Notícias

Apple pretende incluir figuras multirraciais nos Emoji do iOS

EMOJI

Os Emoji são aquelas figurinhas presentes no iOS usadas para deixar mensagens mais divertidas. São muito populares no Japão e acabaram ganhando o mundo depois que a Apple adotou no iOS. Mas em nosso mundo moderno, em que a diversidade é cada vez mais respeitada, é estranho ver apenas a representação de pessoas de pele branca nestes desenhos. E a Apple pretende mudar isso.

Quem levantou a questão foi um editor da MTV americana, que enviou um email diretamente para Tim Cook depois de ver diversas pessoas questionando no Twitter a razão deste certo “racismo” nos Emoji. No dia seguinte, a resposta veio da vice-presidente de Comunicação da Apple, Kate Cotton:

O Tim me repassou seu email. Nós concordamos com você. Nossos caracteres Emoji são baseados no padrão Unicode, pois é necessário que eles sejam compatíveis com  plataformas diferentes. Temos que ter mais diversidade em nosso set de caracteres e estamos trabalhando junto com o Unicode Consortium em uma tentativa de atualizar o padrão.

Apesar de tentar seguir o padrão Unicode, a Apple segue caminhos diversos quando quer, mesmo que seus símbolos acabem não sendo visualizados em PCs e smartphones de outras plataformas. Com o iOS 6 ela introduziu novos caracteres Emoji, que ganharam destaque por adicionarem motivos que representavam casais homoafetivos. Agora, pressionando o padrão Unicode para receber uma atualização, estas e outras mudanças poderão estar presentes também em outras plataformas.

via ArsTechnica

Botão Voltar ao topo