por ele. Como é você que decide, preciso então ler outros blogs para descobrir os rumores que você resolveu não publicar e aí sim EU decidir se acredito ou não. Pronto, falei.

  • TecoRJ

    @Brucutu.
    Realmente todo mundo tem o direito de descidir o que é verdade ou não, tanto que no próprio blog (iSpazio) tem gente falando que a imagem é fake.
    Mas também vale apena filtrando certos timpos de notícias só para aumentar o nº de post por dia!
    Conclusão: sempre vai ter os dois lados da moeda, tem gente que gosta de ficar lendo todos esses tipos de Rumores!

  • TecoRJ

    decidir*
    Sorry 😉

  • Brucutu

    Tem muito rumor e mockup por aí. Só o fato de estar publicando algo classificado de rumor, implicitamente se sabe que pode ou não ser verdade. E é aí que entra o leitor. Ele decide isso. Quem é que decide se o rumor é bom, ruim, fraude completa ou verdade? O leitor. quem decide se ler esse tipo de post é burrice ou interessante? O leitor. Mas pra isso é preciso que seja postado. Como notícia. O editor pode opinar? Claro. Mas publique.

  • Oi “Brucutu”, pelo seu estilo de escrever até já imagino quem seja. 🙂

    É importante não confundir blog com site jornalístico. No blog o blogueiro tem liberdade sim de escrever sua opinião, e é justamente essa diferença que faz os leitores preferirem esse tipo de site. Hoje em dia o pessoal quer opinião, não para absorvê-la sem pensar, mas para saber o que os outros pensam. É por isso também que blog é aberto a comentários, para o leitor falar o que pensa.

    Como você acabou de fazer. 🙂

    E é óbvio que você deve ler outros blogs, você ainda não faz isso?

  • Jason S.

    O interessante é a disposição do “faker” pra criar uma imagem mal acabada como essa e divulgar como se fosse uma coisa divertida e interessante.

    Putz, ainda bem que minha paciência possui firewall contra incompetência.

    A propósito iLex, não sabia onde postar mas aqui no meu PC eu estou vendo as imagens do prototype por trás do menu direito. Segue abaixo ocorrência do erro em printscreen.
    http://img4.imageshack.us/img4/3070/65091723.jpg

  • MarcB

    Cara, o que o iLex acabou de dizer foi destruidor heim!!!

  • Wilkinson

    Para alguns esse vai ser a segunda feira mais aguardada da historia.

  • Edguitarra

    Galera façam o teste, liguem, para algum número, com o Iphone no escuro e olhem para o sensor de proximidade, ele acende no começo da chamada.

  • Renato

    Olha eu vi no novo itunes ali na ajuda pus la 3.0 procurar e vi que nesta nova versao 3.0 vai ter a opcao no sumario de encriptar a copia de seguranca do iphone

  • Michael

    Tem um “blog” cheio de nhém nhém nhém, e que tem um “proprietário” meio mala que tá publicando qualquer porcaria só para ter número de posts (aliás outro dia estava se gabando que tinha N-mil posts). Se eu fotografar o “serviço” que deixo no vaso sanitário, fizer uma montagem nele colocando uma iSight frontal, é capaz dele publicar.

  • Téo

    @ Michael: Seria este o novo iPoop???

  • Ricardo

    Será que esses caras não sabem tirar um screenshot mesmo? Pra eles é mais fácil pegar um celular com câmera tosca.

    Acho melhor mesmo não ficar colocando 3 posts por dia sobre rumores, o blog vai perdendo a seriedade. Qualquer mané que mexe em photoshop tá fazendo suas versões pro iPhone…