2011ARQUIVONotícias

Por que a função Siri é exclusiva do iPhone 4S?

Apesar de termos repetido diversas vezes aqui, ainda há gente nos perguntando “como ativar o Siri no iOS 5”. Não tem como, a não ser que você compre um iPhone 4S.

E a segunda pergunta mais freqüente em relação a isso é: Por que só o novo iPhone terá direito ao beneficio? Decisão comercial?

É realmente de se questionar. Afinal, a teoria de que é preciso ter um processador potente como o A5 fica comprometida ao descobrirmos que o iPad 2, que possui praticamente o mesmo hardware que o 4S, não terá o Siri e nem mesmo a possibilidade de texto ditado.

Mas John Gruber, especialista do mundo Apple, levantou uma questão interessante. Na apresentação do dia 4, a Apple deixou claro que o Siri está em versão beta. Isso quer dizer que eles estão ainda testando a funcionalidade para ver como ela se comporta no mundo real. Isso porque o Siri não processa as informações localmente: ele envia-a para o servidor da Apple, que devolve a resposta e os comandos a executar (isso quer dizer que, sem uma conexão internet, não há Siri).
Visto a dificuldade pela qual passaram os servidores da Apple ontem na atualização simultânea de milhares de usuários do iOS, um uso massivo do Siri poderia comprometer o serviço.

Estima-se que 100 milhões de usuários instalem o iOS 5 ainda esta semana, enquanto talvez tenham 2 milhões de iPhone 4S ativados no mesmo período. A limitação do uso do Siri talvez vise apenas garantir um bom funcionamento do serviço na fase inicial de testes, sendo liberado para o iPad 2 com o tempo.

Para nós, brasileiros, existe outro problema: o serviço ainda não funciona com o idioma português.

via Daring Fireball

Botão Voltar ao topo