Notícias

Qual iPhone 7 comprado no exterior é compatível com o 4G brasileiro?

A pergunta que todo mundo sempre se faz, principalmente se estiver comprando o iPhone em outro país: qual é o modelo que funcionará 100% no Brasil?

Nós, como sempre, estamos aqui para responder esta pergunta. :)

Durante os anos, quem comprava fora tinha sempre que tomar cuidado com o modelo de aparelho que comprava, para saber se o 4G era compatível com o brasileiro, e se era o mesmo que seria homologado pela Anatel. Mas felizmente, as coisas mudaram bastante e as notícias não poderiam ser melhores:

  • Qualquer modelo de iPhone 7 e 7 Plus que você comprar, em qualquer país, será compatível com o 4G brasileiro

Isso porque a partir do iPhone 6s, o aparelho passou a aceitar mais bandas LTE e com isso todos os modelos são compatíveis com a frequência 2600 MHz (banda 7), que é a mesma usada em nosso país.

No caso do iPhone 7, existem três modelos diferentes vendidos pelo mundo:

  • A1778: Modelo que será vendido pela AT&T e T-Mobile nos EUA, além de toda a Europa, Ásia e Oceania. Provavelmente será este o modelo homologado pela Anatel no Brasil.
  • A1660: modelo CDMA vendido pela Sprint, Verizon, China Mobile e outras operadoras menores nos EUA. É CDMA, mas possui entrada para chip GSM e funciona no Brasil. Só precisa tomar cuidado para não comprar um aparelho bloqueado da operadora.
  • A1779: Modelo vendido apenas no Japão.

Para o iPhone 7 Plus, os modelos são os seguintes:

  • A1784: Modelo que será vendido pela AT&T e T-Mobile nos EUA, além de toda a Europa, Ásia e Oceania. Provavelmente será este o modelo homologado pela Anatel no Brasil.
  • A1661: modelo CDMA vendido pela Sprint, Verizon, China Mobile e outras operadoras menores nos EUA. É CDMA, mas possui entrada para chip GSM e funciona no Brasil. Só precisa tomar cuidado para não comprar um aparelho bloqueado da operadora.
  • A1785: Modelo vendido apenas no Japão.

Como dissemos, todos eles são compatíveis com o nosso 4G e por isso devem funcionar plenamente com nossas operadoras. Apenas é preciso prestar atenção em alguns casos particulares:

  • Nos EUA, aparelhos comprados diretamente nas operadoras podem vir bloqueados. A dica de ouro é SEMPRE comprar na Apple Store, pelo preço cheio (peça pelo full price). Aí eles virão desbloqueados para serem usados em outros países.
  • Em nações do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes, algumas funções como o FaceTime vêm bloqueadas diretamente no hardware e não há como desbloquear. Por isso, preste atenção nisso se comprar nesses países. O resto do aparelho, no entanto, funciona normalmente aqui.

Então, se você está pensando em comprar um modelo que seja o mesmo que a Anatel irá homologar no Brasil, a aposta mais certeira seria o mesmo vendido pela AT&T e T-Mobile nos EUA, ou seja, o A1778/A1784. A Apple está mais branda em aceitar na garantia modelos comprados em outros países, mas para quem quiser garantir, estes deverão ser os modelos escolhidos. É claro que só saberemos ao certo qual a Apple irá mandar para aprovação daqui um mês no máximo, mas não haveria razão para ela fazer diferente este ano.

Se você quiser saber em detalhes quais países terão quais modelos, basta ler esta página da Apple sobre a rede LTE.

Botão Voltar ao topo