Rumores

iOS 18 trará aplicativo dedicado para Senhas, dizem rumores

Em meio às fortes expectativas para o anúncio do iOS 18, que deve acontecer na próxima segunda, rumores sugerem que a Apple introduzirá (FINALMENTE!) um novo aplicativo dedicado para gerenciamento de senhas, denominado Apple Passwords.

Há tempos a Apple já permite gravar todas as senhas do usuários no iCloud, mas até hoje não há nenhum app dedicado para isso. Quando a gente quer ver uma senha gravada, precisa obrigatoriamente passar pelos Ajustes, abrir o menu Senhas e procurar aquela que necessita.

No iOS 18, aparentemente isso não será mais necessário.

Acesso simplificado e centralizado

Com a introdução do Apple Passwords, essa funcionalidade será destacada em um aplicativo próprio, facilitando o acesso e a utilização.

Esse novo app será responsável por centralizar todas as funções de segurança relacionadas a senhas, permitindo que os usuários gerenciem suas credenciais de maneira mais prática e intuitiva.

Além de replicar as funções do menu de senhas existente nas configurações, o Apple Passwords trará novas funcionalidades importantes.

Entre elas, a capacidade de acessar senhas de redes Wi-Fi, gerenciar chaves de segurança (passkeys), tokens de autenticação de dois fatores (2FA) e receber notificações sobre possíveis violações de segurança.

O fim de aplicativos de senha?

A chegada do Apple Passwords pode representar um desafio significativo para empresas de gerenciamento de senhas já estabelecidas, como o 1Password, que nos últimos anos passou a cobrar assinatura.

Com a introdução do compartilhamento de senhas no iOS 17, que permite a criação de grupos de senhas compartilháveis, a Apple já demonstrou seu interesse em expandir suas capacidades de gerenciamento de senhas.

Embora a solução da Apple possa ser mais básica em comparação com algumas alternativas de terceiros, ela tem o potencial de atender uma grande parte dos usuários que buscam praticidade e segurança integradas ao ecossistema Apple.

Expansão para usuários multiplataforma

Um dos aspectos mais interessantes dos rumores é a possibilidade de que o Apple Passwords também esteja disponível para o sistema operacional Windows no futuro.

Isso permitiria que usuários que operam tanto em Mac quanto em PC tivessem uma solução integrada para o gerenciamento de suas senhas.

Embora os detalhes completos ainda não tenham sido oficialmente confirmados, a perspectiva de um aplicativo dedicado para senhas no iOS 18 é empolgante para muitos, inclusive este que vos escreve.

Usuário de longa data do 1Password, comecei a abandoná-lo quando a Apple passou a oferecer o registro de senhas únicas no iCloud, se sincroniza com todos os meus dispositivos sem precisar instalar nenhum aplicativo externo.

Agora, com um app dedicado às senhas, a tendência é mudar de vez para a solução da maçã.

A única coisa que sinto falta ainda é a possibilidade de guardar arquivos de imagem, como os QR codes dos 2FA, como backup. O 1Password faz, a Apple ainda não.

Mas quem sabe o iOS 18 não muda isso?

Saberemos de tudo isso na próxima segunda-feira, dia 10, no vídeo de apresentação da WWDC. E você acompanhará a cobertura completa aqui no Blog do iPhone.

Botão Voltar ao topo