Notícias

[gambiarra] Ainda é possível ligar os modos Noturno e de Economia juntos no iOS 9.3.1

O iOS 9.3 trouxe o Modo Noturno (Night Shift), que muda a coloração da tela para não atrapalhar o sono (leia mais detalhes neste outro artigo). Porém, a Apple não quer que este modo funcione junto com o modo de Economia de Energia. Desde então, usuários procuram meios alternativos de ativar os dois ao mesmo tempo.

No início, descobriram que a Siri era capaz de ativar o Night Shift mesmo com o modo de Economia de Energia ativado. Porém, a Apple acabou com a festa, orientando a assistente vocal a não permitir mais isso.

Mesmo assim, ainda é possível realizar o truque repetindo o mesmo processo, se você for bem rápido. Primeiro ative o modo de Economia de Energia nos Ajustes. Depois, peça para a Siri “Ativar o Modo Noturno“. Ela perguntará se você aceita desligar o modo de Economia antes de ativar o Night Shift e você responderá que “Sim“, mas logo em seguida, apertará o botão de repouso. Se você for rápido o bastante, os dois modos ficarão ligados.

Veja um vídeo (em inglês) de como funciona o processo:

YouTube video

Claro que esta gambiarra funcionará até a Apple arranjar uma maneira de impedi-la (parece que no beta do iOS 9.3.2 já não funciona mais), mas para quem quer muito os dois modos funcionando paralelamente, esta é a solução atual.

Por que a Apple não quer os dois juntos?

A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a razão pela qual não quer que as duas funções sejam ativas ao mesmo tempo, mas pela lógica, o Modo Noturno usa a função de localização para determinar o horário local do nascer do sol, e essa é uma das funções desligadas no modo de Economia.

Porém, enquanto a Apple não for clara sobre isso, as pessoas continuarão tentando ligar os dois ao mesmo tempo, principalmente aqueles que gostam de mexer no iPhone antes de dormir e não querem ficar com o cabo ligado enquanto isso. Se ela fosse mais clara a respeito das consequências, talvez muita gente nem insistiria em ligar o modo de energia à noite, que geralmente é o período que deixamos o aparelho na tomada.

Enquanto ela não fizer isso, todos continuarão achando que a atitude é pura birra e procurarão sempre uma gambiarra para burlar a restrição.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo