2011ARQUIVONotícias

Justiça seja feita: Samsung não usou ícones da Apple em sua nova loja na Itália

É justo que, quando publicamos alguma notícia que se revele imprecisa, venhamos aqui reparar o erro, mesmo que seja para uma marca com fama de se apropriar de ideias da Apple.

No sábado passado, fizemos eco a uma notícia divulgada pelo site AllthingsD e CNET, que mostrava uma foto de uma nova loja da Samsung na Itália, que se utilizava de ícones da Apple. Na tentativa de entender a lógica de tudo isso, um site italiano foi atrás para conferir de perto a história.

O site setteb.it foi até o centro comercial onde se encontra a loja, pois, por uma enorme coincidência (ou não), também foi inaugurada este final de semana uma Apple Store no mesmo local. Lá, eles puderam constatar que a tal loja da Samsung é do tipo “shop in shop“, ou seja, ela se situa dentro de uma grande loja de departamentos, da mesma forma que a Apple faz no Brasil, montando balcões dentro de lojas como FNAC.

A polêmica loja da Samsung está situada no setor de telefonia da loja Euronics (famosa no país) cuja decoração é justamente ícones de aplicativos. Ou seja, a zona reservada à Samsung está no meio da gigante decoração, que engloba várias outras lojas, um importante detalhe que o AllthingsD esqueceu de mencionar.

As imagens acima parecem não deixar dúvidas nenhuma de, de fato, a decoração nada tem a ver com a Samsung, que foi injustamente julgada. É apenas a decoração geral da loja.

Mas por que um simples ícone na parede de uma loja repercutiu tanto no mundo inteiro?

A Apple e a Samsung, apesar de parceiras na produção de peças para o iPhone e iPad, estão brigando em tribunais de diversos países. Ultimamente, a Maçã conseguiu algo que ninguém acreditava que aconteceria: proibiu na justiça a venda de produtos da coreana em algumas regiões da Europa. Em contra-partida, a Samsung já está se preparando para tentar proibir a venda do iPhone 5, mesmo que ninguém saiba como ele será (o que obriga os advogados a inventar argumentos que possam funcionar no futuro).

A Apple acusa a coreana de se inspirar demais nos seus produtos. E realmente, há casos absurdos neste sentido, como o adaptador compacto de tomada, criado em 2008 para conectar o iPhone à tomada elétrica. Isso não é apenas aproveitar uma boa ideia (coisa normal no mercado), mas de copiar em todos os pontos uma propriedade intelectual patenteada.

Confiram o novo adaptador do Galaxy S II recém lançado, ao lado do original da Apple (branco):

E os cabos USB do Galaxy Tab, como são?


Foto de Chrystiano de Castro

Por essas e outras, é normal que um simples ícone na parede chame tanta atenção. Afinal, quem tem fama, deita na cama.

Fontes: setteb.it e 9to5Mac

Botão Voltar ao topo