Notícias

Aperitivo 3.0: compartilhamento da conexão internet do iPhone 3G com um computador

No final da apresentação do novo firmware 3.0 do iPhone, durante a sessão de questões e respostas, foi perguntado se novo firmware irá suportar tethering. A resposta surpreendeu:
Sim, nós já temos isso no novo firmware, mas estamos discutindo com as operadoras como viabilizar isso“.

Na verdade o que acontece é que com todos os usuários de iPhone com tethering, o tráfego de dados via rede celular iria multiplicar-se exponencialmente. O problema? Ter uma estrutura para suportar essa demanda. As operadoras hoje não estão preparadas para esse volume de dados. Mas tenho fé (inclusive para o Brasil) que isso será mudado em breve.

Quando instalei o novo beta do firmware, não vi suporte para o tethering. Fiquei meio decepcionado, mas eu já esperava por isso, afinal “não era suportado ainda”. Só que agora já se sabe que ele funciona. Não precisa dizer que pouco tempo já tínhamos um iPhone brasileiro também com a função funcionando! 🙂

Compartilhamento da internet do iPhone

A funcionalidade é muito simples, bem “à la Steve Jobs“. Simplesmente você entra em Ajustes > Rede > Internet Tethering e seleciona On ou Off para o compartilhamento! Poderia ser mais simples?

Reconhecimento bluetooth

Você agora pode escolher entre usar via USB (eu recomendo, pois a bateria no 3G dura “segundos”) ou via Bluetooth. O mac reconhece agora o iPhone como um dispositivo Bluetooth e faz uma rede. Por USB a mesma coisa, o telefone é reconhecido como uma rede USB.

Tethering no iPhoneTethering no iPhone

A rede funciona até mesmo com a tela bloqueada. Talvez por isso mesmo que o Wi-Fi não seja usado também como opção, pois este se encerra toda vez que o aparelho entra em repouso.

Dispositivo no Mac

As velocidades no teste não foram tão altas, mas o suficiente para navegar tranquilo pelos sites e ainda escrever este post!

Velocidade da conexão

Esta função estará disponível no próximo firmware 3.0, que será lançado entre junho e julho deste ano. Será compatível apenas com o iPhone 3G e futuros, pois infelizmente o hardware do modelo Classic não suporta esta função. 🙁

É isso, acredito que cada vez menos ouviremos “É, mas o iPhone não faz isso…“.
Mesmo para que não fez o jailbreak. 🙂

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Lucas

    Aí começa a ficar interessante assinar um plano de dados com a operadora. 🙂

  • Rebeca

    É falta cada vez menos coisa para o iphone ficar perfeito!

  • Temo

    Gabriel.

    Só uma observaçãozinha. Esta errado dizer “entrar dentro”. como no trecho “A funcionalidade é muito simples, bem “a la Steve Jobs”. Simplesmente você entra dentro dos Ajustes…”.

  • Rebeca

    vulgo pleonasmo!=p

  • Lucas

    O iLex.. Você pagou cara?

  • Lucas
  • Lorenzo Firmino

    Show!

    Firmire 3.0 – tá me surpreendendo!

    iLex, e usar foto como Papel de Parede, tá disponívrl?

  • Jorge Miguel

    Com copiar e colar + modem + push, eu não preciso de jailbreak mesmo!

  • Pedro

    Realmente a Apple atacou seus concorrentes de todos os lados. Todas as brechas que davam espaço para o Pre, Android ou o proprio Jailbreak foram tampadas. E isso ainda faltando vários meses para o lançamento. Com certeza novas funções serão anunciadas e outras já existentes serão descobertas. Finalmente poderemos dizer que o iPhone é o melhor smartphone do mercado sem ouvir reclamações a respeito de suas deficiencias.

    E viva a concorrencia!

  • Iron Junior

    É mas não faz cafezinho e torradas com manteiga quando acordamos! hauhauha Finalmente uma firm show!!

    Acredito não ser pesadelo para as operadoras, até porque os planos de internet ilimitados vendidos pelas operadoras (ao menos as aqui do sul) já vem com um modem para por o chip e usar diretamente no cumputador.

    A tim por ex. está oferecendo inclusive com modem routeador. Pena que a cobertura da tim ainda é precária em SC. Mas isso demonstra que eles possuem infraestrutura para suportar o uso.

    Esse firmware 3.0 quando sair oficialmente acredito que virá com todos os pedidos dos usuários, já que atendendo os consumidores é a única forma da apple impedir o uso de softs de terceiros, já que atualmente somos dependentes de jailbreak por conta das inúmeras opções que já deveriam ser resolvidas em outras atualizações.

    Mas… finalmente veio a 3.0 para renovar e por o iphone no topo novamente.

  • Gabriel Rinaldi

    @Temo Desculpe, valeu por informar.

  • Gabriel Rinaldi

    @Iron Junior é verdade, mas ai é que está o problema, para as operadoras o interessante é vender o modem, pois é dedicado a isso. Quantas pessoas pagam por um modem? Quem tem modem?

    É fácil prever o uso, principalmente num aparelho dedicado. Quando se fala de iPhone (ou outro celular) a VIVO por exemplo diz que o compartilhamento de internet não pode ser feito com o computador e ainda ameaça bloquear as vezes. Isso por que eles calculam “errado” as previsões. Se todos os 200000 iPhone entrassem na rede 3G com notebook imagina o quanto a mais não usaria a banda?

    No iPhone é uma tarefa de cada vez, no computador são 10-20 aplicações usando a net ao mesmo tempo.

    Mas você tem razão, eu acredito que quando for lançado o 3.0 aqui no Brasil esse recurso estará disponível.

  • Lucas

    @Gabriel Rinaldi, vocês compraram o firmware? Me diga como conseguiram. Por favor! :T

  • Qualquer um que tem assinado o plano de desenvolvedor da Apple pode baixar o firmware 3.0 Beta.

    Quando você assina esse plano, você vincula seu iPhone (através do UID) a sua conta, já reconhecida como parceiro desenvolvedor… o firmware 3.0 beta SÓ E APENAS VAI RODAR em aparelhos que estão vinculados a uma conta de desenvolvedor e que tem inscrição válida.

    Para isso é preciso pagar 99 USD por ano, o que também te permite ter acesso a conteúdo exclusivo (material de suporte pra desenvolvimento) e suporte da Apple, e também, obviamente, submeter aplicações pra App Store.

  • Opa, consegui fazer funcionar na TIM! Agora só falta testar o A2DP 🙂

  • Marcos

    eu acho estranho dizer que tethering dá problema para as operadoras… uma vez que ele simplesmente passa seu acesso atual para outro dispositivo…
    Ora, se eu, por exemplo, que tenho 250Mb de dados pela Vivo, utilizar esse recurso, vou continuar tendo os mesmos 250Mb..não será por causa de tethering que eu vou sobrecarregar a rede… se eu passar da franquia, a Vivo vai me cobrar caro por cada mega excedido….. e se muito excederem ela vai cobrar caro de muitos e vai ter muita grana para investir em infraestutura….
    O tethering não “cria” conexão… apenas compartilha a que você tem com as mesmas limitações;;;;;
    abraços

  • Wagner Kobayashi

    iLex: vc não deixou claro em nenhum lugar como conseguiu o fw 3.o beta. Ou pelo menos não achei onde. Eu, como leitor, não entendi como vc foi criando novos artigos do fw 3.0 como se o tivesse, até ler as respostas acima. Poderia ter dito em algum artigo algo como “Estou com o fw 3.0 beta pq tenho conta de desenvolvedor e falarei minhas impressões”.

  • Bruno

    Galera, desculpe aí a ignorância. Achei que tinha entendido, mas acho que não. Essa rede compartilhada significa que eu vou usar a net do note no iphone ou a conexão do iphone no note? ou ambas? hehe

  • And1

    Wagner Kobayashi cara se vc quise eu te passo o linck do firm 3.0 so q depois vc vai fica com seu cel bloqueado, então ve ai oq é melhor pra ti usa seu cel como cel ou como peso de papel….

  • Você tem como liberar o ipcc? 🙂

  • Wagner, desculpa mas eu não tenho obrigação de deixar claro nada. O meu objetivo aqui é passar a informação de como será o futuro firmware.

    Eu tive que assinar um termo de compromisso com a Apple que me limita muito no que dizer (até acho que falo demais :P). Mas pensei que os leitores entenderiam quando disse “o firmware beta é para desenvolvedores registrados oficialmente” e que “o firmware pirata bloqueia o seu iPhone”.

    Somando 1+1, qual a conclusão que se chega? 😉

    Espero que não fique chateado com essa minha resposta, mas não gosto quando me exigem coisas. Não tenho obrigação de deixar nada claro para ninguém, desde que eu faça tudo na legalidade. 😉

    Abraço

  • Gabriel Rinaldi

    @Todos

    É bem simples na verdade, e não tem nenhum segredo:
    – Se você tem licença de desenvolvedor da Apple (sim, a que custa 99 USD) você pode instalar o beta;
    – Se você não tem essa licença a Apple bloqueia o seu celular;
    Não tem mistério nenhum! Se tem fotos e imagens aqui é por que …
    😉

    Abraços

  • Arliss

    Olá gosto bastante desse blog.
    Manifesto que eu também acho que não é tão pesadelo assim para as operadoras o uso como modem.
    Aqui no sul pelo menos em POA o 3G funciona muito bem e eu conheço muita gente que usa direto, (como modem) inclusive eu. E tem um monte de modelos que funcionam como modem no portfolio das operadoras.

  • Guilherme th4uros

    opaaaa ai simmmm
    se continuar assim vai ficar lindo.
    adeus PDANET rs rs

    o/

  • Bruno

    nao entendi ainda esse compartilhamento… ele vai compartilhar a internet do iphone com um computador e outros dispositivos ou vai compartilhar como um access point?

  • Homero

    Impressionante. Com tudo isso a Apple esta entrando com tudo na briga com os concorrentes (???), com o jailbrake, Cydia, etc. Parabens Ilex por nos manter mais que informados. Antes mesmo de ter comprado o meu iPhone ja lia o seu blog.
    Parabens pela cobertura. Agora é so aguardar…
    Impaciente.

  • LUCIANO

    Olá Pessoal,

    Gostaria de dizer que iniciarei a minha participação neste blog pois acabei de adquirir o meu IPHONE 16 gb heheh

    Antes de vocês perguntarem o pq de minha manifestação, explico agora: consegui um mapa da mina para conseguir de R$300 a R$400 de desconto no aparelho (pra quem não é VIVO e pretende migrar para Operadora).

    Cadastrem-se no site da VIVO no link de portabilidade. A operadora entrará em contato com vocês em 48h/72h, aproximadamente.

    O aparelho de 16gb será ofertado por R$1099 no IPhone350, R$1199 no Iphone180 ou por R$1299 no Iphone150 (o que eu adquiri, muito bom custo-benefício).

    O de 8gb sai por R$1049 neste último plano que falei, ou por R$849 no primeiro e, assim, sucessivamente.

    Pois é, quem quer ir pra VIVO pode agora ter bons planos (na minha visão) e PREÇOS do Gadget muito competitivos

    Ah, e divide em até 10x no cartão sem juros.

    Bem, apenas para se ter uma idéia, ao se adquirir o Iphone na Loja VIVO no plano 150/750Mb paga-se R$1579 pelo de 16gb. Neste caso, consegui uma economia de aproximadamente R$300,00.

    Tentem chorar ainda mais pra ver se conseguem mais vantagens.

    Abs

  • Gabriel Rinaldi

    @Bruno ele vai compartilhar via rede, ou seja, em princípio com qualquer dispositivo que aceite uma conexão de rede USB (caso do Windows e Mac) ou Bluetooth com protocolo de rede (PAN) caso de alguns PDAs, Mac e Windows. Access point? Bom se tiver falando de uma conexão P2P (1 para 1) sim, se for para vários, por USB é impossível, agora por Bluetooth é uma boa pergunta!

  • tiago

    Pessoal, vocês acham que esse negócio do bluetooth vai permitir a partilha de ficheiros a partir de uma aplicação tipo airsharing?
    Abrcos
    Portugal

  • Bruno

    que maneiro. 2 brunos diferentes fizeram perguntas semelhantes 😉

  • tiago

    Pessoal, vocês acham que esse negócio do bluetooth vai permitir a partilha de ficheiros a partir de uma aplicação tipo airsharing?
    Abrcos
    Portugal

  • Brian

    as operadoras vão ter que repensar!!

  • Ricardo

    Ao meu ver a questão das operadoras quererem bloquear é relativo. Antes do iPhone tive um windows mobile e nele o tethering é nativo. Sou cliente Vivo, sempre utilizei o compartilhando e hoje utilizo com o PdaNet. Penso que a funcionalidade sendo nativa deveria ser vista mais como um atrativo.

  • Páris

    Oi pessoal, como eu disse em um post anterior, a apple finge que briga com os desembolvedores do Cydia, mas no fundo fica é copiando os aplicativos, pois sai muito mais barato para ela.
    Quanto ao fw 3.0 fico no agurado, pois vai melhorar e muito o que já era bom. abraços.

  • Doctor

    Alguém quer comprar um IPhone Classic?

  • Gabriel Rinaldi

    Por quanto?

  • iLex, e a bateria? o PDANet come a bateria do iphone em 1 hora e pouco… o thetering oficial demora quanto tempo pra acabar com a bateria?

  • Renato

    Isso ja esta faltando desde o inicio,
    vai melhorar e muito no iphone

  • Emerson_

    Pessoal, desculpe se minha pergunta é absurda, mas vamos lá:
    Se tenho o iphone já jailbreak, terei problemas ao atualizar o firmware para 3.0 ?

  • Gabriel Rinaldi

    Se nada mudar até lá sim…

  • @Doctor, iPhone classic?

    Aceito doação! 😛

    Já que tenho que andar com 2 celulares, que pelo menos ambos sejam iPhones

  • thiagobh

    atualizei meu iphone pra os 3.0 mas em rede nao tem essa opcao ai nao… de Ajustes > Rede > Internet Tethering

    pq?

  • thiagobh

  • victor

    Acabei de atualizar meu iphone e tb não tem esta opção!!!

  • Brunno

    Tentem, Ajustes > Geral > Rede > Compartilhamento.

    Comigo funcionou perfeitamente via usb. Mas via bluetooth ainda não. O Mac está conectado ao iPhone, o iPhone diz q está compartilhando a internet, mas ainda assim nao navega… Alguma pista de que outras configurações tenho q fazer???

  • victor

    Não tem essa opção de compatilhamento no meu iphone qd chego em rede não.
    Tem apenas ativar 3g; roiaming de dados, vpn e wi-fi.
    Alguma ajuda?

  • krikaoli

    Notícia boa. Mais uma vez confirmou-se. O problema é que a VIVO bloqueiou ou não ativou o tethering no iphone 3G os 3.0 descaradamente… Ainda por cima fica dizendo que a culpa é da Apple… O tethering é direito de clientes usuários de iPhones e previsto no contrato também. Nota 0 VIVO.

  • Estou usando o compartilhamento nesse momento! Estou no aeroporto, utilizando o compartilhamento via USB, pela VIVO, e funciona perfeitamente!

    O único porém, ainda, é a velocidade…. segundo o site da VIVO, a velocidade máxima do 3G é 1Mb/s, e nos testes que faço realmente não ultrapassa 0,7Mb/s….

    Mas o fato de poder conectar meu iPhone no laptop em qualquer lugar coberto pela VIVO no Brasil inteiro já me deixa muito satizfeito!

    Parabéns pelo blog!

  • Douglas

    Ola, estou com um problema, espero que alguem possa me ajudar, quando acesso a opçao geral-rede- o campo compartilhamento fica com uma pequena bolinha girando, como se estivesse procurando, e fica nisso durante horas, preciso conectar meu iphone na internet , pelo meu computador, ja que ele nao reconhece minha rede sem fio tbm.
    JA fiz de tudo , rs ja restaurei todo o celular , nao sei mais o q fazer. Alguem ja passou por isso?