Notícias

iOS 7 permitirá controlar o sistema com os movimentos da cabeça do usuário [vídeo]

Controle Assistivo

Uma das novas opções de acessibilidade do futuro iOS 7 será o Controle Assistivo, que permitirá de controlar o sistema com gestos da cabeça, para pessoas com mobilidade limitada.

A opção se encontrará em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Controle Assistivo. A função reconhece o movimento da cabeça para a direita ou para a esquerda, para selecionar um item na tela.

Controle Assistivo

Uma vez habilitado, ele seleciona partes da tela e muda de segundo a segundo, até o usuário selecionar o item ou grupo de itens com o movimento da cabeça.

Controle Assistivo Controle Assistivo

O usuário pode, por exemplo, determinar que mover a cabeça para a direita selecione o objeto e, para a esquerda, acione o botão de Início, Siri, Central de Notificações ou algumas outras funções.

Controle Assistivo

A função estará disponível tanto para iPhone e iPods quanto para iPad.

Para quem não tem limitações de mobilidade, a função é tediosa, pois para escolher um item no final da tela é preciso esperar o sistema selecionar todos os itens antes dele. Ou seja, não é para o público em geral, apenas os que necessitam de facilidades de acessibilidade. Mesmo assim, é interessante ver como a Apple já está usando a interatividade da câmera com o sistema, que pode se expandir, no futuro, a outras funções mais abrangentes.

ATUALIZAÇÃO

Confira em vídeo como funciona a movimentação dos ícones. A seleção muda a cada segundo e a escolha é feita com o movimento da cabeça.

YouTube video

dica do 9to5mac

Botão Voltar ao topo