2010ARQUIVO

Aplicativo brasileiro Formula 1 Mobile 2010: a resenha completa

Hoje foi dia de corrida de Formula 1 na China e aproveitamos para testar o novo aplicativo Formula 1 Mobile 2010, da brasileira FingerTips.

O utilitário (gratuito) foi feito para deixar o fã do automobilismo por dentro de tudo o que acontece no mundo da competição, com o máximo de informações e notícias sobre pilotos e equipes.

A interface dele é muito bem feita, com uma navegação agradável pelos vários ítens do menu, que é dividido em Grandes Prêmios, Classificação, Equipes, Notícias e História.

Todas as corridas da temporada são listadas em uma única página, e o que é melhor, com a indicação do horário que ela começa no Brasil. Você então tem acesso a todos os detalhes do Grande Prêmio, como história da pista, sessões de treinos e resultado da corrida.

Se você abre esta página no momento em que a corrida está acontecendo, poderá seguir ao vivo a posição dos pilotos, com dados como tempo de volta, distância entre carros e número de voltas dadas. O que eu achei muito legal foi a solução encontrada para dispor todas estas informações na tela reduzida do iPhone: muitos não devem ter reparado, mas ao movimentar com o dedo a coluna com os tempos, ele muda a informação apresentada.

Na parte de Classificação mostra o ranking de pontos dos pilotos e das equipes, que também possuem um menu individual com todos os detalhes.

No menu Notícias, algumas informações atualizadas do que anda acontecendo no Circo e na opção História, a lista dos campeões de todos os anos.

Pecados da juventude

Infelizmente, apesar de muito bonito e bem feito, o aplicativo ainda peca em alguns pontos importantes, sem dúvida por causa de ser recém lançado.

No acompanhamento ao vivo, a prometida “narração em tempo real” simplesmente não existiu durante a corrida deste domingo.

Outro detalhe que incomoda é a visualização de pilotos que estão em posições posteriores, pois a tela volta sempre para o início da lista sempre que há uma atualização (que acontece mais ou menos de 5 em 5 segundos). Acompanhar o Massa, que ficou em 9° hoje, foi bem difícil.

A tabela de Classificação dos pilotos, com os pontos, não é atualizada automaticamente, o que é complicado, pois é uma das primeiras informações que buscamos logo após a corrida. Tive que mudar para o aplicativo oficial (também gratuito) para me informar sobre a classificação geral no campeonato. A coisa se agrava mais ao constatar que, no momento de postagem deste artigo (quase 8 horas após do final da corrida), o aplicativo ainda mostrava a classificação antiga.

Parece também que ele foi lançado ainda incompleto, pois a parte de história das pistas simplesmente não existe.

Ainda nesta parte de história, certamente algum “estagiário” levará um belo puxão de orelhas. Ao buscar pelo histórico da pista de Bahrein (GPs > Bahrein > História), uma tela com uma mensagem um pouco xula aparece, certamente resultado de um descuido na hora de liberação da versão final.

Claro que tudo isso pode ser (e certamente será) arrumado rapidamente em uma próxima atualização e não prejudica tanto a avaliação geral do aplicativo, que é razoavelmente completo. Com a qualidade e competência que a FingerTips sempre mostrou, com certeza em breve o aplicativo se tornará o utilitário preferido de todos os fãs que quiserem acompanhar a Temporada de Formula 1 de 2010. :)

O Formula 1 Mobile 2010 pode ser baixado de graça na App Store (link) e é compatível com iPhone e iPod touch, OS 3.1.

Botão Voltar ao topo