Music

Apple Music testa funcionalidade que importa playlists de outros serviços

Uma novidade potencialmente significativa para os usuários de serviços de streaming de música foi identificada na última versão beta do aplicativo Apple Music para dispositivos Android.

Conforme relatos compartilhados por usuários no fórum Reddit, uma nova opção de transferência de conteúdo de outros serviços de música está sendo testada, embora ainda não esteja disponível para todos os usuários.

A informação também foi confirmada pelo site MacRumors, que analisou os códigos internos do aplicativo para Android.

Esta funcionalidade permitiria aos usuários transferir suas playlists de um serviço de streaming para outro de maneira simplificada, um recurso até então dependente de aplicações terceirizadas como o SongShift.

Este último, desde seu lançamento em 2016, tem oferecido a possibilidade de transferir playlists entre os principais serviços de streaming, como Apple Music, Deezer e Amazon Music, com uma versão gratuita básica e uma versão paga que inclui funcionalidades adicionais.

A questão da portabilidade de playlists tem sido um ponto de atrito para muitos usuários desejosos de migrar entre serviços, dada a complexidade e o possível tempo necessário para recriar suas seleções em uma nova plataforma.

A integração de uma função de transferência diretamente nos aplicativos de streaming poderia, portanto, facilitar significativamente este processo, incentivando talvez uma maior mobilidade entre os serviços.

Toque na imagem para ampliá-la

É importante notar que, em 2020, Spotify enfrentou críticas após bloquear a funcionalidade de exportação de playlists via SongShift, decisão da qual a empresa recuou posteriormente, permitindo a exportação de playlists criadas pelos usuários, mas não daquelas geradas automaticamente pelo serviço ou personalizadas para o ouvinte.

Alguns serviços de streaming, como Deezer e Tidal, já promovem ou sugerem o uso de ferramentas de terceiros como TuneMyMusic para a importação de playlists, enquanto Amazon Music recomenda o SongShift e TuneMyMusic.

Por outro lado, Apple Music e Spotify não promovem esses serviços terceirizados em suas páginas de suporte, possivelmente para evitar facilitar a transferência de usuários para serviços concorrentes.

Esta nova função de transferência de playlists, se confirmada e lançada oficialmente, poderá representar um avanço significativo na experiência do usuário, promovendo maior flexibilidade e controle sobre o conteúdo musical e potencializando a competitividade no setor de streaming de música.

Botão Voltar ao topo