2009ARQUIVO

Apple testa com desenvolvedores o serviço de Notificações Instantâneas (atualizado)

AP NewsCom a intenção de testar com um grande número de pessoas a função de notificações instantâneas (push), a Apple acaba de enviar a todos os desenvolvedores cadastrados um código promocional para baixar uma versão de testes do aplicativo da Associated Press, que é o primeiro a ser disponibilizado para o sistema 3.0.

AP Mobile (teste)

O objetivo é justamente ver como se comporta o serviço em grande escala, visto que ele usa o servidor de quem o desenvolveu e não o da Apple.

O aplicativo funciona exatamente como já exemplificamos aqui (leia “Aperitivo 3.0: Notificações instantâneas (push) em aplicativos“), perguntando na primeira vez que o abrimos se queremos ser notificados quando houver uma nova notícia.

Ativação do serviço

A partir do momento que você aceita, você poderá escolher nos Ajustes do aparelho a forma como quer ser notificado, seja por sons, alertas ou avisos (ou os três juntos).

AjustesAjustes
clique nas imagens para ampliá-las

O som que aparece quando chega uma notificação é diferente de qualquer outro existente atualmente no iPhone. Mas o que me desagradou um pouco foi a falta de poder escolher (mais uma vez!) o toque que queremos. (ATUALIZAÇÃO: na verdade quem determina o som do toque é o desenvolvedor, que pode dar mais de uma opção para o usuário. Mas mesmo assim você continua não podendo escolher um som particular).

Notificação

Quanto ao aplicativo da AP, ele parece cumprir bem o seu papel, com todas as informações de uma grande agência de notícias. Pena (para nós) que ele seja voltado apenas para o público norte americano e canadense.

AP News MobileAP News Mobile

Amanhã farão duas semanas desde a última liberação da versão de testes do software 3.0 e por isso espera-se que a Apple disponibilize mais um beta nesta terça-feira.

Botão Voltar ao topo