AppleNotícias

Apple comemora os 30 anos do Macintosh em seu site

30 anos do Mac

Em 24 de janeiro,
a Apple irá apresentar
o Macintosh.

E você verá porque 1984
não será como “1984”.

Assim encerrava o comercial que apresentava ao mundo o grande computador da Apple que iria mudar toda a história da computação pessoal. O vídeo, divulgado em rede nacional apenas uma vez, durante o intervalo do Super Bowl, iria ser considerado anos depois como o “comercial do século”. Ele fazia referência ao livro 1984, de George Orwell, mostrando um mundo controlado pelo NSA Big Brother, que vigiava a todos a todo o momento.

Hoje, o Macintosh faz 30 anos de existência, e a Apple preparou uma página comemorativa bem interessante sobre isso.

Logo 30 anos Mac

No site, é possível ver toda a cronologia do Mac, do primeiro até o último. Há também uma página em que você informa qual foi o primeiro Mac que você usou, além de dizer o que você mais fazia com ele. No meu caso, informei que meu primeiro Mac foi um PowerMac Performa 6200 e no fim, a mensagem que apareceu foi “Obrigado por fazer parte da história do Macintosh há 19 anos“. Uma ótima maneira de fazer o usuário se sentir parte da homenagem.

Primeiro Mac

Um vídeo mostra algumas pessoas dando depoimentos sobre o que o Mac mudou a vida delas.

YouTube video

Claro que o vídeo puxa a sardinha para o computador da Apple e, ao contrário do que ele tenta passar, não há nada hoje que o Mac faça que não possa ser feito em um outro PC. Mas o contrário é verdadeiro também e o fato é que todos os que convenci a trocar para o Mac, nunca mais quiseram voltar ao “mundo” do Windows. Porque a experiência é realmente diferente.

O Macintosh mudou a história dos computadores pessoais. É claro que há muita polêmica nesta história que não está presente nas páginas do site da Apple, como o stress que os engenheiros tiveram em correr contra o tempo para deixá-lo pronto em poucos meses, ou das ideias de interface gráfica que foram inspiradas no laboratório da Xerox (e que fizeram os computadores acelerarem em 10 anos sua evolução). Mas deixando as “fofocas” de lado, não há dúvida que o Mac mudou a história da computação no mesmo nível que o iPhone mudou a da telefonia. E é por isso que a Apple tem todos os motivos para comemorar esta data.

Por isso, não deixe de conferir a página da Apple, que infelizmente ainda não tem tradução para o português.

E para finalizar, o grande comercial que deu início a tudo isso:

YouTube video

Botão Voltar ao topo