Notícias

Este ano, o evento de abertura da WWDC poderá não ser ao vivo e sim pré-gravado

A Apple nos acostumou a acompanharmos todos os anos as novidades da WWDC através de uma apresentação ao vivo, com uma platéia local de mais de 5.000 desenvolvedores.

Mas já sabemos que este ano será diferente, pois por causa da pandemia não haverá um encontro físico entre todos os desenvolvedores. No lugar, teremos uma conferência totalmente virtual, transmitida a distância.

Mas, ao contrário do que muitos esperam, é possível que o evento de abertura que veremos no dia 22 não seja uma transmissão ao vivo e sim algo previamente gravado.

As pistas estão na programação oficial que a Apple publicou esta semana.

Neste ano, ela não usou o termo “streaming ao vivo” como usou em 2019 e 2018, e nem mesmo fez referência ao auditório do Steve Jobs Theater, local tradicional da transmissão. Se limitou a dizer apenas “A apresentação será transmitida diretamente do Apple Park“.

2019

2020

Há inclusive quem acredite que não só o evento de abertura, mas a WWDC inteira esse ano tenha sido já gravada antecipadamente, restando apenas ser transmitida no horário estipulado.

Sim, é algo novo a Apple substituir eventos ao vivo por vídeos pré-gravados, mas ela já fez isso este ano. Em março não aconteceu o tradicional evento de lançamento de iPads e, no lugar, o novo modelo foi apresentado por vídeo gravado pelo Craig Federighi.

Como não haverá uma platéia presente, não há uma real necessidade de realizar um evento ao vivo, e assim a Apple poderá montar seu show sem risco de cometer nenhum erro.

O grande perigo (para a Apple) é este vídeo gravado vazar antes do tempo.

No passado, testes de servidores deixaram revelar imagens prévias de produtos que seriam apresentados. E basta um estagiário deixar escapar uma simples configuração mal feita para tudo ser posto a perder.

A transmissão do evento iniciará no dia 22 de junho, a partir das 14h (pelo horário de Brasília). E como sempre, o Blog do iPhone fará a cobertura total das novidades.

Botão Voltar ao topo