Notícias

Outra brecha de segurança no iOS 6.1.3 com o bloqueio por código no iPhone

Senha no iOS

Parece que desde o lançamento do iOS 6, a Apple está tendo dificuldades em arrumar brechas de segurança relativas ao bloqueio por senha do iPhone. Agora, dias depois da liberação do mais novo iOS, descobriu-se outra maneira de acessar contatos e fotos de um iPhone bloqueado por código.

Talvez seja porque, pela primeira vez, haja alguém interessado em buscar vulnerabilidades neste sentido. A nova falha foi descoberta pelo usuário do Youtube videosdebarraquito, o mesmo citado pela própria Apple por ter encontrado bugs semelhantes nas versões anteriores.

O atual problema atinge usuários de iPhones 4 (e também em iPhones 4S e 5 com o Siri desligado). Ele não acontece em iPods touch nem em iPads.

Para reproduzir o problema, basta usar o Controle por Voz (Voice Control) para fazer o aparelho realizar uma ligação, ditando o número. Neste momento, ao retirar o chip (SIM) do iPhone, aparece a tela das últimas chamadas, dando acesso ao aplicativo Telefone, que permite ver toda a lista de contatos e também visualizar o álbum de fotos.

Veja o vídeo:

YouTube video

Felizmente este problema pode ser solucionado desligando o “Discagem por Voz” em Ajustes > Geral > Bloqueio por Código.

Outra dica importante é não deixar seu aparelho nas mãos de pessoas que você não confia. A falha só pode ser explorada com o invasor tendo o iPhone em mãos.

A função Controle por Voz foi introduzida no iOS 3 (em 2009) e funciona bem em português. Para saber um pouco mais sobre ela, confira nosso artigo da época.

Botão Voltar ao topo