Notícias

Aprenda a construir aplicativos para o iPhone

Claro, a dica é só para quem entende um pouco de programação ou está realmente interessado em aprender, não para quem acabou de comprar seu novo iPhone.

O iPhone Software Factory é um projeto dirigido ao desenvolvimento de aplicativos para o iPhone e iPod touch. Lá você encontra uma grande quantidade de material didático, com noções básicas de programação para o iPhone OS X, Objective-C, Cocoa, além de dicas e ferramentas. A idéia é dividir com a comunidade o máximo de conhecimento para que todos cresçam juntos.

O site também possui exemplos práticos de código fonte, técnicas de programação em geral e análise de novas aplicações que saírem. É uma referência obrigatória para todos os programadores do iPhone.

O site está todo em espanhol, mas com um pouco de esforço a leitura não é difícil. É o complemento perfeito para o SDK oficial.

Para conhecê-lo, basta clicar aqui.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Muito legal este blog, começou agora, né? Eu tenho muita curiosidade em relação ao SDK e vou tirar um tempo para aprender. Dica muito boa!

  • Kapela

    Qual é a vantagem em desenvolver aplicativos com o SDK se eu sou OBRIGADO a submeter o aplicativo à AppStore, visto que somente assim seria realizado a instalação no iPhone/iPod.

    Isso é complicado, pois por mais que eu concorde que aplicações pornográficas na lojinha online de Tio Jobs iriam prejudicar a imagem da empresa, o iPhone é o melhor player para ser segurado com uma só mão. O acelerômetro poderia ser usado em um sem-número de jogos questionáveis, como o Onanista Hero.

    Centralizando a distribuição assim, ou você aceita as regras da Apple OU não escreve programas para o iPhone com o SDK. Isso é ruim, é o extremo oposto da liberdade pregada pelo Stallman, e como todo extremo, é ruim.

    • Emilio

      Kapela, você claramente é um desenvolvedor, e assim como eu, não engole essa conversa de pagar para vender um aplicativo que desenvolveu. Meu amigo, aguarde mais um pouco… O Windows Phone 8 está ai, e mais, o Surface será lançado dia 26. Será mais uma amostra de que esse tipo de controle pode funcionar por um tempo e fazer meia dúzia de espertinhos milionários, mas sempre vem alguém mais criativo e pronto, resolvido !

  • Ué, eu acho que não é necessário submeter seu programa para a Apple não! Senão, o que aconteceria com os desenvolvimentos para as empresas?

  • É sim, Marcus. Todo o programa, para ir para a App Store, deve passar pelo controle da Apple. Para empresas há uma licença especial, onde a Apple disponibiliza a possibilidade de fazer tipo uma AppStore privada, só para funcionários de uma empresa.

    A vantagem, Kapela, é que o Cocoa touch (sistema do iPhone/touch) é apaixonante, e você sabendo programar pode até começar a fazer programas para distribuir na App Store.

    Imagine você fazendo um aplicativo legal e criativo e centenas de pessoas pagarem 0,99$ por ele. Você ganha dinheiro sem sair de casa, fazendo o que gosta.

    Sem falar que a noção de programação é a mesma para aplicativos do Installer também, o que abre possibilidades infinitas para os programadores.

  • iLex, eu me peguei no primeiro parágrafo do Kapela, que somente após submeter o aplicativo à Apple conseguiria instalar no iPhone/iPod. Eu entendo que consigo fazer isto diretamente no meu iPhone/iPod caso seja uma aplicação para meu uso.

    Agora, para distribuir/comercializar no mercado, concordo que é necessário passar pela Apple. E concordo também com o Kapela que isto é extremo e uma tremenda trava em favor da Apple!

    Agora, na assinatura Enterprise, as empresas recebem as ferramentas para distribuição e é nesse mercado que eu gostaria de atuar, desenvolvendo aplicações corporativas.

    Você viu que tem umas aplicações por US$ 0,99 que até um estagiário consegue fazer? Acho que vou começar a programar para o iPhone.

  • Alexandre

    Olá pessoal, eu tenho muito interesse em aprender a programar para o iPhone, mas sou leigo no assunto e tenho algumas dúvidas básicas:
    1- O SDK do iPhone só pode ser utilizado em Mac?
    2- Onde encontro material didático para programar para iPhone?

    Agradeço a atenção.
    **Parabéns pelo excelente Blog!

  • Rafael Kapela

    Certo iLex, eu concordo com você por esse ponto de vista.

    Mas o que coloquei em pauta é a obrigatoriedade do aplicativo ser enviado à Apple, pra só depois ser aprovado e entrar na AppStore!!

    Poxa, se eu quisesse criar um aplicativo besta e envia-lo diretamente ao meu iPhone, eu não conseguiria, visto que o SDK me obriga a enviar a aplicação à Apple.
    O máximo que existe é um simulador de iPhone, mas não é isso que eu quero!

    É por isso que os programas que são instalados pelo Installer (ou por outro método diferente da AppStore) NÃO são programados pelo SDK do iPhone.

    • irawild

      É possível sim, instalar os aplicativos que você faz no seu iPhone ou iPad, ou iPod Touch. Mas antes você precisa aderir ao programa de desenvolvimento da Apple, no qual você paga U$99,00 por ano e cria um certificado digital, e também cadastra os devices que você vai utilizar para testes. Neste caso de beta tester, você pode cadastrar até 100 aparelhos.

  • Rafael Kapela

    Marcus, não tinha lido seu comentário.

    E é exatamente isso o que eu quis dizer!

    Se eu desejo criar aplicações p/ iPhone e vende-las para o mercado corporativo (ou da-las a alguem… ou sei la o que), eu não vou conseguir via SDK!

    Alexandre
    Sim, o SDK é somente pra Mac OS X Leopard. No site que foi postado você encontra alguns materiais, outros é via google mesmo, hehe

  • Ok kapela, como já comentamos para usar o SDK temos também que ficar com as algemas.

    Alexandre, a fonte que eu tenho usado é o próprio site da Apple – iPhone Dev Center (http://developer.apple.com/iphone/) mas aí precisa ter um pouco de conhecimento de inglês. Lá tem tudo e está sendo o meu ponto partida.

    A indicação do Blog do iPhone também é muito boa e espero na continuidade (este blog está no início) tenhamos vários artigos. Ai… tem que saber leer textos en español.

    Abraços a todos!

  • Pingback: Site traz guia para desenvolver aplicativos para o iPhone | euPodo.com.br()

  • Saludos, gracias por reseñar el blog. Lamento no poder escribir en portugues para todos los amigos de Brasil.

    Si alguien tiene conocimientos de español/portugues y quiere trabajar en colaboracion para llevar el contenido a su idioma, podemos trabajarlo conjuntamente.

    De nuevo gracias y saludos!

  • Pingback: Site de ajuda a desenvolvedores para iPhone procura colaboradores brasileiros | Blog do iPhone()

  • Edmilson f. Santos.

    Sou estudante da linguagem Java e fiquei curioso sobre e
    este tipo de programação. Gostaria de obter mais detalhes. Grato.

    • O iPhone não trabalha com java, só com Objetive-C. 🙂

  • Camila

    Oi ,
    Gostaria de saber se alguem conhece algum programa onde eu possa criar meus proprios aplicativos p/ o Iphone …
    Eu entrei no site acima , mas achei que nao era isso que eu tava procurando ….
    Obrigada

  • Vitor

    Galera por favor, alguem sabe como acessa o link com o conteudo de material, o link indicado não acessando.www.iphonesoftwarefactory.com.ve

  • Sussuarana

    Olá pesso-ALL.
    Estou querendo me aventurar no iPhone. Parece ser uma boa, ams veremos. No momento tenho muitas dúvidas e gostaria de poder contar com a ajuda de voces no sentido de dar uma luz nas respostas.

    01 – Para desenvolver aplicativos para rodar no iPhone, eu preciso necessariamente estar desenvolvendo num equipamento MAC, ou já é possível utilizar um PC e instalar nele o sistema MAC para esse desenvolvimento?

    02 – Li os posts acima mas fiquei na dúvida. Como funciona esse processo de desenvolvimento? Como consigo desenvolver de forma que os aplicativos sejam comercializados na AppleStore? Quando custa fazer isso?

    03 – Ainda com relação a pergunta anterior, é possível desenvolver aplicativos e rodar no iPhone sem passar pela Apple? E se eu precisar de um aplicativo específico para rodar nos iPhones dos meus funcionários, não posso fazer isso e jogar direto nos aparelhos?

    04 – O site em espanhol está com LINK quebrado. Tem algum outro fora o da própria Apple?

    05 – Eu tenho um blog genérico. Se eu tiver acesso ao material poderei formatar e deixar disponível nele para que todos possam ter acesso. Alguém quer ajudar?

    Pohhh, desculpem pela infinidade de pergunas, mas acredito que é melhor perguntar do que tentar adivinhar. Se puderem ajudar, valeu mesmo!

  • Olá o link de acesso ao site esta quebrado.
    existe outro link ?
    Obrigado;

  • Boa tarde!

    iLex, eu me interessei muito no SDK da Apple, é necessário ter um MAC para desenvolver ?

    Obrigado !

  • Ilki Kitamura

    Qdo o assunto é programas para iphone, sou um perdido. Quero desenvolver um projeto para smartphones utilizando recursos de voz. Exemplo: Queria falar codigos e queria que o meu software interpretasse, convertesse esse codigo em comandos.
    queria saber se existe ferramentas hojes para desenvolver para iphone.

  • Marlon Volz

    iLex
    Programo para iPhone, e estou com grande demanda. Conhece algum desenvolvedor para indicar? Ou algum framework para agilizar o desenvolvimento?
    Obrigado

  • Giovane

    iLex o link do iPhone Software Factory não está abrindo! 🙁

    Obrigado

    Estou interessado de entrar no mercado de desenvolvimento de programas para iPhone…

  • joluve

    bom dia, a todos, bom como a maioria dao pessoal estive olhando o blog e vi que as duvidas sao sempre as mesmas entao sugiro que a pessoa que tenha um pouco de conhecimento na progranaçao faça um passo a passo do que seria nescessario para a programacao de aplicativos desde o PC a utilizar ate o Programa nescessario. Este passo a passo respondera sem duvidas a maioria da galera. Obrigado pelo blog.

  • diogo marinho

    Muito bom… Futuramente vou contribuir… Parabens..

  • rovilson

    Prezados bom dia.
    Não sou de TI, mas gostaria de saber quanto custa desenvolver um App simples para iphone, pois tenho em mente investir num negócio neste ramo.
    No aguardo URGENTE.
    Obrigado.