2009ARQUIVO

O fim de uma Era: aplicativo Installer deixará de existir no iPhone OS 3.0

Installer 4Pois é, o instalador de aplicativos não oficiais pioneiro no mundo do jailbreak não continuará mais suas atividades. Seus criadores, do grupo Ripdev, anunciaram ontem o fim do projeto.

O Installer foi fundamental para a popularização do jailbreak e do próprio iPhone, visto que ele era uma maneira fácil de instalar aplicativos no aparelho em uma época que a Apple não permitia nada além dos que vinham de fábrica. Graças a ele e à possibilidade de aumentar as funcionalidades do telefone, o mundo inteiro se interessou e cobiçou este que era quase um computador ultraportátil em forma de celular. Se não fosse a facilidade que ele nos proporcionou na época (e que depois serviu de inspiração para a própria App Store), talvez o iPhone não fosse tão popular quanto é hoje.

Com o surgimento do Cydia e do Icy, que contam com uma estrutura muito melhor que a do Installer, o grupo resolveu aposentar o bom velhinho na passagem para o OS 3.0.

A evolução é necessária e a atitude tem muito sentido. Porém, o Installer deixará saudade dos primórdios do iPhone, quando a manipulação do aparelho era mais difícil, mas muito mais divertida. :)

Botão Voltar ao topo