Notícias

Apple irá facilitar que crianças programem robôs, drones e brinquedos com o iPad

A primeira novidade da WWDC foi divulgada alguns dias antes do início da conferência. A Apple divulgou em seu site que oferecerá ferramentas para programar drones, robôs e brinquedos interativos direto no iPad, de forma fácil.

Isso será possível através do aplicativo Swift Playgrounds, disponível no iPad e concebido para tornar a programação em linguagem Swift uma coisa fácil e intuitiva. Focado para a educação de crianças, a ferramenta tende a atrair ainda mais a atenção ao permitir que se controle dispositivos externos compatíveis.

Através da versão 1.5 do aplicativo (que será liberada durante a WWDC), será possível conectar facilmente dispositivos Bluetooth ao iPad, permitindo interação com eles e o Swift Playground. O chefão de software da Apple, Craig Federighi, comentou:

Mais de 1 milhão de crianças e adultos de todo o mundo já estão usando [o app] Swift Playgrounds para aprender os fundamentos da programação com Swift em uma maneira divertida e interativa. Agora eles poderão ver instantaneamente o código que eles criaram e controlar diretamente os seus robôs favoritos, drones e instrumentos musicais através do aplicativo. É uma forma incrivelmente excitante e poderosa de aprender.

Algumas empresas já anunciaram a compatibilidade, entre elas a Sphero, LEGO MINDSTORMS Education EV3, Parrot, UBTECH, Skoog e a Wonder Workshop.

É provável que a razão da Apple ter anunciado isso antecipadamente seja porque, durante o evento, as atenções estarão mais voltadas aos novos sistemas operacionais que serão apresentados na segunda-feira. E você acompanha a cobertura completa aqui no Blog do iPhone. ;)

fonte: Apple

Botão Voltar ao topo