Notícias

Avanços nos estudos para o desbloqueio total do iPhone 3G

Desbloqueio 3GQuem acompanha nosso Twitter ficou sabendo já no sábado que Geohot, o hacker celebridade, publicou uma nota em seu blog depois de quase um ano de ausência pública (seu último post foi no anúncio do iPhone 3G, no dia 9 de junho passado).

Desta vez Hotz descobriu uma brecha no bootloader 5.8 que poderia permitir o desbloqueio da operadora por software. O problema é que somente os primeiros modelos possuem este BL, a grande maioria (incluindo aqueles vendidos no Brasil) possuem uma versão posterior, a 5.9. Apesar da descoberta não servir para muita coisa atualmente, é um importante avanço para o desbloqueio completo do 3G (que hoje é feito somente pelo yellowsn0w em aparelhos com firmware anteriores ao 2.2.1).

Independente disso, nossos jovens brasileiros também não estão parados. O Daniel Dahia (iDan) postou ontem um tutorial de como fazer o downgrade da baseband do 2.2.1 para que essa possa ser desbloqueada pelo yellowsn0w. Isso é ótimo para quem atualizou sem querer o firmware atual, que é incompatível com a ferramenta de desbloqueio. O único porém é que é preciso que o BL seja o 5.8, ou seja, que o aparelho tenha sido comprado no exterior logo após seu lançamento. O tutorial usa imagens da baseband antiga, patcheados pelo pH.

Mas atenção: mexer na baseband é um processo perigoso, podendo comprometer seriamente seu aparelho. Só faça se você tiver muita intimidade com esse tipo de hack.

Geohot, para quem não conhece, é o rapaz que, com apenas 17 anos, conseguiu desbloquear o primeiro iPhone no mundo (não, ele não é brasileiro), além de permitir que todos os outros modelos fossem também desbloqueados por software.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jorge Miguel

    Cara, tanto medo de mexer em coisas assim! Liguei 3x pro meu irmão pra avisar que tava fazendo o jailbreak a primeira vez! Muito medo!
    hiuhaiuehiuae

  • Marcos Machado

    iLex, como faço pra saber o BL do meu iphone?? comprei ele no Canadá, via ebay, em set/08..

    valeu cara!!!

  • Cara discursão entre o pH e o iDan está bonita no apple2all 

  • dwinck

    A coisa ta feia por lá…

  • Oliver Green

    E com toda certeza o cara não é brasileiro, porque se fosse, não teria sido ele o primeiro a ter desbloqueado o iPhone e sim a fábrica de chips.

  • Lucas

    Não faz muito tempo. Um outro aqui ficou discutindo comigo que não era possível alterar a baseband. Ai, ai.

  • Dan Cautella

    Cara, é uma coisa, que o iLex cansa de repetir do Blog, e o cara fez no site dele sobre o downgrade da Baseband… Porra, posta da onde tirou a info!!!!

    É facil aqui no site e no site do rapaz falar que ELE é o brazileiro que fez um tutorial, sendo que este está sendo divulgado na net a tempos…

    Ou melhor, conhecemos bem esta historia do rapaz que fazia o desbloqueio pelo SIMProxy e foi o PRIMEIRO a fazer o desbloqueio ( que merda hein?!?!?! )

    Posta da onde tirou e quem fez isto… Senão, desculpe, mais um merda, mesmo que a info seja foda, mas um merda que copiou e colou a solução, e não um cara foda…

  • Tadashi

    Tenho um iPhone 3G firm 2.2 comprado no exterior, estou usando o yellowsn0w e hoje comprei um chip TIM e coloquei no meu precioso e de falha de SIM Card, alguém pode me ajudar?

  • Por favor, não falem besteira.
    O que eu fiz foi, usando o conhecimento que tenho sobre baeband, escrever um simples tutorial de como fazer. Coisa que não era possísvel fazer antes, porque ninguem havia divulgado um BSpatch que patcheava as imagens da baseband, para que o bootloader não a rejeite.

  • Pablito

    @Tadashi, coloca ele em modo avião e volta ao normal…

    o meu fumegô assim!

  • Tadashi

    @Pablito
    Ja fiz isso e nada.
    Mas eu desliguei o aparelho e ja está funcionado redondinho, valeu ae…