iPhone 16Rumores

É provável que todos os modelos Pro do iPhone 16 tragam teleobjetiva de 5x

Se você, como eu, ficou fascinado pelo sistema de câmeras tetraprisma do iPhone 15 Pro Max, mas não gostou de ser forçado a pagar pelo modelo mais caro para tê-las, talvez então seja melhor esperar mais um ano. 

Segundo informações do analista Ming-Chi Kuo, a Apple está considerando a inclusão de uma teleobjetiva de 5x em todos os modelos Pro do próximo iPhone 16, uma característica até então exclusiva do iPhone 15 Pro Max na linha atual. 

No entanto, esse movimento enfrenta desafios significativos no que diz respeito à produção.

Tetraprisma iPhone 15 Pro Max
Sistema de lentes tetraprisma

Problemas na produção

O principal obstáculo identificado é a complexidade na fabricação do chamado “tetraprisma” e do capturador estabilizado em três eixos associado a ele. 

De acordo com Ming-Chi Kuo, esse é o ponto crítico na cadeia de produção do iPhone 15 Pro Max. 

A Apple atualmente depende de um único fornecedor, Largan, para esses componentes, e a empresa teve que aumentar suas exigências de qualidade às pressas. 

Isso, por sua vez, resultou em um aumento significativo nos custos de produção para a Apple, com um incremento de 20% no preço desse componente.

Isso, inclusive, seria uma explicação técnica do fato do recurso estar presente somente no 15 Pro Max. Menos maquiavélica do que achar que foi somente para cobrar mais caro pelo recurso. 

Câmera fotográfica iPhone 15 Pro Max
Lente teleobjetiva do iPhone 15 Pro Max

Reduzindo custos

A Apple está explorando opções para reduzir esses custos, incluindo a busca por um segundo fornecedor para os iPhone 16 Pro. 

No entanto, Ming-Chi Kuo observa que a Largan provavelmente continuará sendo o principal, se não o único, fornecedor no próximo ano.

Além disso, resta saber se os dois modelos iPhone 16 Pro serão idênticos em termos de especificações técnicas, exceto pelo tamanho de suas telas, ou se a Apple planeja introduzir outras distinções, possivelmente incluindo um modelo “Ultra” para elevar ainda mais o segmento de mercado de alto desempenho. 

Caso a lente teleobjetiva de 5x não seja mais um diferencial, a empresa pode considerar outras características para destacar seus produtos.

Mas provavelmente ainda é muito cedo para já falar do iPhone do ano que vem.

Botão Voltar ao topo