Notícias

Departamento de Justiça dos EUA move ação antitruste contra Apple por causa da exclusividade do Apple Watch

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), em conjunto com os procuradores-gerais de 16 estados e do Distrito de Columbia, apresentou na quinta-feira uma ação antitruste contra a Apple, destacando a abordagem da empresa em relação às vendas de aplicativos no iPhone e a compatibilidade exclusiva do Apple Watch com este dispositivo.

A ação coloca a gigante da tecnologia no centro de acusações significativas de práticas anticompetitivas no setor de eletrônicos de consumo.

O processo destaca principalmente o iPhone e práticas consideradas controversas pela justiça, como o modelo de vendas de aplicativos confinado à App Store da empresa.

Além disso, o Apple Watch é mencionado especificamente devido à sua compatibilidade exclusiva com o iPhone, apontada como uma estratégia para manter os consumidores dentro do ecossistema da Apple.

Este ponto é particularmente enfatizado como uma barreira para usuários de Android interessados no dispositivo líder de mercado.

A ação argumenta que a estratégia da Apple não apenas incentiva a fidelidade ao seu próprio hardware, mas também impõe custos adicionais aos usuários que consideram a transição para outras marcas de smartphones, uma vez que seria necessário abandonar o investimento feito no Apple Watch.

O documento cita uma mensagem interna de um Vice-Presidente de Marketing de Produto da Apple, sugerindo que a limitação de compatibilidade do Apple Watch visa impedir a migração de clientes para concorrentes.

O processo, contudo, vai além, acusando a Apple de restringir o acesso de terceiros a APIs novas e melhoradas para funcionalidades de smartwatch.

A prevalência do Apple Watch no mercado é notável, e o processo sugere que, caso a Apple seja forçada a abrir a funcionalidade do dispositivo para usuários de Android, isso poderia não apenas diminuir as vendas vinculadas ao iPhone, mas potencialmente expandir o mercado consumidor do relógio.

Apple responde

Em um comunicado enviado ao site TechCrunch, a Apple se pronunciou sobre a ação antitruste

A empresa defende que o processo ameaça a essência da marca e os princípios que diferenciam os produtos Apple em mercados extremamente competitivos.

A gigante da tecnologia argumenta que, se a ação for bem-sucedida, poderá prejudicar sua capacidade de criar a tecnologia que os usuários esperam da Apple, caracterizada pela integração entre hardware, software e serviços.

Além disso, a empresa alega que isso estabeleceria um precedente perigoso, concedendo ao governo o poder de intervir de forma significativa no design da tecnologia utilizada pelas pessoas.

A Apple enfatiza que considera a ação jurídica equivocada tanto nos fatos quanto no direito, e afirma que defenderá vigorosamente sua posição contra as acusações.

A Apple tentou criar uma versão para Android

A Apple também afirmou que, contrariamente à narrativa do processo, a empresa realmente considerou a possibilidade de desenvolver uma versão do Apple Watch compatível com o Android.

De acordo com a empresa, um projeto de três anos foi dedicado à exploração dessa ideia, antes de ser finalmente descartado.

A razão para o abandono do projeto, conforme explicado pela Apple, foram as limitações técnicas que tornavam inviável a criação de uma versão do Apple Watch que oferecesse suporte ao Android sem comprometer a qualidade e o desempenho que os usuários esperam dos produtos da Apple.


As coisas não estão fáceis para a Apple ultimamente…

Botão Voltar ao topo