2011ARQUIVONotícias

Sistema iOS 5 terá tecnologia de detecção de rostos, mas só deve ser usada no iPhone 5

O site 9to5Mac fez uma bela descoberta, que pode ser comprovada pelo Blog do iPhone. Segundo a documentação oficial do sistema iOS 5 (de acesso exclusivo para quem é desenvolvedor registrado), algumas APIs novas indicam a possibilidade de detecção facial pela câmera do aparelho. Ou seja, o sistema poderá reconhecer rostos humanos em uma foto.

Mas para o que isso seria usado? Bem, a utilidade é variada. Hoje em dia, muitas máquinas digitais já possuem algo parecido, para identificar rostos e deixá-los automaticamente no foco. Mas os planos da Apple podem ir um pouco mais além.

É importante saber que em 2010, a Apple adquiriu uma empresa sueca chamada Polar Rose, especializada em detecção e reconhecimento facial no iPhone. Inclusive, eles tinham até planos de lançar um aplicativo para Android, que fazia o reconhecimento de pessoas, associando informação a elas.

YouTube video

A Apple poderá usar este tipo de tecnologia nas mais variadas funções, desde a simples detecção de rostos, até o reconhecimento de pessoas, como faz o atual programa iPhoto (exclusivo para Mac OS). Ou então para coisas mais avançadas, como no vídeo acima. Em 2009, os brasileiros da Maya já brincavam com esse tipo de tecnologia (leia “Brasileiros testam implementação de reconhecimento facial no iPhone“).

Mas o fato da Apple não ter anunciado isto na apresentação do iOS 5 em junho nos leva a crer que ela pretende implementar a função somente no iPhone 5, que ainda não foi revelado. Seria uma das novidades “mágicas” do novo produto?

9to5Mac

Botão Voltar ao topo