DesenvolvedoresVídeos

Vídeo: O que fazer para ser inscrito como desenvolvedor oficial para iPhone

Muitos leitores já nos perguntaram como funciona o processo de inscrição no Programa de Desenvolvedores oficial da Apple para brasileiros. Enquanto que em países que possuem uma iTunes Store local o processo dura no máximo dois dias, no Brasil o desenvolvedor só recebe a sua licença depois de esperar longos três meses.

O site Olhar Digital fez uma matéria interessante sobre como é a saga de alguns brasileiros para publicar aplicativos na loja virtual da Apple. Vale a pena dar uma conferida para quem se interessa no assunto.

Se você é desenvolvedor ou está tentando ser um, conte para nós como está sendo a sua saga pessoal. 😉

[dica do Ivan Oliveira]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • A Apple é muito demorada, como todos sabem.
    A aprovação do meu pagamento (nós brasileiros temos que enviar os dados de cartão de crédito via fax!) demorou bastante, quase 3 semanas.

    Tirando isso, o que eu achei e acho mais chato, é instalar as certificações no Xcode e no iPhone. Tem 500 passos pra vc conseguir testar tua app no iPhone.

    Quanto a parte de venda não posso dizer ainda pq minha aplicação está a 50%. Quero lançar junto com o iPhone OS 3.0.

    Alguém aí gostaria de acompanhar seu time de futebol pelo iPhone? Com push notification nos jogos que você escolher sendo avisado de gols em tempo real?
    Aguarde =)

  • Eu vou ser desenvolvedor. Só faltam alguns requisitos:
    1 – Instalar o Mac
    2 – Aprender a Programação

    AuhauhaUHauhuhaa..

  • Léo

    2 pequenos detalhes…
    Não é hugo? ;D

    heuahueauhe

  • Max Malta

    Realmente o processo para ter um aplicativo disponibilizado na app store leva em média 4 a 5 meses. O caminho é bem longo. É preciso ter muita dedicação, persistência e uma enorme paciência. Vale lembrar que o processo de validação do seu cartão de crédito para compra da taxa anual para os brasileiros leva aproximadamente 30-40 dias contra 2 dias dos demais países.
    Não estamos levando em conta o tempo de desenvolvimento, para isto faça as coisas em paralelo.
    No final de todas estas etapas, seu aplicativo já está na app store e você pensa: agora vou descansar, devido ao enorme trabalho de vários meses e você recebe um email assim: Seu aplicativo foi crackeado e está disponível para qualquer pessoa baixá-lo gratuitamente ….

  • pra mim ser desenvolvedor só falta o MAC!! ahsudhuahdaush

  • Ivan Oliveira

    sempre prezando pela a riqueza do blog!!! d nada…. uma correção… “O site Olhar Digital fez uma matéria interessante” — esta matéria foi exibida no domingo passado também….

  • Pow.. muita coincidência, o contrato da nossa empresa junto à Apple foi aprovado hoje. Estavamos a mais de 6 meses para conseguir a aprovação dela, não se enganem, existe muita burocracia. Precisamos ligar mais de 10 vezes, mandar mais de 30 emails que nunca foram respondidos, fax e muita espera;

    Tinhamos enviado um app a um mês e meio atrás mas só hoje ele está disponível na app store, segue o link:

    http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=311992515&mt=8&s=143441

    Já é o segundo contrato que fazemos junto a App Store, um pra um cliente nosso e esse pra gente, nenhum dos 2 demorou menos de 5 meses.. realmente é um parto fazer isso;

  • Gil Santos

    Hoje completa 15 dias que enviei meu aplicativo brasileiro para aprovação e até agora nada …

  • Joaquim Venancio

    Nada como ter um endereço no exterior. A minha licença fiz pelo endereço de Londres. A da empresa para a qual trabalho fizemos pelo endereço da filial em New York, o processo durou poucos dias, para ambos os casos.

  • LeoDuracell

    Eu sou programador Java, com os conhecimentos adquiridos com Java eu teria facilidade em me adaptar para a linguagem do iPhone?

  • leonardo

    1 – Instalar o Mac
    2 – Aprender a Programação
    3- o mais importante ter um mac! hauhsauhuhuausauusa! 🙂

  • Felipe Ouro Preto

    Eu acabei de ser aprovado para o programa, o processo todo durou mais ou menos 2 meses. Comprei um MacBook para começar a aprender e desenvolver. Em 1 semana já tinha um aplicativo pronto. Assim que acabei me inscrevi no programa. Infelizmente aqui no Brasil temos que mandar um FAX com toda a informação já que não temos iTunes Store em terras tupiniquins. Esse ponto realmente é bem complicado, pois um processo que normalmente leva 1, 2 dias. Pode levar meses.

    De qualquer maneira, após o processo todo aprovado, os passos seguintes são bem fáceis. A Apple disponibiliza manuais bem completos e acertivos sobre como proceder para publicar aplicativos, instalá-los no seu aparelho para testes e como publicá-los para App Store.

    Ontem mesmo eu subi meu primeiro aplicativo. Se chama ‘DezPorcento’ e ficarei bem contente de poder mandar informações pelo Blog do iPhone sobre este e os próximos que estou desenvolvendo já. O ‘DezPorcento’ será grátis por um período de lançamento e assim como eu sempre aproveito as dicas do blog, ficarei muito feliz de que os leitores daqui, assim como eu, aproveitem também.

    Gostaria de saber para onde posso mandar informações do ‘DezPorcento’ e de outros aplicativos que farei posteriormente.

    Abraços!

  • Pra ajudar a galera nessa questão elaborei um post no meu blog contando todos os percalços que tivemos e mostrando os 10 mandamentos para obter a licença de desenvolvedor da Apple e publicar na App Store

    http://www.mobits.com.br/2009/5/24/dez-mandamentos-para-obter-a-licenca-de-desenvolvedor-da-apple

  • Pingback: Os 10 mandamentos da App Store para desenvolvedores brasileiros | Blog do iPhone()

  • Pingback: Desenvolvedor brasileiro fatura mais de 10.000 dólares em 4 meses de App Store | Blog do iPhone()

  • Daniel

    Agora que existe a loja online da Apple no Brasil, o pagamento nao deveria poder ser feito por ela? Acontece que fiz meu cadastro de desenvolvedor hoje e quando cheguei na etapa de pagamento, apareceu a mensagem de que não há loja Apple online no meu país! E agora? Tenho que mandar o cadastro por fax mesmo assim? Alguém conseguiu se cadastrar sem ter que mandar o fax, pela loja online daqui?

    Disseram que é possivel scannear e enviar o cadastro por email ao inves de fax, que seria mais rapido. Alguém confirma isso? Pra qual email mandar?
    Obrigado!

    • Tem sim Daniel…

      Apple Store é diferente de iTunes Store… A segunda ainda não tem no Brasil…