Notícias

Apple abre vaga de emprego para implementar a língua portuguesa na função Siri

Siri em português

Agora é praticamente oficial: a Apple está se preparando para implementar a língua portuguesa na função Siri, depois de 3 anos de seu lançamento. Isso ficou claro em uma oferta de emprego da empresa, que procura explicitamente um “Siri Language Engineer Brazilian Portuguese” (engenheiro linguístico para a equipe do Siri, especializado em Português do Brasil).

A oferta de emprego foi postada no dia 11 de junho e possui os seguintes requisitos:

  • Forte preferência por algum foco ou experiência em classificação, recuperação de informação, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina ou sub-áreas afins;
  • Falante do Português do Brasil, com fluência nativa;
  • Saber trabalhar com uma supervisão mínima, ser pró-ativo e auto-motivado para a entrega de código de qualidade;
  • Capacidades de pensamento crítico e criativo comprovadas e habilidades para resolução de problemas;
  • Experiência em engenharia e interesse em diversas áreas técnicas;
  • Claras e convincentes habilidades de comunicação.
  • Usuário movido pelo foco;
  • Interesse em aplicações embarcadas.

Como a vaga só apareceu agora, é pouco provável que o Siri já receba suporte à nossa língua nesta primeira versão do iOS 8, mas é bem provável que no iOS 8.1 (geralmente lançado no início do ano) ou no próximo iOS 9 já tenhamos o Siri falando e entendendo o português. Outras vagas também procuram profissionais para o russo e tailandês.

No beta do iOS 8 já existe a função Ditado para a língua portuguesa, a qual permite falar frases com a voz e elas serem transformadas em texto escrito na maior parte dos aplicativos. Ele é o primeiro passo para a implementação do Siri, mas é necessário uma atenção bem maior para configurar a assistente vocal, que é capaz de entender o contexto do que falamos, de forma inteligente. Por isso mesmo, é preciso alguém que domine a língua para implementar todas estas adaptações.

via 9to5mac (dica do Emerson X)

Botão Voltar ao topo