iPhone

SOS de emergência via satélite do iPhone 14 funcionará apenas nos EUA e Canadá

Uma das grandes novidades apresentadas pela Apple para o iPhone 14 e suas variantes é a capacidade de se comunicar com satélites quando o usuário não tiver acesso a um Wi-Fi nem à rede de celular.

Porém, esta grande funcionalidade infelizmente não estará ativa fora dos Estados Unidos quando for disponibilizada em novembro.

A informação pode ser confirmada em uma página de suporte da própria maçã, publicada logo após o evento de setembro.

A funcionalidade ainda não estará disponível no lançamento do iPhone 14. Ela só ficará ativa em uma atualização do iOS 16 em novembro deste ano (provavelmente o iOS 16.2).

Como funciona o recurso

A comunicação via satélite só ocorrerá em lugares em que não exista nenhuma cobertura de redes celular nem Wi-Fi. Ou seja, lugares realmente afastados da civilização.

Neste caso, o usuário poderá enviar mensagens de texto via conexão satelitar, para uma central de ajuda específica.

Se você imaginava que poderia mandar mensagens para seus amigos via satélite, então você não entendeu que o objetivo é ter uma maneira de se comunicar em emergências.

Em uma situação de perigo, e dentro dessas condições, o usuário deve procurar um sinal de satélite de se conectar com o iPhone 14.

O próprio aparelho sugerirá se conectar ao satélite caso se tente fazer uma ligação ao 911 e não conseguir.

Com a mensagem enviada e a respectiva localização, os grupos de salvação irão procurar o usuário onde ele estiver.

Quando você estiver conectado, seu iPhone iniciará uma conversa de texto com os socorristas, compartilhando informações críticas, como sua Ficha Médica e informações de contato de emergência (se você os tiver configurado), as respostas do questionário de emergência, sua localização (incluindo elevação) e a restante vida útil da bateria do seu iPhone.

Se você comprou seu iPhone 14 no Brasil ou Europa e estiver perdido no meio de algum deserto dos Estados Unidos ou Canadá, poderá usar este recurso no seu aparelho.

Porém, fora desses territórios, a conexão não acontece.

Isso vai mudar algum dia? Não sabemos. Até porque esta estrutura de salvamento com comunicação via satélite é específica dos norte-americanos.

Nosso 190 aqui no Brasil teria que se estruturar para aceitar este tipo de tecnologia, com suporte a geolocalização em todo o território brasileiro. Acontecerá um dia? Quem sabe.

Enquanto isso, não use o argumento de mensagens por satélite como um fator de vantagem do iPhone 14, porque para nós, por enquanto ele não é.

YouTube video

Botão Voltar ao topo