2011ARQUIVONotícias

Novos tempos: hacker comex ganha estágio para trabalhar na Apple

O mundo tecnológico realmente está mudando nas últimas semanas: compra da Motorola pela Google, fim dos dispositivos WebOS e renúncia de Steve Jobs. E agora, o mundo jailbreak perde uma figura de peso: o jovem Nicholas Allegra, mais conhecido como comex.

Comex é muito talentoso, no mesmo nível do também famoso George Hotz (geohot). Seus 19 anos já foram suficientes para ele colocar no currículo o JailbreakMe, o método de jailbreak mais simples e fácil já disponibilizado até hoje, podendo ser realizado sem o uso de computador até mesmo a 20 mil pés de altitude.

O jailbreak é uma alteração no sistema que permite instalar programas no iOS sem passar pelo iTunes ou pela App Store. É possível assim liberar algumas funções no aparelho que a Apple bloqueia, como troca de arquivos pelo bluetooth com outros celulares, por exemplo.

Seu talento em descobrir falhas e brechas no sistema do iPhone agora servirá para deixar o sistema ainda mais seguro (e fechado), pois a partir da próxima semana ele começará um estágio na Apple. A Maçã finalmente parece se dar conta que contratar os hackers é muito mais inteligente que tentar combatê-los.

A comunidade reagiu bem ao anúncio, desejando sucesso ao hacker que ajudou tanto a todos, sem nunca pedir nada em troca.

No mês passado, Nicholas deu uma entrevista para a revista Forbes, em que revelou para o mundo seu rosto e sua real identidade. Ele se declarou um fanboy assumido da Apple e disse que o que incentiva a hackear o iPhone é o seu gosto por desafios. Os mais conceituados especialistas de segurança consideram Comex como um verdadeiro talento. Ele começou a programar com apenas 9 anos de idade.

Com isso, a comunidade hacker perde mais um grande expoente. Somado ao fato dos sistemas operacionais da Apple serem cada vez mais completos e funcionais (não necessitando desbloquear muitas funções), pode-se dizer que o jailbreak está morrendo aos poucos. O gato está vencendo pela astúcia, não pelo cansaço.

Para conhecer mais sobre o tema, não deixe de ler A história do Jailbreak.

via AppleInsider  —  foto: Forbes

Botão Voltar ao topo