2009ARQUIVO

Safe Mode no iPhone: o que é isso?

Hoje pela manhã, após meu banho matinal, sincronizei meu iPhone 3G com o iTunes, como sempre faço. Preparei minhas coisas para ir ao trabalho e quando fui sair e tirar o telefone do dock, me deparo com a seguinte imagem no aparelho:

iPhone dead

Primeiro foi o susto, depois a surpresa. Percebi em um segundo momento que era uma nova imagem de fundo, diferente daquela que eu sempre uso. O mais estranho é que eu não tinha ela no aparelho, como é que ela foi parar ali? O que seria isso?

Ao desbloquear a tela, obtive a resposta: o aparelho estava em Safe Mode.

Safe Mode

Este “Modo de Segurança“, mais conhecido no mundo dos PCs, é  um modo especial em que fica o sistema, onde todas as extensões e tarefas de fundo são desligadas para ajudar na resolução de problemas. No iPhone, ele é tão raro de acontecer que a Apple nem se deu ao trabalho de traduzir o aviso para o português, o que pode gerar pânico em alguns brasileiros menos íntimos com o aparelho.

Apesar de ser mais normal com aparelhos que passaram pelo jailbreak, pode acontecer também com quem nunca desbloqueou seu precioso. Mas isso é muito raro, pois o objetivo das várias limitações que a Apple impõe ao seu sistema é justamente o de deixá-lo estável.

Se isso acontecer com você, não se desespere. Basta tocar no botão “Restart” que o iPhone (ou iPod) se reiniciará, voltando ao normal.

É uma pena que eu estava atrasado para o trabalho, senão poderia ter lembrado de apertar o “Help” para ver onde daria… :/

Botão Voltar ao topo