AplicativosApp StoreApple

Testamos o novo aplicativo Keynote Remote, da Apple

Keynote Remote

Na apresentação de Phil Schiller na Macworld, foi lançada a nova versão do programa Keynote, um fantástico realizador de apresentações para Mac (não vou dizer que é um similar do Microsoft PowerPoint, pois isso seria rebaixar demais o programa da Maçã). E junto com ele, um aplicativo para pilotá-lo pela rede sem fio, direto do iPhone: o Keynote Remote. E obviamente não poderíamos deixar de testá-lo para saber se ele está adaptado ao usuário brasileiro.

Veja suas apresentações direto no iPhone

Primeira boa surpresa: o aplicativo está totalmente traduzido para o português brasileiro! Ele identifica automaticamente o idioma do aparelho, por isso se o seu estiver em outra língua, terá que mudar nos ajustes se quiser ver em português.

Como bem dissemos no dia da apresentação, ele funciona de uma maneira muito similar ao aplicativo Remote, lançado em julho, que serve para pilotar o iTunes à distância (veja aqui uma demonstração). Justamente por isso, o Keynote Remote (traduzido para o português como “Controle Remoto“) só funciona na mesma rede sem fio de seu mac, pois utiliza o wi-fi para se comunicar.

Precisa de uma rede wi-fi

Estabelecida a conexão, você tem acesso às configurações do aplicativo, onde você emparelha seu dispositivo com o computador. Para isso, você deve ir nas Preferências do Keynote no mac (que aliás, também está todo em português) e selecionar a opção Controle Remoto:

Preferências do programa Keynote
clique na imagem para ampliar

Se o aplicativo estiver aberto em seu iPhone (ou iPod touch), o mac vai reconhecê-lo. Neste ponto, basta clicar em “Vincular” e então digitar a senha apresentada no aparelho.

Código para emparelhar o aparelho e o mac

A partir daí a conexão com o seu mac já está feita e você pode já começar a pilotar remotamente sua apresentação. É tudo muito fácil e intuitivo, onde a mudança de slides é feita com o simples arrastar de dedos. Você pode escolher se quer ver a imagem no iPhone na vertical ou horizontal. Se optar por este último, ele mostra o próximo slide que está para vir, muito prático em apresentações. Dizem as más línguas que Steve Jobs o estava usando na apresentação do Phil… 😛

ConfiguraçõesOpções

Acho que não preciso enfatizar que o programa Keynote é compatível apenas com computadores Macintosh e por isso o aplicativo para iPhone só funciona com ele.

O Keynote Remote custa 0,99$ na App Store, enquanto que o programa para Mac pode ser baixado em uma versão de testes no site da Apple, com o pacote do iWork 09.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • henriqueG

    app forca brasil no top 25 dos pagos =D

  • Show de bola !

    A galera das palestras vai se dar bem ! hahaha

    Felipe Braga

  • FHL

    opaa..

    ótimo.. para aprsentar meu TCC final do ano! 😀 hehe

  • Kléber Tanide

    Fala galera,
    desculpa fazer uma pergunta num post que não tem nada a ver com minha dúvida, mas é que aqui tem gente que sabe tudo sobre o iphone…
    É o seguinte, estou com um problema aqui, não sei se é comum ou eu que sou burro.

    O meu youtube não funciona, quando eu tento abrir é exibida a seguinte mensagem:

    “Primeiro você deve estar conectado no Itunes com uma conexão à internet para ativar o YouTube”.

    No itunes não tem nada, não sei o que fazer.
    Meu iphone tá com firmwire 2.2, atualizei com custom pra não afetar a baseband.

    Alguém aí sabe o que eu tenho que fazer?

  • Edguitarra

    Quem não tem um mac, faz o que?

  • Frederico

    Ô iLex, não precisa esculachar o PowerPoint, tudo bem que eu sei que o pessoal da maça capricha nos seus produtos, mas não é por ai também…

  • Diogo Azevedo

    Acho meio desnecessário, esse negócio, que TODOS os que escrevem para blogs sobre produtos Apple, depreciarem os produtos da Microsoft.

    Na boa, nem tudo que a Microsoft faz é bom, mas a suíte Office é excelente. E nem tudo que a Apple faz é bom.

    Logo, seria interessante parar esse “jogo de ironias” desnecessário.

    Abraço

  • O PowerPoint 2007/2008 (assim como o Office) foi um grande avanço. Gosto muito e a interface ficou muito mais intuitiva do que era. Julgo um programa padrão-ouro da indústria. Comecei a brincar no iWork porque gosto do jeito Mac de fazer as coisas, assim como todos os efeitos, templates e integração com outras tecnologias do OS X. O único empecilho ainda é a conversão aos arquivos Office. Em formatações simples, as coisas são praticamente iguais. Porém converter uma Keynote para apresentação .ppt ainda é dor de cabeça, e vice-versa.

  • É preciso ter usado o Keynote para ver que a diferença para o PowerPoint é gigantesca.

    Acho que é fácil defender a MS sem nunca ter usado os dois para comparar.

  • Diogo Azevedo

    Não tô defendendo Microsoft, só estou dizendo que é desnecessário dizer “não vou dizer que é um similar do Microsoft PowerPoint, pois isso seria rebaixar demais o programa da Maçã”.

    No mais, encerro minhas participações no comentário por aqui, não vai levar a nada discutir com fanáticos…

  • Marcos Melo

    Com certeza foi desnecessária a afirmação do texto sobre o descrédito ou a comparação irônica entre o keynote e o powerpoint. Estou com o Diogo Azevedo: não leva a nada esse fanatismo, verdadeiro credo.

  • Nathan

    Há sempre opiniões diferentes, mas concordo o pessoal do blog do iPhone, o keynote, é um programa avançado, e por termos técnicos é considerado o programa de slides e apresentações mais completo e avançado que existe. O que eu discordo, é essa comparação entre keynote e Microsoft PowerPoint, apesar de tal comparação estar correta.

  • mrbin

    Infelizmente, eh isso mesmo nao leva a lugar nenhum, essa discussao, nao adianta, quem nunca usou um mac nunca vai entender e vai sempre falar que fanatismo e nao que eh a realidade, fanatismo eh dizer que algo eh bom sendo que na real ela eh ruim, como ja dito o pior cego eh aquele que nao quer ver. assista o filme piratas do vale do silicon e veja porque o windows eh uma porcaria.

  • Frederico

    Windows e Visual Studio são minhas ferramentas do dia-a-dia. São com elas que coloco comida na mesa da minha família. Como seria a vida hoje de milhões de pessoas se não existesse a Microsoft? Respeito a Apple e sei que seus aplicativos são geniais e acho bacana isso. Mas não podemos desprezar produtos e empresas que escreveram a história da tecnologia mundial. Não gosta do PowerPoint? Beleza! Acredito mesmo que o Keynote deva ser super interessante. Mas muitos executivos fazem suas apresentações no PowerPoint. Então ele tem seu mérito, assim como acredito que a Apple tenha os seus.

    Além do mais, Apple e Microsoft tem politicas diferentes. Agradeço a Deus todos os dias pelo Bill Gates não pensar igual ao Jobs, senão estaria escrevendo isso numa folha de papel e passando por Fax para voces, pois o Jobs não dá a mínima se você não tem 5.000,00 para dar num iMac.

    Mas gosto do jeito dele de pensar, ele é genial e empurra seus concorrentes a inovarem para tentar alcançar seu poder de criatividade.

    Agradeço também a Deus pelo Jobs existir e ser quem é, senão talvez ainda estariamos dando ENTER o tempo todo e usando MS-DOS…

    Viu! Todos têm a sua importancia e para tanto é preciso respeitar. São diferenças que se completam, se uma não existisse não faria a outra ser o que é hoje.

    Antes de criticar, pense nisso!

  • Luiz Trindade

    e por bluetooth…nada…é ridícula esta posição da apple frente a compatibilidade do BT. Grandes empresas não abrem sua rede Wifi para visitas, logo é inoperante em apresentações em clientes. Tem q testar se funciona numa rede AdHoc…

  • roberto

    ele pode ser usado em visitas ao cliente sim, já que o mac pode criar sua própria rede sem fio (sharing) independente da do seu cliente, Bluetooth já era, é muito lenta e de pouco alcance.
    Já a compatibilidade com o Powerpoint é reduzida, pois os efeitos existentes são diferentes

  • iParga

    concordo com o Ale salvatori, ate eu ter um mac, achava que o mac era horrivel,mas agora, tenho ate camiseta encrito “ONCE YOU GO MAC, YOU NEVER GO BACK.”

  • mrbin

    Frederico, fica dificil para quem tem a cabeça centrada no windows ainda mais sendo o seu ganha pão, se voce nunca usou um mac e não tem conhecimento do que foi mais ou menos a história não dá para debater, windows é uma cópia mau feita do sistema do mac que foi roubada de certa forma, compactuar com o gates e o mesmo compactuar com um ladrão, não foi graçãs a ele que tem windows hoje pode ter certeza, MS DOS nem foi ele que fez foi comprado de um nerd, e vendindo a IBM, esperteza sim, usada de forma errada em beneficio próprio, realmente póliticas diferente, um produz porcaria e vende barato e tudo mundo gosta é uma porcaria mais é barato, fez uma cópia mau feita com defeitos e vendeu assim mesmo, para dominar logo o mercado, se hoje tem virus e outros mais é graças ao MS DOS, da pra ver as comunidades hackers, a do windows tem virus, invasão e por ai, a do mac procura melhorar olhe iphone, comprar uma ferrari com preço de fusca fica dificil, se apple tivesse dominado o mercado com certeza seria diferente, os preços não seriam esses, mais uma vez olhe o iphone 195 dollares, se ai no Brasil está o dobro é porque tem gente que pensa igual ao gates, esperteza, não é assim, mau do Brasileiro só pensa no próprio umbigo, quem trabalha pra traficante deve pensar do mesmo jeito, graças a Deus que ele existe se não como ele ia colocar comida em casa, se o gates não existisse com certeza o mundo seria melhor, dizer que o mau é nescessário para que haja o bem, somente para as pessoas que querem o caminho das pedras, prefiro a da grama, antes de falar sobre algo pesquize mais, falar sem ter experimentado é falta de experiencia de vida, seja mais imparcial, não distorça a realidade e não se vergue aos obstaculos, nessa vida é tudo passageiro, não é por causa do dinheiro ou de uma dificuldade que eu vou roubar, o que é certo é certo, a apple não é perfeita, mais comparando com a MS ela é bem melhor em tudo. Pense nisso, nessa vida não levamos nada somente a nossa evolução.

  • Gabriel

    Po pessoal, criticar assim a Microsoft eh bobagem! eu mesmo sou um fan da apple, mas temos que admitir que a apple tem falhas tao grandes quanto as da microsoft. soh pra comecar a apple tem essa mania de querer controlar tudo demasiadamente ( ta certo que isso propicia um grau de qualidade impar em seu hardware), mas isso limita muito o usuario por vezes. quem nao gostaria de poder instalar programas no seu iphone sem ter que passar obrigatoriamente pelo itunes e suas inumeras protecoes? quem nao gostaria de pode comprar o macos x numa loja e poder instalar naquele netbook de 300 dolares? por que comprar um macbook air quando voce pode ter uma funcionalidade equivalente com um netbook desses? eu adoro o meu mac e a apple, mas sem duvida a apple podia ser mais aberta em alguns aspectos. sobre o keynote mobile, eu vou adorar usar isso nas minhas apresentacoes! ehehe

  • Frederico

    @mrbin, conheço a historia do Gates, sei que plagiou o SO da Apple, é evidente que agiu errado.

    Agora tem muita gente trabalhando na Microsoft e que não fez nada de errado, criticar implacavelmente os produtos da Microsoft vai além de criticar o Gates. Tem muita gente bacana envolvida nisso.

    A Microsoft vive enfiando o nariz onde não é chamada, usa de práticas desleais como a que fez com a Netscape.

    Mas ela tem produtos bons e interessantes sim. Usei pouco o MacOS mas tenho pretensão de conhecê-lo mais e até onde sei, é um excelente SO.

    Mas continuo sustentando a minha tese de que se dependesse do Jobs estaria escrevendo isso num papel e passando por fax.

    Você pode até entender de historia, mas não é a mãe Dinah pra adivinhar se por acaso o Bill Gates não tivesse existido se o Jobs pensaria em mudar sua estratégia de trabalho.

    O que eu não gosto é dessa paixão incontrolável que muita gente tem, esse frenezi louco de ficar rebaixando tudo que não vem da Apple.

    A mesma coisa acontece com religião, política, etc.

    Mas a grande verdade é que ninguém é dono da verdade.

    Pode estar certo que se alguém numa roda de simpatizantes do Windows começasse a falar mau do MacOS eu iria defendê-lo da mesma forma como estou fazendo com o Windows. Faria o mesmo com o Linux. Não gosto de fanatismo. De gente que acha que só o que ela faz está certo e que está todo mundo errado. Só isso.

    E outra: não tenho nada contra voce nem ninguém. Se voce acha que o Windows é uma porcaria, ótimo, mas guarda pra voce, porque estou certo que na sua casa deve haver algo que não é o top de linha, e se voce vir alguem rebaixando esse seu objeto à lixo voce nao vai gostar, vai se doer como aconteceu comigo. Tenho meu ponto de vista sobre tudo e acho que tudo tem seu valor. Eu compro o que acho que é bom pra mim e que esta dentro do meu orçamento. Cada pessoa compra o que acha que lhe é conveniente. Podemos discutir tecnologia, pontos de vista sem se ofender, sem falar mau de nossos concorrentes.

    Amigo, desculpa se me exaltei, não quero lhe ofender, mas por favor, pensa no que disse, não vamos levar as coisas para o campo da extremismo.

  • mrbin

    Caro Frederico, faço as minhas palavras as suas, penso da mesma forma assim quando ouço que é a maioria defender o windows sem mesmo ter conhecimento e que ao tentar mostrar a realidade ouço sempre a mesma coisa que somos extremistas ou fanaticos, apenas fico indgnado com tais argumentos, não estou falando de aplicativos mais do sistema em si, não tenho top de linha meu mac e g4 dual de 450 tem 10 anos no minimo e o pc um pentium 4 que vive formantando, mais se alguem disser que os dois são um porcaria com certeza eu concordo pois os cpus de hoje são melhores, vc mesmo que disse ninguem é advinho, mais vc mesmo tambem disse que se Gates não tivesse existido estariamos escrevendo isso num papel e passando por fax, não sou a mãe Dinah e nem vc, se vc tambem acha que o windows, é uma boa ferramenta, ótimo, mais estamos num blog do iphone que por acaso é fabricado pela Apple, é obvio que a preferencia será toda da Apple, muitos se esquecem do tópico em questão e passam a defender a MS, num blog que é voltado praticamente para Apple, isso não é fanatismo?, assim como vc mesmo disse religião, politica, quando alguem fala mau já se sente ofendido e passa a defender, não é fanatismo mais sim a realidade, o preço do imac é o mesmo que um pc na mesma configução, assim como o OS Leaopard é mais barato que o Windows, então não se pode falar que é politica do Jobs ou mesmo da Apple vender mais caro, se ai no brasil é caro com certeza não por causa da Apple ou Jobs pelo contrário, como jã disse olhe o Iphone bom e barato, é mentira isso que eu disse ?, como vc mesmo disse tambem, guarde pra vc seus pontos de vista, o tópico esta falando do keynote remote, e não sobre MS ou Apple, o ponto de vista de quem postou deve ser respeitada e não ser critica como foi, olhe quem começou primeiro, fala o que quer escuta o que não quer, pois o blog não nos pertence. Sou realista, o que é certo é certo.

  • Nathalia

    Hey pessoal, espero que possam me ajudar! Estou tendo dificuldade para emparelhar o meu ipad e meu macbook com o keynote! Meu ipad não aparece na lista de dispositivos móveis para controle remoto. Já tentei de tudo… não sei mais o que fazer! Ambos encontram-se da mesma rede e o keynote remote encontra-se aberto no meu ipad, mas mesmo assim o keynote não reconhece o dispositivo. O que pode estar acontecendo?? Desde já muito obrigada!

  • DANIEL

    Apropaganda diz que o remote pode ser utilizado com Wii-Fi e Bluetooth. Comprei por esse motivo, no entanto não consigo usar utilizando o Bluetooth. Lamentável.

    • Em qual propaganda você viu isso, Daniel?