2009ARQUIVO

Que tal aproveitar o feriado para aprender a programar para o iPhone?

SDK

Muita gente nos pergunta o que é preciso para aprender a programar para o iPhone. O que talvez nem todos saibam é que a própria Apple disponibiliza um rico material de aprendizado, que está disponível para qualquer um em seu site, gratuitamente.

Desenvolver aplicativos para o iPhoneOS não é nada fácil. É preciso muita dedicação e estudo, além de muita vontade de aprender. Porém, para os que persistem os resultados podem ser muito animadores. Em outros países há muitos casos de jovens que estão deixando seu emprego para se dedicarem exclusivamente ao iPhone. E muitos se dão muito bem.

Pois vamos mostrar os primeiros passos, para você aproveitar o feriado e se inteirar mais sobre esse mundo. Quem sabe você não se transforme em mais um desenvolvedor brasileiro de sucesso no mundo iPhone? :)

Primeiro de tudo, você precisa ter um nível mínimo de conhecimento da língua inglesa, pois quase 100% do material, além de todo o processo na App Store, é neste idioma.

Passada essa premissa básica, o primeiro lugar a se dirigir é o site da Apple dedicado aos desenvolvedores: o Apple Developer Connection.

Apple Developer Connection

Este portal é a mina de ouro para quem procura se iniciar na plataforma. No começo você não precisa nem se inscrever, pois os documentos básicos estão todos disponíveis. No futuro, você até pode fazer sua inscrição gratuita para poder mexer no SDK, mas saiba que ele é compatível apenas com MacOS X rodando em computadores Intel.

Para começar, você pode matar sua curiosidade baixando os documentos básicos da programação para o iPhone:

Apostilas da Apple

 iPhone Application Programming Guide
 iPhone Development Guide
 iPhone Human Interface Guidelines
 Your First iPhone Application

Estas quatro apostilas são essenciais se você quer realmente entrar de cabeça nesta área. Imprima-os e estude-os com dedicação.

Se você apenas está curioso para saber como é programar para o iPhone, então eu aconselho ler o primeiro e o último, que dão uma idéia da complexidade da programação, além de possuirem várias “figurinhas”. :P

Este é realmente o primeiro passo. Analisando estes documentos você vai poder decidir se quer mesmo investir no desenvolvimento para o iPhone ou então perceber que a coisa não é para você.

Se quiser continuar, depois pode se inscrever gratuitamente no site, onde você vai encontrar outros documentos e exemplos de programação.

Boa leitura. :)

 

PS: a inscrição gratuita não dá acesso ao SDK 3.0 beta, nem ao firmware. Para isso é preciso pagar. ;)

Botão Voltar ao topo