Serviços

A Apple irá lhe ajudar a consertar você mesmo o seu iPhone em 2022

Uma das reclamações mais comuns desde que o iPhone foi lançado foi o fato da Apple dificultar ao máximo o conserto de aparelhos fora de uma assistência técnica oficial.

Inclusive ela não fornece peças avulsas para a compra, impedindo que assistências paralelas possam usar ítens originais, a não ser que usem peças reutilizadas de outros aparelhos.

Mas isso está para mudar. De forma surpreendente, a empresa anunciou nesta quarta-feira (17) que lançará um programa de “Reparação Self Service”, que permite que os próprios usuários consertem seus iPhones.



No programa, os clientes poderão solicitar ferramentas, peças e manuais para fazer reparos em iPhones a partir do início do próximo ano:

Disponível primeiro para as linhas de iPhone 12 e iPhone 13, e depois para computadores Mac com chips M1, o Self Service Repair estará disponível no início do próximo ano nos Estados Unidos e se expandirá para outros países ao longo de 2022.

A fase inicial do programa se concentrará nos módulos mais comumente atendidos, como a tela do iPhone, bateria e câmera. A capacidade para reparos adicionais estará disponível no final do próximo ano.

Ou seja, qualquer um poderá trocar em casa (ou pedir para aquele sobrinho descolado fazer) a bateria do iPhone quando ela estiver velha, ou até mesmo a tela em caso de quebras e arranhões, usando peças originais da Apple.

Isso sempre foi algo inimaginável até então e é surpreendente a maçã estar fazendo isso agora. Mesmo isso sendo algo que já deveria ser “normal” desde o início.

Os materiais de reparo serão oferecidos em uma nova loja:

A nova loja oferecerá mais de 200 peças e ferramentas individuais, permitindo que os clientes concluam os reparos mais comuns no iPhone 12 e no iPhone 13.

Além de permitir adquirir as ferramentas, a empresa oferecerá um crédito quando as peças usadas forem devolvidas, para estimular a reciclagem.



Os iPhones já são conhecidos por serem os smartphones de maior vida útil do mercado, principalmente com a atualização por anos do sistema operacional. Com a maior facilidade na reparação dos aparelhos, a tendência é eles durarem ainda mais nas mãos dos usuários. Pelo menos para aqueles que conseguem passar ilesos do marketing dos novos modelos.

Ao projetar produtos para durabilidade, longevidade e maior capacidade de reparo, os clientes desfrutam de um produto de longa duração que mantém seu valor por anos. A Apple também oferece anos de atualizações de software para apresentar novos recursos e funcionalidades.

Esperemos que a novidade não demore muito para vir para o nosso país.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo