iPadNotícias

Tecnicamente, o iPad mini Retina não é exatamente igual ao iPad Air

Novos iPads

Quando a Apple anunciou os novos iPads, todos ficamos com a impressão de que eles eram exatamente iguais, pois a empresa divulgou as mesmas especificações para ambos. Porém, entre aquelas características que a equipe de Tim Cook nunca divulga, há pequenas diferenças entre os dois modelos.

E quando falamos de “pequenas diferenças” significa que o usuário comum provavelmente não irá percebê-las.

Uma delas é em relação ao clock do processador, que na versão mini é um pouco menor. Apesar de ambos os modelos incorporarem o novo chip A7 (igual ao iPhone 5s), no iPad Air ele roda a 1.4GHz enquanto que no mini sua velocidade é de 1.3GHz. Resultado no uso normal do dia-a-dia: praticamente nenhuma. Não é possível perceber que um é mais rápido que outro e na prática, os dois acabam se equiparando em velocidade do sistema.

Outro ponto que foi observado, desta vez através de testes da conceituada Anandtech, é que a gama de cores do mini não é tão larga quanto a do Air. Isto significa que faltam alguns milhares de cores que o mini não é capaz de apresentar.

Gama de cores

Mas quem consegue perceber isso? Profissionais que lidam com imagens, como fotógrafos, mas estes geralmente já optam pelo iPad com tela maior, para melhor visualização. Dificilmente usuários comuns perceberão diferença, até porque a tela do iPad mini tem uma definição maior, tornando as imagens mais nítidas. Compare:

Comparação de definição de telas Retina

Comparação de definição de telas Retina
Fonte das imagens: iMore.com

No iPad mini, olhando bem de pertinho, as imagens são menos pixelizadas, devido a sua maior densidade (mesmo número de pixels condensados em um tamanho menor). Com isso, a sensação do usuário comum é que a visualização é melhor no mini.

Portanto, não é possível afirmar que os dois modelos (Air e mini) sejam exatamente iguais tecnicamente. Mas suas diferenças, na prática, são quase imperceptíveis e, portanto, elas não devem ser tomadas em consideração na hora de decidir qual dos dois comprar. O consumidor em dúvida deve escolher entre a praticidade do mini ou a grande tela do Air. De resto, ambos são excelentes equipamentos. :)

Confira também:

– Tabela comparativa entre o iPad 4 e o novo iPad Air
– Tabela comparativa entre o iPad mini antigo e o novo iPad mini Retina

Botão Voltar ao topo