Notícias

iOS 8.3 bloqueia o acesso a apps por meio de programas como iTools e iFunBox

A atualização 8.3 do iOS trouxe diversas melhorias e funções que todos nós esperávamos há tempos, como por exemplo a Siri em português. No entanto, uma novidade rapidamente descoberta por alguns usuários tem sido causa de muita frustração. É o bloqueio a aplicativos como o iTools, iFunBox e iBackupBot, e todos os outros softwares que permitem que usuários de iOS naveguem pelas pastas de aplicativos, mesmo sem Jailbreak.

Quem conhece estes programas, sabe como eles podem ser úteis para gerenciar arquivos de uma maneira mais ampla do que a permitida oficialmente pela Apple. Já tratamos de situações assim como por exemplo quando fizemos um guia explicando como copiar as músicas e livros de um aparelho para o computador.

Existe um estigma de que programas assim estejam associados a pirataria de mídias e aplicativos (provavelmente um grande motivador por parte da Apple em implementar esta mudança), mas os usuários mais esclarecidos e honestos sabem que as possibilidades de programas assim vão muito além do roubo de apps.

Os desenvolvedores destes programas já começaram a se manifestar em repúdio à mudança. A empresa responsável pelo iFunBox fez o seguinte post em sua conta do Facebook:

“O iOS 8.3 acabou com a nossa liberdade para controlar dados nos Apps e Games instalados em nossos aparelhos. A Apple bloqueou o acesso ao diretório de sandbox de todos os aplicativos instalados com a chegada do iOS 8.3. Antes o único bloqueio que existia era para escrever em diretórios executáveis. Agora nós perdemos totalmente o controle dos Apps em nossos próprios aparelhos. Estamos investigando a situação. Até que possamos encontrar uma solução, o iFunBox não vai conseguir abrir os diretórios de dados de qualquer aplicativo se o aparelho não tiver Jailbreak.”

Vale lembrar que ainda não há Jailbreak para iOS 8.3, portanto quem estiver rodando esta versão do sistema e utiliza estes aplicativos, terá de necessariamente esperar até que eles sejam atualizados, contornando esta situação.

Durante o fim-de-semana, o próprio iFunBox já foi atualizado, permitindo acesso às pastas de aplicativos que trazem a opção de Compartilhamento de Arquivos no iTunes, como por exemplo o VLC. Desenvolvedores de outros programas, como o iExplorer também já se manifestaram, dizendo que estão trabalhando em atualizações. Resta aguardar.

via 9to5mac, Macrumors

Botão Voltar ao topo