2008ARQUIVO

Como alguns brasileiros estão conseguindo comprar o iPhone 3G

.

Este artigo tem mais de seis meses de existência e pode conter informações desatualizadas.

Pois é, depois da notícia de ontem que o Brasil não lançará o iPhone no dia 22 de agosto, muitos brasileiros impacientes querem saber como comprar esse objeto de desejo. Tem até gente organizando excursão para o Paraguai para poder adquirir um, mesmo não sabendo ainda se ele vai ser vendido desbloqueado ou ligado à algum plano.

Para dar uma luz à esses impacientes, o Blog do iPhone fez um levantamento e recolheu o depoimento de três brasileiros que conseguiram uma maneira de garantir o seu. Eles nos contam os detalhes de como ter no Brasil um iPhone 3G.

Estados Unidos


O Denis conseguiu o dele em uma viagem à Nova Iorque. Seu grande trunfo foi ter um amigo que mora lá e que comprou o aparelho com seus documentos norte-americanos. Para ficar mais perfeito ainda, o amigo ficou com o plano para pagar, o que possibilitou trazer o telefone para o Brasil sem as burocracias com a AT&T. É a maneira mais barata, mas também a mais difícil de acontecer, pois conseguir alguém que fique pagando o plano depois é muuuuito raro.

Só para lembrar, agora não é mais possível comprar o iPhone nos Estados Unidos sem documentos de residente, nem sem um plano de fidelidade.

Itália


O Guilherme comprou o seu na Itália, através de uma tia que estava de viagem por Roma. A compra foi em uma Apple Store, bastando apenas apresentar o passaporte brasileiro. Não foi preciso o vínculo a nenhum contrato de fidelidade, pois foi comprado um pré-pago. Porém, há uma cota por loja de exemplares com esse plano e por isso pode ser difícil encontrar algum em estoque.

O aparelho veio fechado da Itália, com o cartão SIM da TIM italiana em uma embalagem separada. A ativação foi feita tranquilamente como um chip da TIM Brasil (mas provavelmente poderia ter sido feito com qualquer outro), conectando o iPhone no iTunes.

Foi testado também um chip da Claro e tudo funciona perfeitamente, inclusive com a atualização do firmware direto do iTunes.

eBay


O Duty comprou o seu através do eBay (site de comércio de onde o Mercado Livre copiou a idéia). Para se inscrever, é preciso um Cartão de Crédito Internacional e uma conta no site PayPal. É importante que na hora do cadastro o endereço seja o mesmo daquele que consta na fatura do cartão, pois é isso que vai garantir ao PayPal a veracidade das informações fornecidas.

É possível encontrar iPhone 3G a partir de US$ 650, mas deve-se averiguar se o vendedor envia para o Brasil, e por qual preço. Outra coisa importante é observar a avaliação do vendedor. É preferível aqueles com nota maior de 98% e com no mínimo 500 negócios realizados. Antes de qualquer lance, dê uma lida nos últimos comentários que ele recebeu para ver se há reclamações sobre entrega de produto ou algo assim. É importante uma boa noção de inglês para comprar no eBay.

O vendedor envia pelo correio e, ao cruzar a fronteira, a Receita Federal cobra 60% de imposto sobre a fatura do produto. No caso, o valor foi o de compra na Apple: US$199. Fale com o vendedor sobre isso.

Para poder usar com uma operadora brasileira, ele comprou também um adaptador de cartão SIM, o YESSIM, também comprado pelo PayPal.

Resumindo, para calcular o preço quando se compra pelo eBay, a fórmula é a seguinte: preço do produto + frete para o Brasil + imposto.
Não está incluído aí o preço do adaptador SIM, caso decida comprar um.

.

 

Esses são alguns exemplos de como conseguir o iPhone 3G antes dele chegar no Brasil. Se você é um dos impacientes que não aguenta mais esperar a ANATEL se definir, agora já tem alternativas.

Caso você também já tenha o seu, poste nos comentários como foi que você fez para conseguí-lo. Vai estar ajudando muita gente.

E o nosso muito obrigado ao Denis, ao Guilherme e ao Duty por terem compartilhado conosco suas experiências. A comunidade agradece.

Botão Voltar ao topo