2012ARQUIVONotícias

Dica: Mantenha sempre os dados atualizados na sua conta da Apple

Com o grande problema que ocorreu com um jornalista da Wired, que teve sua conta do iCloud invadida com a ajuda de engenharia social, a Apple suspendeu todos os pedidos de redefinição de senha por telefone, até ela implementar um método mais rigoroso e seguro.

Mas nenhum de nós está a salvo de precisar, no futuro, que a Apple redefina a própria senha, e para isso, todas as informações registradas na nossa conta precisam ser verdadeiras, coisa que muitos brasileiros desacostumaram a fazer na época em que se criava contas americanas da App Store com endereço falso.

Fique pronto para uma emergência, deixando sua conta na Apple sempre atualizada com dados verdadeiros.

Parece contraditório dizer que fornecer informações reais para Apple é uma forma segura de preservar a sua privacidade. Mas com a intensificação das medidas de segurança que a Maçã pretende implementar, poderá ser difícil no futuro você provar que é realmente você se seus dados não estiverem atualizados.

Por exemplo, uma coisa que nem todo mundo informa com exatidão é a data de nascimento, mas ela é exatamente a primeira pergunta feita em um controle de segurança. Se você informou uma data aleatória, dificilmente irá recuperar sua senha quando precisar.

Você pode, opcionalmente, colocar uma data de nascimento que não seja realmente a sua, para evitar que pessoas que conheçam seu aniversário possam tentar invadir. Mas é preciso colocar uma data que você se lembre depois. Evite 01/01, pois é sempre a primeira tentativa dos malandros.

Para definir informações da sua conta, acesse o endereço no site da Apple e entre com o seu login. Na aba ‘Senha e Segurança‘, defina uma pergunta de segurança, que será feita se você precisar recuperar sua senha. Mas evite coisas óbvias que outras pessoas do seu círculo possam saber (como o nome real do seu cachorro ou o nome da sua mãe). Faça deste campo uma segunda senha, difícil de ser descoberta mas fácil de memorizar.

Em contas americanas, a Apple implementou três perguntas diferentes, para ficar ainda mais seguro. Provavelmente isto será implementado no futuro também para contas brasileiras e europeias.

Você pode aproveitar e mudar a sua senha, para algo mais difícil. Perder sua conta por causa de uma senha óbvia lhe trará muita dor de cabeça. Dá mais trabalho na hora de se conectar, mas pelo menos é a garantia de que você não perderá seus dados.

A segurança da iTunes Store e lojas relacionadas é considerada boa, apesar de alguns dizerem que não. Não é nada fácil conseguir invadir a conta Apple de alguém, e nós do Blog sabemos disso porque somos alvo diário de pessoas tentando invadir nossas contas. Se o sistema da Apple fosse assim tão frágil, já teríamos descoberto da pior maneira. Mas é importante que cada um tome as medidas corretas para manter a sua conta sempre segura.

Se a Apple intensificar realmente suas medidas de segurança, as informações verdadeiras e atualizadas na sua conta poderão ser a única maneira de recuperá-la em um momento de emergência.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo