Rumores

Fotos de um protótipo mostram como será a câmera do futuro iPhone

O site Macrumors divulgou ontem a noite fotos publicadas por um blog chinês de um suposto protótipo do futuro iPhone, mostrando como funcionará a câmera autofoco e a bússola eletrônica.

Câmera autofoco

Na câmera fotográfica, um recurso interessante. Com o dedo, o usuário poderá escolher onde quer fixar o foco, bastando arrastar um quadradinho azul na tela. Pelo que é demonstrado nas fotos, o vídeo também contará com o recurso.

O foco é determinado pelo usuário

Genial esta maneira de determinar o foco. 🙂

Teste com a câmera de fotos

Eles também fizeram um teste, tirando uma foto de um painel de um automóvel à noite. A qualidade realmente parece melhor que os atuais, veja a diferença entre um aparelho Classic e o novo (se quiser ampliá-las, clique em cada uma delas):

Foto tirada de um iPhone Classic (2G)

Foto tirada com o autofoco do novo aparelho

O blog chinês também mostra duas coisas interessantes. Uma delas é a famosa bússola digital em ação, que determinará o norte geográfico da Terra, possibilitando assim que programas de GPS possam determinar para onde você deve dobrar (esquerda ou direita, dependendo de sua posição).

Bússola digital

A outra é a possibilidade de enviar vídeos por MMS, confirmando de vez a função de gravar vídeos no próximo modelo.

Mandar vídeos por MMS

É importante destacar que, como se trata de um aparelho protótipo, a parte exterior vista nas fotos pode não ser a mesma do modelo final. Apesar disso, as bordas deste também são pretas, como afirmam alguns boatos.

Faltando um pouco mais de uma semana para a WWDC, as expectativas crescem cada vez mais a respeito do futuro modelo. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Impressionante as fotos…
    Se forem verdadeiras, a Apple esta dando a ideia de ter se tornado mais “liberal” desde a saida de Steve Jobs, pois com ele no comando, tudo so era mostrado no dia da estreia…

  • Julio Bianco

    Meu
    Não acho que seja fake!
    Imagina o trabalho do cara para fazer aquela bussola!!!!
    Sei lá né meu!
    Mas com certeza algum chinês vai tomar, por que não distribuiram muitos iPhones para teste.
    Mas:
    Não tem câmera frontal?
    Não tiraram foto da traseira?
    Não podiam pegar uma simples cybershot da Sony de 5 mp para tirar a foto?
    Intrigante !!!!! Faltam 8 dias e 7 minutos para WWDC !! =D

  • leonardo eloi

    pergunta idiota: sendo digital, então a bússola vai funcionar para modelos antigos? E aquela história de magnetometro ( acho que e assim que escreve) adicionado ao hardware?

  • Ela é dita “digital” porque não haverá uma agulhinha física mostrando onde é o norte, mas mesmo assim precisa de uma mudança de hardware para fazê-la funcionar.

  • orlandson

    A função de apontar na tela onde se quer o foco não é tão original assim. Todas as câmeras Sony com touchscreen usam esse recurso a muito tempo.

  • Arliss

    Entretanto, usando o GPS, o software poderia simular uma bússola também para o modelo atual. Se quisessem.

    Sobre a câmera, acredito eu que para o autofoco não precisa nenhuma mudança de hardware (para o modelo 3G) basta apenas implementar via software. Tomara que tenhamos essas mudanças no firmware novo também.

  • Arliss

    orlandson,
    é óbvio que não é original.
    Mas ninguém aqui está comparando o iPhone com os outros, e sim ficando entusiasmados com as novidades NELE.

  • Orlandson, eu desconhecia esta função nas câmeras Sony. Vou dar uma alterada no texto. 😉

  • Fabi

    O assunto da câmera mexe comigo, principalmente esse auto foco semelhante ao da Sony, com relação ao fato de ter 3,2 mega pixel, isso não me importa porque dependendo da luz e ambiente as fotos com a camera atual ficam tao boas quanto. Mas o fato de você não consegui focalizar, um documento por exemplo deixa a desejar. Acho que viciei nesse blog 

  • Alex iPilot

    Sobre a bússola, tanto os GPS comuns como o iPhone (o app Motion-X, por exemplo) já oferecem uma bússola digital, muito parecida com a da foto e até bem precisa porém o “problema” é que ela só funciona corretamente quando o aparelho está em movimento, porque o cálculo é feito assim: se a mudança de local (coordenadas) foi de X para Y, então a direção de referência do iPhone/GPS (Heading) é Y e daí o Norte Magnético está em Z. Isso funciona perfeitamente em movimento, com grande precisão.

    Sem uma agulha magnética ou um giroscópio comum e sem usar esse “truque” do GPS, a solução é usar um giroscópio a laser (caríssimo, pesa alguns quilos e tem venda restrita devido ao uso militar, em mísseis, submarinos robôs como o que eu piloto, etc).

    Seria interessante ver como a Apple fez essa “bússola digital” anunciada, se ela não fizer o tal “truque” do GPS. []´s Alex

  • Alex iPilot

    Segue aqui um link (em inglês) explicando a tecnologia que falei:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ring_laser_gyroscope

    Será que a Apple conseguiu colocar isso no iPhone? Será que os americanos vão deixar vender? Meeeeeeeu Deus… só ela mesmo para fazer isso.

  • leonardo eloi

    ilex, obrigado pela explicação! mas agora f^&%&*! vai eu tentar convencer a patroa que tenho que trocar de celular hheehehehe!

  • internetico

    Nao me intusiasma ainda…tenho um iphone e acabei de dar a minha esposa um htc diamond 2, que sinceramente e’ maravilhoso como celular.Espero que apple faca um exelente trabalho porque seria estranho apenas colocar o que todos ja possuem.

  • Caio

    Esse aparelho deve vir pro Brasil sim lá pro final do ano (como ocorreu com o 3G).

  • Homero

    Na primeira foto o botão da camera é diferente da que da pra ser habilitada na versão beta. Essa tem um bola vermelha, a da versão
    beta 5 não. Seria versão diferente ou um modo diferente de habilitar? Alguem saberia?

  • A bússola é uma novidade e que outros celulares geralmente não tem. A camera tem melhor qualidade e o iphone os 3 vem aí na versão final. Se o preço vier mais barato que o 3G, grandes chances de continuar vendendo bem! Muitos esperam outra revolução, mas é difícil agora, mas que venha a evolução e a qualidade de sempre da Apple. Tá chegando o dia!!

  • Juka!

    Que legal mas tomara que venha para todo mundo !

  • Guidson

    Meu 1 coments no iphone, cara já to vacinado, na minha opinião nem precisa mudar nada, esse brinquedinho e uma blz!!!!

  • henriqueG

    Agora eu ja posso dizer que estou ansioso para o lancamento do novo iPhone … Tomara que a apple venda o “iPhone 3” sem contratos nos eua 🙂

  • Rodrigo

    Se vendesse sem contrato teria que ser desbloqueado, coisa que nos EUA ela não faz. Com certeza comprando da ITalia estará por volta de US$1,000.00, fora frete e chance de cair na alfândega com imposto. Mas será desbloqueado de fábrica. Vale mais a pena esperar sair nas operadoras brasileiras…

  • Jonnhy

    Rodrigo, não sei com quem você tá comprando, mas o iPhone na Itália custa 500€…

  • Pingback: Veja como provavelmente será o software de bússola no futuro iPhone | Blog do iPhone()

  • PEDRO

    jonnhy 500 euros eh quase o mesmo que 1000 dolares

  • Opa! Vou me meter: 500euros = 707,62 dólares na cotação atual.

    Eu não sei vocês, mas eu adoraria economizar 300$… 🙂

  • ifire

    ILex, o auto-focos não é idéia original da Apple e nem mesmo da Sony, correção por pontos já existiam nas camêras como Cannon que não eram nem digitais e a Sony só colocou touch screen em dispositivos portateis depois do lançamento do Iphone, hoje o mundo é touch graças ao Iphone, postei só para esclarecer o post do orlandson de que a Sony já usa faz tempo, faz é tempo que a Sony não faz nada original está a beira da falecia.

  • Edguitarra

    iLex
    O sistema Gps não necessita de bússula digital para saber para onde dobrar, é só ver para sentido o carro está indo.

  • Pingback: WWDC 09: é hoje! | Blog do iPhone()

  • Pingback: Apple lança o iPhone 3G S: mais rápido e com melhor desempenho | Blog do iPhone()