2012ARQUIVONotícias

Algumas reações ao resultado do julgamento entre Apple e Samsung

Exemplo de retângulo com bordas arredondadas que a Samsung não vê problema em copiar

Após o veredito de ontem, Apple e Samsung se manifestaram a respeito do resultado final do julgamento. A seguir, você confere as declarações na íntegra:

Tim Cook

Hoje foi um dia importante para a Apple e para inovadores em todo o mundo.

Muitos de vocês tem acompanhado de perto o processo contra a Samsung em San José nas últimas semanas. Com muita relutância, nós escolhemos pela ação legal, e isso só depois de repetidamente pedir à Samsung para parar de copiar o nosso trabalho. Para nós, este processo tem sido sempre sobre algo muito mais importante do que as patentes ou dinheiro. É sobre valores. Valorizamos a originalidade e inovação e dedicar nossas vidas em fazer os melhores produtos da Terra. E fazemos isso pela satisfação de nossos clientes, e não para os concorrentes flagrantemente copiar.

Temos uma dívida de gratidão para com o júri que investiu seu tempo em ouvir a nossa história. Ficamos felizes por finalmente ter a oportunidade de dizer isso. A montanha de provas apresentadas durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito mais profunda do que imaginávamos.

O júri agora falou. Nós o aplaudimos por concluir que o comportamento da Samsung foi intencional e para enviar uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo.

Hoje, os valores ganharam e eu espero que o mundo inteiro ouça.

Nota da assessoria de imprensa da Samsung

O veredito de hoje não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas como uma perda para o consumidor americano. Isso vai levar a menos opções, menos inovação e preços potencialmente mais altos. É lamentável que a lei de patentes pode ser manipulado para dar uma empresa um monopólio sobre os retângulos com cantos arredondados, ou tecnologia que está sendo melhorada a cada dia pela Samsung e outras empresas. Os consumidores tem o direito de escolhas, e eles sabem o que estão comprando quando adquirem produtos Samsung. Esta não é a última palavra neste caso ou em batalhas sendo travadas nos tribunais e tribunais em todo o mundo, alguns dos quais já rejeitaram muitas das reivindicações da Apple. A Samsung vai continuar a inovar e oferecer opções para o consumidor.

Charles Golvin, da Forrester Research

O júri particularmente vingou patentes de software da Apple e sua decisão tem implicações não apenas para a Samsung, mas também para o Google e outros fabricantes de dispositivos Android como LG, HTC e Motorola. Potencialmente também para a Microsoft, que emprega recursos como o gesto de zoom, salto da  rolagem, etc. Estes concorrentes são obrigados a voltar para a prancheta e trazer projetos substancialmente diferentes – ou tentar fazer acordos com a Apple. Uma vez que muitos desses elementos são agora o que os clientes esperam em seus telefones, estes são desafios substantivos.

Van Baker, analista da Gartner

Esta é uma clara vitória para a Apple, mas ele vai ter pouco impacto sobre o mercado no curto prazo, uma vez que é altamente provável que haverá um recurso por parte da Samsung e, por isso, o processo terá que ser reiniciado. Mas o resultado tem o potencial de forçar a Samsung a redesenhar uma série de produtos, além de aplicar uma pressão significativa sobre todos os fabricantes de smartphones e tablet para evitar de tentar imitar os modelos da Apple, trazendo assim novos produtos ao mercado.

Botão Voltar ao topo