2012ARQUIVOiOS

Veja quais funcionalidades do futuro iOS 6 serão compatíveis com o seu atual aparelho

Hoje pela manhã, diversos de nossos leitores se mostraram surpresos e até mesmo indignados com a notícia que uma das novidades do futuro iOS 6 (a ser lançado depois de setembro) não será compatível com o iPhone 4 nem com o iPad 2. Então, nada melhor do que organizar uma lista explicando quais funções serão compatíveis com quais aparelhos, para que ninguém crie expectativas que não condigam com a realidade.

Na verdade, é normal a Apple disponibilizar novidades apenas para aparelhos mais novos. É claro que quem tem um iPhone 4 hoje está indignado por não ter acesso a algumas novas funções, mas ninguém pode acusar a Apple de enganar o usuário: todas as funções que a Apple disse que o iPhone 4 faria, ele faz. É decisão dela qual novo aparelho irá ou não receber as novidades que ela cria DEPOIS de dois anos de lançamento de um produto.

Outra: o normal é o usuário mudar de modelo a cada dois anos. Quem tem um iPhone 4, provavelmente irá pensar em comprar o próximo iPhone, a ser lançado ao mesmo tempo que o novo iOS. Então, muitos dos que estão protestando hoje esta decisão da Apple, nem sentirão realmente o problema, pois irão adquirir um novo aparelho cheio de novos recursos (mais que no iPhone 4S). Portanto, é meio inútil protestar agora.

E por último: ninguém é obrigado a comprar novos produtos da Apple, não importa o que ela fizer. Então, o discurso de que ela está obrigando os usuários a trocar de aparelho não faz sentido em nosso mundo moderno. E este tipo de problema de atualizações existem em todas as plataformas, de forma bem pior.

O objetivo aqui não é defender a Apple — eu também não fiquei feliz do iPad 1 ter ficado de fora —, mas sim fazer entender que isso não é nenhuma novidade. A Apple não está fazendo isso porque o Steve Jobs morreu ou porque só pensa em dinheiro. Ela sempre fez isso e quem tinha um iPhone 3G na época em que o 4 foi lançado, sabe disso.

Aparelhos compatíveis

Eis a lista dos aparelhos que receberão atualização para o iOS 6 em outubro. Se o seu não estiver nela, esqueça o iOS 6.

– iPhone 3GS
– iPhone 4
– iPhone 4S
– iPhone 5

– iPod touch de 4ª geração
– iPod touch de 5ª geração

– iPad 2
– novo iPad

Funcionalidades por aparelho

A tabela abaixo lista todas as principais funções, dizendo qual aparelho é compatível.

iPhone 3GS iPod touch iPhone 4 iPhone 4S iPad 2 Novo iPad
Função Não Perturbe Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Integração com Facebook Sim Sim Sim Sim Sim Sim
FaceTime pela rede 3G/4G Não Não Sim Não Sim
Flyover e GPS curva-a-curva Não Não Não Sim Sim Sim
Accesso Guiado Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Suporte para aparelhos auditivos Não Não Não Sim Não Não
Remodelação das lojas Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Lista de Leitura Offline Não ? Sim Sim Sim Sim
Passbook Sim Sim Sim Sim Não Não
Resposta para ligações telefônicas Sim Não Sim Sim Não Não
Sincronização de abas no Safari Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Fotos Compartilhadas Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Siri Não Não Não Sim Não Sim
Lista VIP no Mail Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Modo Madrugada Não Não Não Sim Não Sim
Função Panorâmica Não Não Não Sim Não Não

Como pode-se perceber, o iPhone 4S será o único compatível com todas as novidades. Em compensação, o grande vitorioso aí parece ser mesmo o iPhone 3GS, com a compatibilidade de diversas novidades interessantes, mesmo indo para o seu quarto ano no mercado.

O que não terá no Brasil

Algumas funções do iOS 6 não ficarão disponíveis no Brasil, pelo menos por enquanto. São elas:

– Navegação GPS ponto a ponto (chamado também de curva-a-curva)
– Prédios em 3D nos Mapas da Apple (função flyover)
– Tráfego em tempo real nos Mapas
– Fotos e análises nos Mapas
– Siri em português
– Ditado em português

Lançamento

O lançamento público do iOS 6 acontece na quarta-feira, dia 19 de setembro, provavelmente por volta das 14h, horário de Brasília. Estará disponível no iTunes ou então através de atualização direta no aparelho.

Botão Voltar ao topo