Notícias

Função “Ligações Wi-Fi” começa a funcionar no Brasil com o iOS 9.3

Em 2014, o iOS 8 trouxe uma novidade que ficou bem restrita a poucas operadoras no mundo: a função Ligações Wi-Fi.

Com ela, é possível (como o próprio nome diz) realizar ligações telefônicas com pouca ou nenhuma cobertura de celular, mas usando uma conexão de internet.

No Brasil, a Vivo é a única operadora compatível com esta função, e o iOS 9.3 trouxe uma atualização de configuração que permite usá-la com o sistema.

Entenda a seguir o é e como funciona essa função.

Clientes da Vivo que atualizarem o iOS, receberão também um aviso de atualização dos ajustes de operadora.

A partir daí, uma nova opção aparece no menu Ajustes > Telefone, ativando a função. Mas como ela funciona?

Ligações Wi-Fi

Wi-Fi Calling

Talvez você esteja se perguntando: Mas qual é a diferença com uma chamada de áudio do FaceTime, que também pode ser por Wi-Fi?

Bem, o processo é basicamente o mesmo, o que diferencia é o protocolo. Nas ligações FaceTime, por ser um protocolo exclusivo da Apple, você só pode ligar para outros usuários que também possuam um iPhone, um iPad ou um Mac.

Se seu interlocutor usar um outro celular, já não é possível ligar para ele.

Outro exemplo é o Skype, que é um serviço de ligações telefônicas em que você usa a internet e liga para um nome de usuário e não para um número telefônico.

Também é preciso ter o aplicativo instalado em ambos os lados, para realizar ligações gratuitas. Mas ele também oferece opção de ligar para números telefônicos normais, se você decidir pagar por isso.

É possível também comprar um número Skype, para as pessoas ligarem para você de qualquer telefone. Seja como for, você precisa ter o aplicativo instalado no seu aparelho.

Então, usando a mesma ideia do Skype, algumas operadoras decidiram disponibilizar um serviço de ligações pela internet usando como identificador a linha telefônica que você já possui.

A vantagem disso é que funciona com seu número de celular e qualquer um poderá lhe contatar ligando para ele.

O grande benefício é que permite você usar seu telefone mesmo em áreas onde não há cobertura de celular (como no interior de alguns prédios, ou cidades mais afastadas), podendo usar a rede local de internet para não ficar fora do ar e conseguir receber e realizar ligações normalmente.

Isso é muito útil também em viagens internacionais, permitindo que você receba e faça ligações telefônicas com preço de ligação local. Um sonho.

O preço disso é o mesmo que se você estivesse usando seu celular em sua cidade.

Ou seja, não importa em qual lugar do mundo que você esteja, se fizer uma ligação pela internet usando a sua linha, isso será descontado de seu plano telefônico. Mas a tarifa é como se você estivesse em sua cidade.

Wi-Fi Calling

Este serviço começou como um sistema parecido com o Skype, com o usuário precisando instalar um aplicativo especial ou acessando a interface pelo navegador de internet.

Mas no iOS 8, a Apple permitiu a integração da função diretamente no iPhone, o que facilitou muito para todos, pois o uso acaba ficando muito mais intuitivo.

Quando a função está ativada e o sinal do celular está fraco, ele usa a internet Wi-Fi conectada ao aparelho para receber normalmente as ligações.

O usuário nem nota a diferença (a não ser que a conexão Wi-Fi também esteja fraca/lenta).

* A função de Ligações Wi-Fi só funcionam em iPhones a partir do modelo 5c.

VIVO TU Go

Em outubro, a Vivo passou a oferecer este tipo de serviço a seus clientes no Brasil.

Através de um aplicativo baixado pela App Store ou acessando pelo navegador, é possível realizar e receber ligações usando uma conexão internet e não a rede celular.

O app também permite usar o celular no iPad, no iPod ou em outro dispositivo que esteja conectado à internet.

Com o iOS 9.3, essa função passa a ser integrada ao sistema. Isso significa que não é mais preciso instalar nenhum aplicativo no iPhone para realizar/receber ligações pela internet.

Quando a função está ativa, o nome da operadora do topo da tela muda, para indicar que o serviço está sendo usado.

VIVO TU Go

Por enquanto, apenas a Vivo é compatível com a função no Brasil.

Este artigo teve a colaboração de Murilo Matos e Michael MS

Botão Voltar ao topo