2011ARQUIVONotícias

[jailbreak] Tweak brasileiro permite a criação de contas multi-usuários no iPad

Quando você usa o computador (Windows ou Mac), é possível criar diversas contas de usuários se mais de uma pessoa o usa, o que é ideal para repartir o mesmo computador com familiares, sem misturar informações. No iOS, isso não existe.

Ou pelo menos não existia, até um brasileiro criar um hack (uma modificação no sistema) para implementar a função no iPad. E o resultado é impressionante.

O tweak se chama iUsers e permite que várias pessoas usem o mesmo iPad, sem misturar suas informações. Seu criador, o Pedro Franceschi (mais conhecido como pH), explica que por enquanto apenas os dados dos aplicativos (como fase dos jogos ou páginas abertas do Safari, por exemplo) são individualizados, o que quer dizer que se você instalar um aplicativo ou colocar uma música no aparelho, aparecerá para todos os usuários.

O que é mantido para cada usuário são os dados de aplicativos e as preferências do iPad. O que não é mantido são arquivos como músicas e vídeos sincronizados pelo iTunes, mas estou trabalhando num update para que isso seja suportado.

Confira no vídeo de como o iUsers funciona:

YouTube video

O pH já mandou o tweak para ser incorporado nas sources oficiais do Cydia. Como não é uma alteração permitida pela Apple, somente usuários de jailbreak podem instalar a função. Quem quiser experimentar antes de ser liberado oficialmente, pode instalar pela source cydia.iblogeek.com. Mas é sempre bom esperar os comentários dos mais experientes para ver se tudo está funcionando bem, além de fazer um backup do aparelho antes de instalar qualquer coisa. Nós ainda não testamos o iUsers.

Como ideia, é excelente. Mostra que a Apple, se quiser, pode implementar a função em uma futura versão do sistema, ainda mais que o iPad está se tornando cada vez mais o aparelho preferido para o uso doméstico entre a família. Ter a possibilidade de individualizar o conteúdo para cada usuário é algo que tende a se tornar necessário no futuro.

via Tecnoblog

Botão Voltar ao topo