2012ARQUIVONotícias

Falsa página do Groupon engana interessados no iPhone em redes sociais

Há meses, um golpe vem se espalhando pela internet usando o nome de uma conhecida empresa de vendas coletivas. A falsa promoção oferece sempre um iPhone por um preço inacreditável.

Geralmente, a falsa página é anunciada nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e a vítima não se dá conta do golpe.

Em uma página com o mesmo layout do Groupon (e a URL parecida), o falso anúncio imita uma oferta por tempo limitado, induzindo o leitor a ser rápido na compra. A vítima então informa os dados de seu cartão, mas depois é redirecionado à uma página real do Groupon, dizendo que aquela oferta está encerrada.

A vítima então pensa que teve má sorte e perdeu a oportunidade, mas na verdade ela acaba de enviar os dados do cartão para os golpistas, que permite usá-lo de maneira ilícita.

Apesar da oferta indicar ser do Groupon, o endereço nunca é o oficial (www.groupon.com.br).

E os vigaristas, depois de descobertos, tiram a página do ar e montam outra em um endereço diferente, para tentar enganar outros usuários.

Não existe mágica. Se você encontrar ofertas de iPhone muito baratas de uma empresa que você não conhece, fique atento. E se a empresa for conhecida, observe bem o endereço, para ver se é ela mesma. Dados de cartão de crédito em empresas sérias sempre são fornecidos em páginas com segurança HTTPS (quando aparece o cadeadinho). Antes de comprar, verifique se todos os links das páginas são válidos e nunca forneça os dados de seu cartão antes de ter certeza que a página é realmente de uma empresa séria.

Por isso, fique de olho.

Botão Voltar ao topo