Notícias

Apple deve aumentar para 200 os slots para aparelhos em contas de desenvolvedor

Slots para devs

Esta é uma boa notícia para desenvolvedores. ;)
Segundo um rumor vindo de uma boa fonte, a Apple está prestes a duplicar o número de slots disponíveis para a adição de aparelhos de testes em contas de desenvolvedores. Isso pode acontecer já neste sábado, quando o portal da empresa ficará em manutenção por algumas horas.

Até hoje, cada desenvolvedor cadastrado no iOS Dev Program tem o direito de informar a identificação de 100 dispositivos nos quais podem ser instaladas versões de testes dos aplicativos, o que é fundamental para que um app fique perfeito antes de ser publicado na loja. Mas este número sempre foi alvo de reclamações dos profissionais, pois é muito pouco para grandes empresas que precisam adicionar diversos aparelhos diferentes para realizar todos os testes possíveis. E uma vez adicionado um dispositivo, o espaço não pode ser liberado até a data de renovação da conta.

Ao que tudo indica, em breve este limite será aumentado para 200 espaços, permitindo que os desenvolvedores possam testar seus aplicativos em um número  maior de aparelhos.

Quem deve ficar feliz também são os que vendem slots de forma irregular. A Apple acabou deixando crescer um mercado negro de venda de registros para a instalação de betas do iOS em aparelhos que não são de desenvolvedores. Pessoas menos escrupulosas compram o registro de desenvolvedor por US$99 apenas para vender os 100 slots para usuários comuns curiosos em usar betas do iOS. Muitos brasileiros estão usando o iOS 7 beta por isso.

É estranho a Apple saber que existe este mercado paralelo (e ela sabe) e nunca ter feito nada para que ele não se desenvolva, aumentando ainda mais os slots para que os malandros ganhem ainda mais dinheiro. Por isso, não seria absurdo imaginar que talvez a Apple também inclua alguma novidade que dificulte ainda mais o uso do beta por quem não é realmente desenvolvedor.

Saberemos se isso irá acontecer ou não depois do período de manutenção do Portal Dev neste sábado.

Botão Voltar ao topo