Essa nem todo mundo sabe, mas o conhecido sistema Blue&Me do automóvel Fiat Punto é compatível com o tão amaldiçoado bluetooth do iPhone, mesmo com o firmware atual.
O Blue&Me é um sistema elaborado pela Fiat em parceria com a Microsoft (!!!) que une reconhecimento de voz e conexão do celular via bluetooth, o que possibilita escutar no rádio do carro as músicas do iPhone, assim como atender chamadas do iPhone apenas apertando um botão no volante.
O nosso leitor João Carlos Doniak (o Jocas) possui um carro desses e nos testemunhou sua experiência com seu precioso.
Há tempos namorava o Punto.
Olhava pela internet no site da Fiat e ficava montando as diversas opções.
Quando criei coragem, fui à concessionária ver de perto, entrar no carro, enfim, sentí-lo “ao vivo”.
Como todo mundo sabe, vendedor é um cara esperto. Parece que adivinha o que o camarada quer. Botou-me dentro de um com o tal “Sistema Blue&Me” (acessório opcional).
Ele me disse:
– Pegue seu celular. Ele tem bluetooth?
– Humm… É um iPhone. Este celular é meio enjoado para bluetooh – respondi.
– Ligue-o.
Apertou um botão no volante do carro e disse em voz alta: “Configurações” e o carro respondeu. E ele foi falando… Até que a voz eletrônica informou no painel um nº PIN para digitar no celular. Quando digitei, o carro perguntou se queria passar a agenda. Como eu só estava conhecendo o carro disse que não. Mas fizemos os testes.
Ele me pediu meu número, saiu do carro, e então fez a ligação.
Apareceu no painel do veículo o número dele. Apertei um botão no volante, atendendo meu telefone. Falei normalmente pelo “viva voz” do próprio carro. Uma maravilha!
Bom, após quase um mês comprei o carro. Ele está comigo há dois meses.
Pela minha experiência, o sistema é muito bom. Você dirige tranqüilo, com o celular dentro da pasta, no bolso, em qualquer lugar. Quando você entra no carro ele emparelha automaticamente. A única coisa que não funciona é o “mensagem recebida” (veja vídeo no final da matéria).
Para ligar com comando de voz, deve-se pronunciar de forma clara, procurando evitar ruídos em volta (do tipo janela aberta ou outras pessoas falando ao mesmo tempo). O som é perfeito, tanto para quem fala quanto para quem escuta.
No Youtube há um vídeo de demonstração do sistema dentro do carro. Veja:
Obrigado, Jocas, pelo belo testemunho. :)