2012ARQUIVONotícias

Você Sabia que o seu iPhone ou iPad tem embutido um leitor de textos em português?

Nem todo mundo sabe, mas desde o iOS 5 que o sistema do iPhone, iPod e iPad possui uma função de leitura de textos, que lê em voz alta o que for selecionado. Ela se chama ‘Falar Seleção‘ e pode ser ativada diretamente nos ajustes do sistema.

Esta função originalmente foi prevista dentro dos recursos de acessibilidade, para ajudar os usuários com problemas de visão. Mas qualquer um pode usufruir dela no seu aparelho. Veja como ativar:

Passo 1: Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade e ative a opção Falar Seleção.

Passo 2: Escolha um texto para ser lido, seja no aplicativo Notas, iBooks ou até mesmo uma página de internet no Safari. Ao selecionar o texto, você verá a opção “Falar“. Basta tocar nela e ouvir a leitura.

O sotaque usado será sempre de acordo com o idioma escolhido para o sistema. Se seu iPhone ou iPad estiverem em português, ele só lerá textos em português; para quem gosta de usar o sistema em inglês, por exemplo, ele lerá todos os textos com sotaque inglês. Se você quiser que ele leia um texto em outra língua (para praticar um idioma estrangeiro, por exemplo), vá em Ajustes > Geral > Internacional e mude o idioma. Saiba, porém, que todo o sistema receberá esta alteração até o momento que você voltar para a língua de origem.

Veja mais dicas e novidades apresentadas no iOS 5 em nosso livro Segredos do iOS 5, compatível com qualquer iPhone, iPad e iPod touch. Se você ainda não o tem, baixe-o gratuitamente neste link.

Dica do Teta de Frango

Botão Voltar ao topo