Notícias

O iOS 10.3 será uma atualização com mudanças internas significativas

Uma versão de testes do próximo iOS 10.3 já está nas mãos dos desenvolvedores e seu lançamento definitivo para o público não deverá acontecer antes de março. Mesmo que o primeiro beta não revele grandes novidades estéticas, a sua estrutura irá sofrer transformações que serão importantes para abrir caminho para futuras versões, como o iOS 11.

E é sobre algumas das novidades que iremos comentar neste artigo.

Apple File System (APFS)

O novo sistema de arquivos da Apple finalmente chegou ao iOS. Revelado primeiro no macOS Sierra, esta nova estrutura é mais otimizada e promete tornar o sistema mais rápido em termos de escritura e leitura de dados na memória. O sistema anterior, o HFS+, foi herdado do Mac e criado há 30 anos, em um tempo em que discos rígidos e disquetes dominavam os computadores. Por isso a necessidade de criar um novo sistema de arquivos, mais adaptado para os dispositivos atuais, que usam SSD e memória flash.

Ele também reforça a segurança dos dados, pois possui criptografia nativa no sistema.

A Apple já tinha avisado que o APFS seria adotado em todos os seus dispositivos, mas ninguém esperava que chegasse ao iOS antes da versão 11. Virá no iOS 10.3.

Teremos um sistema mais rápido, mais seguro e mais moderno.

Envio de dados analíticos do iCloud

Parece que a Apple quer melhorar o seu serviço de nuvem, recolhendo informações de uso dos usuários. Ao instalar o sistema ou atualizá-lo, é solicitado autorização para enviar dados analíticos do iCloud.

icloud

Sistema de avaliação de aplicativos

Sabe quando você está usando um aplicativo e de repente aparece uma janela perguntando se você está gostando e pedindo para você ir até a App Store avaliá-lo? É chato, porque você precisa sair do aplicativo para avaliar e nem todo mundo gosta disso. Agora a Apple irá oferecer uma forma dos desenvolvedores incorporarem isso nativamente, para que o usuário avalie com estrelas na própria janela, sem precisar sair do app.

rewiewtest

Ok, mas digamos que você seja daqueles que odeia este tipo de aviso inoportuno e não quer ver isso. Tudo bem, a notícia continua sendo boa, pois agora como será nativo, o usuário terá a opção nos Ajustes para não receber mais este tipo de mensagem, se não quiser.

Ajustes de reviews

A Apple também avisa que quando o iOS 10.3 for liberado, a App Store vai começar a permitir que desenvolvedores respondam aos usuários que avaliarem seus aplicativos. Isso é um recurso solicitado há muito tempo, pois as avaliações sempre foram uma “terra de ninguém” unilateral. Muitas vezes haters ou até proprietários de aplicativos concorrentes usam o espaço para depreciar o desenvolvedor, sem nem fazer relação ao aplicativo avaliado.

Ao mesmo tempo, muitos devs já estão lamentando que as avaliações irão se transformar no local de suporte de muitos apps, quando o espaço não é para isso. Muitos usuários irão usá-lo para fazer perguntas, tirar dúvidas (nem sempre sobre o app) em vez de enviar um email para o suporte. Pode se transformar em um caos.

Gestão do Apple ID pelos Ajustes

No iOS 10.3 será possível gerenciar de maneira mais fácil o seu Apple ID. Nos Ajustes, a primeira coisa que aparece é o nome do usuário associado, com as diversas opções de segurança da conta.

Apple ID

De alguma maneira, isso me lembrou muito o sistema de perfis de usuário, que muitos pedem há tempos no iPad. Coincidência ou não, a Apple implementou isso somente para escolas no iOS 9.3, há um ano. Seria lindo se ela resolvesse democratizar isso para todos os usuários.

Modo Cinema no Apple Watch

Apesar de ainda não estar presente no beta atual, os documentos da atualização já anunciam um “Modo Cinema” para o Apple Watch, que consiste em uma maneira menos intrusiva de usar o relógio em cinemas e peças teatrais. Neste modo, a tela não irá acender quando você levantar o braço e todos os sons ficarão mudos. O usuário continuará recebendo mensagens pela vibração, e poderá acender a tela tocando nela ou na Coroa Digital.

O SiriKit também passará a ser usado no relógio, o que significa que você poderá chamar o Uber ou pedir uma pizza através dele.

Teclado para uma mão no iPad Pro

Isso não está ainda liberado, mas foi encontrado nos códigos internos do beta: usuários de iPad Pro (inclusive o de 9.7 polegadas) poderão ter a possibilidade de usar um pequeno teclado virtual (do tamanho daquele do iPhone) para conseguir escrever com uma única mão. Por algum motivo que não conhecemos, esta facilidade não estaria presente do iPad Air 2 para baixo… :/

tecladinho

Por enquanto é só código interno e não significa que a Apple vá realmente implementar.

Atalhos no CarPlay

Para quem usa o CarPlay, terá nesta atualização atalhos laterais para os últimos aplicativos usados, podendo passar de um para o outro de forma mais rápida.

carplay

O aplicativo Música também ganha atalhos para o álbum e as faixas seguintes, facilitando o uso.

Widgets para Podcasts

A nova versão também incluirá um widgets para o aplicativo Podcasts, com atalhos para aqueles que você assina ou mais escuta.

widget

Find My AirPods

Para quem tem os novos fones de ouvido sem fios da Apple, agora será possível encontrá-los pelo aplicativo Buscar Meu iPhone. Porém, como os fones não contam com conexão GPS nem com internet, apenas com conexão Bluetooth, eles só serão visíveis se estiverem próximos ao raio de alcance de um de seus dispositivos autorizados.

airpods


Essas foram algumas das novidades deste primeiro beta do futuro iOS 10.3. É claro que outras coisas podem aparecer nas próximas semanas, assim como desaparecer. Até agora não vimos nenhum sinal do “modo escuro“, e infelizmente se ele virar realidade, pode ser uma novidade apenas para novos dispositivos, quem sabe? Teremos que esperar as confirmações acontecerem, e assim que isso acontecer nós iremos explicar aqui tudinho para vocês. ;)

Botão Voltar ao topo