Notícias

Aperitivo 3.0: compartilhamento da conexão internet do iPhone 3G com um computador

No final da apresentação do novo firmware 3.0 do iPhone, durante a sessão de questões e respostas, foi perguntado se novo firmware irá suportar tethering. A resposta surpreendeu:
Sim, nós já temos isso no novo firmware, mas estamos discutindo com as operadoras como viabilizar isso“.

Na verdade o que acontece é que com todos os usuários de iPhone com tethering, o tráfego de dados via rede celular iria multiplicar-se exponencialmente. O problema? Ter uma estrutura para suportar essa demanda. As operadoras hoje não estão preparadas para esse volume de dados. Mas tenho fé (inclusive para o Brasil) que isso será mudado em breve.

Quando instalei o novo beta do firmware, não vi suporte para o tethering. Fiquei meio decepcionado, mas eu já esperava por isso, afinal “não era suportado ainda”. Só que agora já se sabe que ele funciona. Não precisa dizer que pouco tempo já tínhamos um iPhone brasileiro também com a função funcionando! 🙂

Compartilhamento da internet do iPhone

A funcionalidade é muito simples, bem “à la Steve Jobs“. Simplesmente você entra em Ajustes > Rede > Internet Tethering e seleciona On ou Off para o compartilhamento! Poderia ser mais simples?

Reconhecimento bluetooth

Você agora pode escolher entre usar via USB (eu recomendo, pois a bateria no 3G dura “segundos”) ou via Bluetooth. O mac reconhece agora o iPhone como um dispositivo Bluetooth e faz uma rede. Por USB a mesma coisa, o telefone é reconhecido como uma rede USB.

Tethering no iPhoneTethering no iPhone

A rede funciona até mesmo com a tela bloqueada. Talvez por isso mesmo que o Wi-Fi não seja usado também como opção, pois este se encerra toda vez que o aparelho entra em repouso.

Dispositivo no Mac

As velocidades no teste não foram tão altas, mas o suficiente para navegar tranquilo pelos sites e ainda escrever este post!

Velocidade da conexão

Esta função estará disponível no próximo firmware 3.0, que será lançado entre junho e julho deste ano. Será compatível apenas com o iPhone 3G e futuros, pois infelizmente o hardware do modelo Classic não suporta esta função. 🙁

É isso, acredito que cada vez menos ouviremos “É, mas o iPhone não faz isso…“.
Mesmo para que não fez o jailbreak. 🙂

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados