AppleDesenvolvedores

Apple testa com desenvolvedores o serviço de Notificações Instantâneas (atualizado)

AP NewsCom a intenção de testar com um grande número de pessoas a função de notificações instantâneas (push), a Apple acaba de enviar a todos os desenvolvedores cadastrados um código promocional para baixar uma versão de testes do aplicativo da Associated Press, que é o primeiro a ser disponibilizado para o sistema 3.0.

AP Mobile (teste)

O objetivo é justamente ver como se comporta o serviço em grande escala, visto que ele usa o servidor de quem o desenvolveu e não o da Apple.

O aplicativo funciona exatamente como já exemplificamos aqui (leia “Aperitivo 3.0: Notificações instantâneas (push) em aplicativos“), perguntando na primeira vez que o abrimos se queremos ser notificados quando houver uma nova notícia.

Ativação do serviço

A partir do momento que você aceita, você poderá escolher nos Ajustes do aparelho a forma como quer ser notificado, seja por sons, alertas ou avisos (ou os três juntos).

AjustesAjustes
clique nas imagens para ampliá-las

O som que aparece quando chega uma notificação é diferente de qualquer outro existente atualmente no iPhone. Mas o que me desagradou um pouco foi a falta de poder escolher (mais uma vez!) o toque que queremos. (ATUALIZAÇÃO: na verdade quem determina o som do toque é o desenvolvedor, que pode dar mais de uma opção para o usuário. Mas mesmo assim você continua não podendo escolher um som particular).

Notificação

Quanto ao aplicativo da AP, ele parece cumprir bem o seu papel, com todas as informações de uma grande agência de notícias. Pena (para nós) que ele seja voltado apenas para o público norte americano e canadense.

AP News MobileAP News Mobile

Amanhã farão duas semanas desde a última liberação da versão de testes do software 3.0 e por isso espera-se que a Apple disponibilize mais um beta nesta terça-feira.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas

    Queria esse código pra testar aqui.

  • Interessante, porém, quando você está digitando um email (por exemplo) e uma nova notícia chegar, ela surgirá no meio da tela independente do que você esteja fazendo?

    E aposto que a Globo será a primeira a usar essa ferramenta aqui no Brasil, com as notícias do G1! 🙂

  • QUER GANHAR UM CÓDIGO PROMOCIONAL DO APLICATIVO?
    Os primeiros 5 que postarem nos comentários deste artigo levam um…

    BRINCADEIRA! 😛

    Só funciona no beta do firmware, obrigatoriamente… :/

  • Lucio

    opa manda ai…..

  • Thiago

    Mas se estamos há menos de um mês do lançamento, este teste não está atrasado iLex? Se não funcionar a contento, irão desativar a função???

  • Legal este app, interessante esta função! Espero para ver como ficará a implementação em Mensageiros instantâneos. Ôo tempo que não passa, se bem que estou na dúvida entre comprar um iPhone ou manter o meu iPod Touch, visto a necessidade (ou não) de adquirir junto um plano de voz e dados!

  • Nao vejo a hora de chega o dia 8.. \(“.)/

  • eita nome comum esse.. 3 lucas em 7 comentários.. Huauhua

  • Lucas

    é mesmo… hahaha, mas eu so o vinicius, só zuando 🙂

  • vinicius

    a globo vai criar um plantão push pra ela 😉

  • Natan

    Isso significa que teremos push mais fácil com o app do mail ou nada a ver?

  • É Thiago, se no teste der uma m. muito grande, eles teriam que adiar o lançamento.

    Mas é a Apple. Para liberarem assim para um publico grande é porque já testaram muuuito antes… 🙂

  • Tomara que tenham testado muito mesmo, porque se adiarem mais ainda o lançamento fode tudo @[email protected]

  • Jorge Miguel

    PUSH! PUSH! PUSH!

  • BlackeR

    ouvi dizer que o push é pelos servidores da Apple, isso é verdade ?

  • Daniel

    iLex,

    Esse sistema push no 3.0 gasta muita bateria? Pergunto porque estou usando o push para sincronizar os calendários do Google. O que tenho percebido é que a bateria DRENA. Ou seja, funciona bem, mas é bem inviavel de usar.

  • Pedro

    sim, o push gastará o mesmo tanto de bateria que o push atual (push mail)…
    e a apple vem com desculpinha que multi-processo é que gasta bateria…
    Haha, my ass.

  • BlackeR, não, cada desenvolvedor terá que sustentar seu próprio servidor.

  • Ale Lopes

    Pelo que sei, cada desenvolvedor tem seu próprio servidor pra mandar os Pushs, mas ele manda pro servidor da Apple, que distribui pros telefones. Dessa forma só tem uma ligação entre o telefone e um servidor de Pushs e a bateria não gasta tanto como se fosse uma ligação do aparelho com cada servidor isoladamente. O que deu a entender sobre esse teste é que o que está sendo testado é como o servidor do desenvolvedor envia os Pushs pra Apple e como ela redistribui.

  • Daniel

    Detalhe é que o push precisa que você fique com o 3G habilitado o tempo todo, não? Pois se não me engano, em EDGE não dá para receber ligações e atualizações push ao mesmo tempo. Ou seja, se alguém te ligar vai dar na caixa de mensagem.

    Não sei quanto ao iPhone de vocês, mas minha bateria não dura muito assim não, rsrsrs

  • ANDERSON

    Uma obs. Ano passado 2 m antes do lançamento do Iphone 3g que também anunciado bem antes, já não encontrava o classic para venda em nenhuma loja da Apple.
    Curiosamente este ano faltando menos de 1 m
    Vc ainda encontra Iphone 3g a venda e com estoque grande. (informaçao oficial).
    Será que vira outro Iphone dia 8?

  • Celso Pontes

    Uma dúvida iLex,
    como vc troca o nome da vivo (ou outra operadora) por Blog do iPhone sem fazer o Jailbreak???

  • Fabian

    Por enquanto minha bateria drenou nos testes de Push da Apple… 🙁